Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Conceção de um sistema de gestão de desempenho e de competências: o caso Rodoviária do Tejo

Autor
Ferreira, Sónia Bela Duarte
Resumo
pt
Num contexto económico cada vez mais exigente, é fundamental que as organizações tenham implementado processos de gestão que lhe permitam medir o seu desempenho e em consequência promover ações de melhoria, que conduzam à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis. Para tal é imprescindível a existência de uma estratégia clara, bem definida e conhecida por todos os colaboradores da empresa. Nesta lógica o BSC é apresentado neste trabalho, como um instrumento de gestão estratégica altamente facilitador do alinhamento entre os objetivos da organização e as ações dos seus colaboradores. Contudo, não basta medir o desempenho da organização, na medida em que o resultado alcançado, provem em grande parte do desempenho das pessoas que nela trabalham. Assim sendo, é fundamental avaliar este desempenho, tendo como referencia padrões definidos no âmbito da estratégia da empresa. Por sua vez, o desempenho individual está diretamente dependente das competências de que cada um é portador, pelo que se torna necessário, conhecer essas competências, efetuar a sua avaliação e ter em atenção o seu desenvolvimento. Neste contexto, apresenta-se aqui um trabalho elaborado com vista à satisfação da necessidade objetiva de uma empresa que opera no setor dos transportes rodoviários de passageiros, de implementar um sistema de gestão de desempenho dos seus colaboradores, tendo subjacente a sua estratégia e considerando duas componentes igualmente relevantes: a avaliação por objetivos e a avaliação das competências. Considerando a importância das pessoas como elemento fundamental para o desenvolvimento e sustentabilidade da empresa, foi foco especial de atenção neste trabalho a identificação, avaliação e desenvolvimento de competências, como possível fonte de vantagem competitiva para a organização e de motivação para os trabalhadores.
en
In an economic context increasingly demanding, it is critical that organizations have management processes that allow measuring their performance, and consequently implementing improvement measures that lead to sustainable competitive advantages. For this propose it is essential the existence of a clear strategy, well defined and known by all employees in the company. Hence, in this document the BSC is presented as a strategic managerial ‘tool’ fundamental to align company’s goals with their employees’ daily activities. Considering that company’s performance it’s the result in large scale of their employees’ performance, it’s required implementing employees’ performance assessment shaped by the defined company’s strategy. Therefore, is reasonable to assume that the mentioned employee performance is deeply bounded to its skills justifying their assessment, either to acknowledge them, either to develop the ones in need. Hence, this document propose is to cover a specific bus company need of developing and implementing a management performance system, according to company’s strategy. This system ought to consider two main drivers: management by objective and competence management. Identifying, assessing and developing employees’ competences were specifically under this document scope, conceding these elements play a crucial role into a company’s sustainable development as well in employees’ motivation and their self assessment.

Data

15-fev-2013

Palavras-chave

Avaliação de desempenho
Performance management
Gestão de competências
Strategic alignment
Alinhamento estratégico
Performance appraisal
Gestão de desempenho
Competence management

Acesso

Acesso livre

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