Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

A criatividade e liderança como fator competitivo nas empresas

Autor
Costa, Marta Alexandra Correia da
Resumo
pt
Encontramo-nos hoje num mercado global, em que somos forçados a competir com empresas geograficamente distantes, com culturas que frequentemente não compreendemos e com economias substancialmente díspares da nossa. Esta alteração de paradigma tem vindo a exigir às empresas um nível de adaptabilidade e desempenho cada vez maior e melhor, para que se consigam manter competitivas num mercado em que o ritmo mudança é cada vez mais rápido e os horizontes de previsão cada vez mais curtos. O debate sobre lideranças que se desviam dos seus valores, colocando o lucro máximo a todo o custo como objetivo fulcral, surge como uma necessidade, para que se consiga superar a desconfiança da sociedade e, principalmente, dos colaboradores, peças essenciais para o bom funcionamento das organizações. Atualmente, a capacidade de competir das empresas depende cada vez mais da criatividade, que surge como um elemento de importância capital para a competitividade das regiões e empresas. Objetivos: O presente estudo tem como foco principal analisar de que forma os diversos tipos de liderança contribuem para a promoção ou inibição da criatividade ao nível individual, de equipa e organizacional, na concretização e promoção do seu trabalho. Metodologia: Para o efeito foram realizadas entrevistas a 12 “Team Leaders” de diferentes setores de atividade, a fim de identificar os fatores que promovem e inibem a criatividade, por parte dos líderes, e perceber de que forma as suas características contribuem para promoção da mesma. Resultados/Conclusões: Os resultados sugeriram que características individuais dos líderes tais como o ser bom ouvinte, disponível, humano, respeitador, democrático, entre outras, são destacadas pelos próprios como particularidades que fazem a diferença, em detrimento de habilidades técnicas ou individuais. Por outro lado, ações inibidoras passam pela adoção de um estilo de liderança autoritária, apenas centrada no próprio líder, tido como pouco humilde e que sugere pouca liberdade de expressão. Estes indicadores levam-nos a concluir da importância de os líderes serem dotados de um quadro compósito de proficiências não redutíveis à mera aptidão técnico-académica. Daí que, na esfera da liderança, se tomem como fundamentais competências capazes de criar estímulos nas equipas de trabalho, de forma a serem alcançados maiores níveis de criatividade, produtividade e qualidade de desempenho que consolidem a implementação e projeção das empresas e a satisfação plena dos seus trabalhadores no ambiente económico atual.
en
Today we are in a global market where we are forced to compete with geographically distant companies with cultures that we often do not understand and with economies that are substantially different from our own. This paradigm shift has required companies to achieve a level of adaptability and performance that is getting bigger and better, so that they can remain competitive in a market where the pace of change is ever faster and the forecast horizons shorter and shorter. The debate about leaders who deviate from their values, putting maximum profit at all costs as a central objective, arises as a necessity, so as to overcome the mistrust of society and, above all, employees, essential parts for the good functioning of organizations. Nowadays, companies' ability to compete depends more and more on creativity, which is a key element for the competitiveness of regions and companies. Objectives: This study focuses on how the different types of leadership contribute to the promotion or inhibition of creativity at the individual, team and organizational level in the implementation and promotion of their work. Methodology: To this end, interviews were conducted with 12 "Team Leaders" from different sectors, in order to identify the factors that promote and inhibit creativity on the part of the leaders, and to understand how their characteristics contribute to the promotion of it. Results / Conclusions: The results suggested that individual characteristics of leaders such as being good listener, available, human, respectful, democratic, among others, are highlighted by themselves as particularities that make a difference, to the detriment of technical or individual skills. On the other hand, inhibitory actions go through the adoption of an authoritarian leadership style, only centered on the leader himself, considered as not humble and which suggests little freedom of expression. These indicators lead us to the importance of leaders endowed with a composite frame of non-reducible proficiency to mere technical-academic aptitude. Therefore, in the leadership’s sphere, it’s understood as crucial those skills capable of stimulating work teams, in order to achieve higher levels of creativity, productivity and quality of performance that consolidate the implementation and projection of companies and the full satisfaction of workers in the current economic environment.

Data

02-out-2019

Palavras-chave

Motivação
Inovação
Innovation
Liderança
Leadership
Gestão de recursos humanos
Gestão de empresas
Creative attitudes
Leading promoters/inhibitors of creativity
Competitividade -- Competitiveness
Criatividade -- Creativity

Acesso

Acesso livre

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