Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Mudança do fluxo logístico de abastecimento entre a L’Oréal e o cliente Auchan

Autor
Fonseca, Francisco Moreira dos Santos Macedo da
Resumo
pt
No início do ano de 2013, a empresa L’Oréal Portugal aceita uma proposta do seu cliente Auchan, retalhista do mercado de grande consumo, que consiste na mudança do fluxo logístico de abastecimento para determinados produtos da L’Oréal. Até ao fim do ano de 2012, todos os produtos L’Oréal eram abastecidos ao cliente Auchan através do fluxo Pick by Stock (designado na literatura por Vendor Management Inventory). Em 2013, alguns dos produtos passaram a ser abastecidos através do fluxo Pick by Line. A Auchan argumenta que o modelo Vendor Management Inventory apenas necessita de ser utilizado para os artigos que apresentem elevada variação na procura, bem como elevada quantidade procurada. O cliente tem como objectivo optimizar a sua cadeia de abastecimento e reduzir custos de posse de stock no armazém e, para isso, opta por não ter stock de segurança, provocando um aumento do lead time na entrega dos pedidos aos seus pontos de venda. Partindo destes argumentos, procurou-se relacionar as variáveis que influenciam o comportamento da procura dos produtos da L’Oréal e que podem ter importância na decisão do cliente. Avaliou-se o impacto e os riscos que advêm da decisão tomada entre as duas empresas e concluiu-se que a nova configuração da cadeia de abastecimento exige níveis elevados de colaboração e de partilha de informação, que juntos se demonstram vitais para o sucesso da cadeia de abastecimento. Por fim, são feitas sugestões baseadas na investigação realizada ao longo do projecto que visam melhorar a gestão da cadeia de abastecimento examinada.
en
At the beginning of 2013, L’Oréal Portugal Company accepts a proposal from its customer Auchan, a retailer in the mass market, to shift the logistics flow of certain products of L’Oréal. At the end of 2012, all of L’Oréal products were supplied to Auchan through a Pick by Stock logistics flow (referred as Vendor Management Inventory in the literature). In 2013, some of L’Oréal products started to be supplied through a Pick by Line logistics flow. Auchan argues that Vendor Management Inventory model should only be used when products present a high demand variation as well as high quantity demanded. The customer aims to optimize its Supply Chain and reduce the holding costs in the warehouse. Therefore, chooses to abolish safety stock, resulting in an increase of lead time in the delivery of orders to its points of sale. Based on these arguments, the research tries to correlate the variables that influence the behavior of demand on L’Oréal products, and that can be important to customer’s decision. Impacts and risks of the decision taken by the two companies were evaluated and one can conclude that the new Supply Chain configuration requires high levels of collaboration and information share, that together are crucial to the success of the Supply Chain. Finally, suggestions are made based on the conducted research that aims to improve the considered Supply Chain.

Data

07-abr-2015

Palavras-chave

Supply chain management
Gestão de cadeias de abastecimento
Vendor mangement inventory
Lead time
Fluxo logístico
Vendor management inventory
Logistics flow

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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