Teses e dissertações

Mestrado
Título

Estudo da rede secundária dos transportes postais

Autor
Silva, Milene Moreira da
Resumo
pt
Neste trabalho foi analisada a rede secundária de transportes dos CTT – Correios de Portugal, SA (CTT) com o objectivo de encontrar oportunidades de melhoria. Este estudo foi focado inicialmente nas sete regiões que constituem a rede de transportes dos CTT. Posteriormente, foi efectuada uma análise quantitativa do histórico de dados registados para o período de Janeiro de 2008 a Junho de 2009 na região de Évora, a qual se considerou com maiores oportunidades de melhoria. Ao longo deste projecto foi efectuada uma análise às variáveis de capacidades instalada e utilizada dos veículos com o objectivo de diminuir a diferença da capacidade utilizada e da capacidade instalada. Este cenário corresponde à satisfação da procura a um custo mínimo, mantendo ou melhorando o nível de serviço. Pretendeu-se assim, ajustar a rede para que esta fosse suficientemente flexível para lidar com os picos de procura, não incorrendo em custos desnecessários, evitando ter excesso de capacidade em alturas de menor procura e mantendo o nível de serviço em períodos de maior procura. Os resultados indicaram que existem possibilidades de melhoria, citando-se a título de exemplo, a junção de duas rotas o que, para além de permitir um aumento do nível de ocupação dos veículos, reduz os custos da empresa em aproximadamente 33000 euros anuais. Finalmente, recomendou-se uma alteração ao procedimento de registo de dados bem como uma melhor definição do conceito de reforço e ainda, uma refinação do processo de custeio, dado estes aspectos terem emergido como limitações relevantes à gestão dos transportes.
en
This work analyzed the CTT - Correios de Portugal, SA (CTT) secondary transport network in order to find opportunities for improvement. This study was initially focused on the seven regions that make up the transport network of CTT. Subsequently, there was a quantitative analysis of historical data recorded for the period January 2008 to June 2009 in the region of Évora, which was considered the one with the greatest opportunities for improvement. Throughout this project the variables of installed and used capacity in vehicles were examined in order to reduce the difference among them. This scenario corresponds to the one of meeting demand at minimum cost while maintaining or improving service levels. It was intended thereby to adjust the network that was flexible enough to cope with peak demand, not incurring in unnecessary costs and avoid having excess capacity at times of lower demand and maintaining the level of service during periods of peak demand. The results indicated that there are possibilities for improvement, citing as an example, the junction of two routes which, besides allowing an increased level of vehicles occupancy and reducing the company's costs by approximately 33 000 per year. Finally, it recommended a change to the procedure of recording data, a better definition of reinforcement and also a refining process costing, as these aspects have emerged as major limitations to transport management.

Data

10-nov-2011

Palavras-chave

Postal
Gestão da cadeia de abastecimento
Gestão de transportes
Impacto ambiental postal
Supply chain management
Transportation management
Environmental impact

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo