Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

O alinhamento estratégico das tecnologias de informação no negócio: uma análise segundo a metodologia de Balanced Scorecard

Autor
Gonçalves, Paulo Luís Gama
Resumo
pt
O alinhamento estratégico dos objectivos do negócio com os objectivos estratégicos das Tecnologias de Informação (TI) é um importante instrumento de gestão. Neste sentido, a existência de novas abordagens na operacionalização do alinhamento durante todas as etapas do processo de planeamento podem auxiliar a gestão de topo na tomada de decisões influenciando dessa forma o desempenho organizacional. É com essa preocupação que as organizações têm vindo a promover o alinhamento estratégico entre negócios e TI com maior ou menor intensidade. A operacionalidade da promoção do alinhamento depende do apoio dos executivos. Os vários estudos analisados na Bibliografia existente, apontam a metodologia e a instrumentação da gestão como os principais promotores de alinhamento durante o planeamento, sendo responsáveis por grande parte do comprometimento dos participantes do processo no alcançar das metas planeadas. Durante a promoção do alinhamento, terá que se ter sempre presente o modelo de negócio, gestão estratégica do negócio e seus objectivos. O objectivo deste estudo, passa pela concepção de um modelo de avaliação e promoção do alinhamento estratégico, tendo como base a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) aplicada às TI (IT BSC), abordando a forma como é que o alinhamento é promovido no pressupondo a sua importância vital para o desempenho organizacional como um todo, através da identificação e comunicação da estratégia e necessidade de verificação e ajuste periódico das métricas e indicadores entre as necessidades de negócio e TI. Este estudo teve por base a análise das contribuições dos estudos sobre a metodologia de BSC e IT BSC, da implementação de planos com foco no alinhamento estratégico e de IT Governance.
en
The strategic alignment of business goals with the Information Technology (I.T.) goals are an important instrument of corporate management. Therefore, new processes for the orchestration of this alignment during all stages of the planning process can assist the executive level decision making process and improve the performance of the organization. Implementation of such strategies is occurring in the majority of organizations, to a greater or lesser degree in each, but with the importance of the alignment is widely understood. Executive level support and collaboration directly influences the success of such strategies, and the correspondent degree of alignment achieved. Some research point out that methodology and analysis instrumentation used at managerial level vigorously promote the alignment strategy during planning, being able to demonstrate the value and therefore encourage the commitment of sponsors and participants during the development and implementation. This study looks at the use of an evaluation model for the promotion of strategic Business Process and Information Technology alignment. At the base is a methodology that uses Balanced Scorecards (BSC) applied to I.T. (IT BSC). The study concerns itself with an approach that could measure the influence of the strategic alignment to the entire organization, in terms of performance and growth (business process maturity). Included are exercises for identification and communication of the alignment strategy, which assist continual evaluation and adjustment of the development and implementation plans between the Business Process managers and the I.T. manager.

Data

03-ago-2011

Palavras-chave

Balanced scorecard
IT Governance
Sistemas de informação
Information systems
Tecnologias de informação
Information technology
Strategic alignment
Indicadores
Indicators
Monitorização
Monitoring
Gestão de benefícios
Benefits management
Alinhamento estratégico
Métricas
Metrics
IT BSC
IT Value

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo