Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Melhorias do Modelo GO e avaliação dos resultados numa óptica de Gestão de Benefícios

Autor
Silvério, Jorge Manuel Nobre Fazenda da Conceição
Resumo
pt
Com esta tese pretendemos exemplificar, através de um caso concreto e recorrendo ao método de investigação do estudo de caso, em que medida é que o alinhamento estratégico dos sistemas de informação - com base na arquitectura de processos, na gestão do risco e na gestão dos benefícios decorrentes - contribui para potenciar o desempenho das organizações. O exemplo apresentado neste estudo corresponde a uma abordagem metodológica, designada de Modelo GO, orientada para organizações públicas de auditoria e inspecção, que resulta da experiência adquirida pelo investigador, nas práticas de auditor e inspector ao longo do tempo. Nesta tese, e sem a pretensão de realizar análises conceptuais profundas, aquele modelo foi melhorado com base na combinação das potencialidades mais importantes (no nosso entender) de algumas metodologias associadas ao tema sobre gestão e avaliação do desempenho organizacional. Os objectivos deste trabalho foram alcançados uma vez que as melhorias introduzidas no Modelo GO tornaram mais claros e tangíveis os benefícios que as funcionalidades desta solução organizacional preconizam. A tese conclui igualmente que o modelo pode ser aplicável a outras organizações para além da que foi apresentada no estudo de caso, uma vez que os conceitos subjacentes potenciam a existência de instrumentos de medida que permitem um diagnóstico das competências e fraquezas de uma organização, o que pode concorrer para a melhoria do seu desempenho.
en
The present dissertation aims at exemplifying, through a practical scenario and having the research methodology of a case study as a resource, how the strategic alignment of information systems - build upon the processes’ architecture, risk management and management of deriving profits – contributes toward the development of organisational performance. The example introduced in the current study pertains to a methodological approach, referred to as the GO Model, oriented for public auditing and inspection organisations, and deriving from the experience obtained by the researcher within his auditing and inspection expertise gathered throughout the time. In this dissertation, and without the purpose of undertaking a thorough conceptual analysis, the above mentioned model was improved by combining the most important potentialities (in our perception) of certain methodologies in connection with the management and assessment of organisational performance thematic. The objectives of this study were attained as the improvements induced by the GO Model allowed the gains to become more clear and tangible as per the functionalities that this organisational solution consents. The dissertation also concludes that this model can be applied to other organisations in addition to the one presented as a case study, which is feasible due to the underlying concepts that encompass the instruments that brings to fruition a diagnostic of an organisation’s competences and weaknesses, and thus contributing to the enhancement of its performance.

Data

27-jul-2010

Palavras-chave

Public Administration
Desempenho organizacional
Administração Pública
Strategic alignment
Risk management
Gestão de benefícios
Alinhamento estratégico
Gestão do risco
Arquitetura de processos
organisational performance
Architecture of processes
profit management

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo