Título
Full-service or low-cost airlines? A TPB examination of perceived value, perceived quality, and consumer choice
Autor
Veloso, Dara Albertina Pinto
Resumo
pt
As companhias aéreas têm atravessado por transformações profundas, caracterizadas pelo
crescimento das companhias aéreas de baixo custo – low-cost carries (LCCs) e pelas mudanças
nas companhias aéreas tradicionais – Full-Service carries (FSCs). Estas mudanças levantam
questões relevantes acerca da forma como os passageiros avaliam a qualidade e o valor
percebido ao efetuarem escolhas entre os diferentes modelos de negócio das mesmas. O
objetivo deste estudo é investigar de que forma o as perceções influenciam as intenções e o
comportamento dos passageiros.
Para tal, com base numa versão alargada da Teoria do Comportamento Planeado (TPB),
foi desenvolvido um modelo conceptual que integra as dimensões de valor percebido e
qualidade percebida, aos determinantes tradicionais das intenções comportamentais. Este
modelo visa explicar a relação entre variáveis influenciadas pelo marketing e as intenções do
consumidor, bem como a sua tradução em comportamento efetivo. O estudo segue uma
abordagem quantitativa, recorrendo a um inquérito online para recolha de dados. A análise
estatística incluiu técnicas como a regressão linear múltipla, de forma a testar as hipóteses
propostas.
Os resultados revelam que o valor percebido e a qualidade percebida influenciam
significativamente as intenções comportamentais, embora com pesos distintos consoante o
modelo de negócio. O valor percebido assume maior relevância no caso das LCCs, enquanto a
qualidade percebida tem um papel mais determinante nas FSCs.
Este estudo contribui tanto para a literatura académica como para a prática de gestão, ao
fornecer contributos relevantes sobre a forma como cada modelo de negócio das companhias
aéreas devem equilibrar as suas estratégias para influenciar o comportamento do consumidor.
Adicionalmente, lança luz sobre a evolução do setor, no qual as fronteiras entre modelos
tradicionais e de baixo custo se tornam cada vez mais ténues, sugerindo abordagens de
marketing mais diferenciadas e sofisticadas.
en
The airline industry has undergone profound transformations, marked by the growing of lowcost
carriers (LCCs) and changes in full-service carriers (FSCs), raising questions about how
passengers evaluate quality and value when choosing between airlines. The purpose of this
study is to investigate how perceived value and perceived quality influence airline passengers’
behavioural intentions and actual behaviour across these two business models.
To achieve this, grounded on an extended Theory of Planned Behaviour (TPB), a
conceptual model was developed to integrate perceived value and perceived quality alongside
with traditional determinants of intention. This model aims to explain the interplay between
marketing-driven variables and consumer intentions, as well as their translation into actual
behaviour. A quantitative approach is employed for data collection, relying on an online
survey. Data were analysed using statistical techniques, including multiple regression analysis,
to test the proposed hypotheses.
The results reveal that perceived value and perceived quality shape behaviour intentions,
although their influence differs between business models. Perceived value emerges as
influential for LCC passengers, while perceived quality plays a stronger role in FSCs.
This research contributes to both academic literature and managerial practice by providing
insights into how airlines of each business model can balance strategies to influence consumer
behaviour. It also sheds light on the evolving dynamics of the airline market, where traditional
and low-cost models increasingly blur, requiring more nuanced marketing approaches.