Título
Melhorar a agilidade da organização através da inovação nos processos
Autor
Jesus, Mário de
Resumo
pt
A actividade de crédito a empresas constitui um processo de negócio crítico para a
generalidade das instituições bancárias. O presente trabalho, realizado no âmbito de uma
instituição bancária de referência no mercado nacional, aborda a temática da gestão de
processos e tem como objecto a definição de um novo Processo de Crédito a Empresas.
É adoptado o formato de projecto-empresa, para responder a três questões de investigação, a
saber:
1. Qual deverá ser o “desenho” (ou “desenhos”) do futuro processo?
2. Como deverá ser suportado tecnologicamente?
3. Como deverá ser governado?
O processo actual é analisado e o seu desempenho, na instituição, é comparado com a
concorrência, o que permite estabelecer quatro linhas orientadoras para a solução a conceber:
(i) Redução dos tempos de elaboração e decisão; (ii) Automatização do processo de decisão
sobre crédito; (iii) Implementação de uma interpretação única e automatizada dos normativos
de crédito; (iv) Normalização e uniformização dos procedimentos associados às actividades
do processo.
A solução a implementar é definida em quatro vertentes: Solução conceptual; arquitectura
tecnológica de suporte ao processo; especificação detalhada do processo futuro e modelo de
governação do processo. Adicionalmente é caracterizado o projecto para a implementação da
solução.
Os resultados permitem concluir que a solução encontrada, em resposta às questões da
investigação, está bem enquadrada nas linhas de orientação estabelecidas e evidencia como
principais pontos fortes: Capacidade de evolução; simplicidade; robustez e facilidade de
alteração.
en
The corporate lending business represents a critical process for banking institutions. This
work was conducted under a reference bank in the domestic market, addressing the issue of
process management and has the object to define of a new Corporate Loans Process.
It’s adopted the format of project-company, to answer three research questions, namely:
1. What should be the "design" (or "designs") of the future process?
2. How should be technologically supported?
3. How should be governed?
The current process is analyzed and its performance in the institution is compared with the
competition, which allows the establishment of four guidelines to conceive the solution: (i)
Reducing the time of preparation and decision, (ii) Automation of the decision process on
credit, (iii) Implementation of a single, automated interpretation of the credit regulations, (iv)
Standardization and unification of procedures related to the process activities.
The solution to implement is described in four dimensions: conceptual solution, technological
architecture to support the process, detailed specification of the future process and the
governance process. Additionally is characterized the project to implement the solution.
The results allow concluding that the solution found in response to the issues of research, is
well framed in the guidelines established and highlights as key strengths: development
capacity, simplicity, robustness and easiness of change.