Teses e dissertações

Mestrado
Economia e Políticas Públicas
Título

A comunicação interna como ferramenta de gestão nos processos de mudança nos laboratórios do Estado

Autor
Figueiredo, Filipa Maria Correia Ramos
Resumo
pt
A reforma e o aumento da qualidade da Administração Pública (AP) implica uma melhoria dos serviços públicos em termos de eficácia, eficiência e transparência, constituindo, deste modo, uma realidade actual, necessária e evidente. Independentemente do modelo que se adopte, a AP deverá assegurar uma gestão que leve à revitalização da tradição, da missão, da visão e dos valores do serviço público no âmbito de uma acção colectiva e da esfera pública democrática. Uma gestão mais profissional, eficiente, flexível e sensível à mudança permitirá acabar com a ideia de um Estado mínimo e de uma redução da esfera pública. No actual contexto global, vários desafios são colocados às organizações de I&D. A função das organizações de I&D consiste em tornar produtivos os saberes, transformando-os em pólos centrais da sociedade que consiste na mutação do saber em saberes. Os saberes são estéreis se não se convertem ou disseminarem, só são produtivos se convertidos em conhecimento e a tarefa da organização é tornar isso possível. A inovação e a competitividade são conceitos interligados e directamente relacionados com o desempenho das organizações. A implementação de boas práticas de comunicação interna, visa permitir às organizações informar os colaboradores sobre os objectivos e valores organizacionais, os projectos de desenvolvimento sustentável e consciencializá-los da sua importância provocando desejavelmente, uma alteração de comportamentos e um maior envolvimento na missão, na visão das organizações e disseminação dos saberes.
en
The reform and improve the quality of Public Administration (AP) implies an improvement of public services in terms of effectiveness, efficiency and transparency, it is therefore a present reality, necessary and obvious. Whatever model is adopted, the Public Administration shall ensure sound management leading to the revival of the tradition, mission, vision and values of public service as part of a collective action and democratic public sphere. Management more professional, efficient, flexible and sensitive to change will end up with the idea of a minimal state and a reduction in the public sphere. In the current global context, several challenges are faced by organizations of R&D. The function of the R&D is to make productive the knowledge, transforming them into centers of power in society that is changing knowledge in knowledge. The knowledge is sterile if it does not convert or spread, is only productive if converted into knowledge and the task of the organization is to make this possible. Innovation and competitiveness are intertwined concepts and directly related to the performance of organizations. The implementation of good internal communication is to enable organizations to inform employees about the objectives and organizational values, sustainable development projects and make them aware of their importance causing hopefully, a behavioral change and greater involvement in the mission, and vision, the organizations and dissemination of knowledge.

Data

11-mar-2011

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Valores
Values
Modernização
Modernization
Strategic alignment
Alinhamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Organizational development

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo