Título
From pixels to purchase: Analysing perceived value and willingness to purchase of AI-generated luxury fashion
Autor
Matias, Margarida de Brito
Resumo
pt
As marcas de luxo reconheceram a necessidade de uma expansão rápida para manterem o seu
status na indústria e a importância de se adaptarem às atuais evoluções do mercado. Como
resultado, as indústrias de luxo, moda e vestuário, reconhecidas pelo seu fascínio e
rentabilidade, estão atualmente a passar por transformações significativas devido ao profundo
impacto da inteligência artificial na cultura contemporânea.
Este projeto de investigação examina o valor percebido e a disposição de compra de
Moda de Luxo Gerada por IA, com base em literatura existente. Foram recolhidos dados
através de um inquérito online que envolveu 240 participantes, sendo estes processados
através de uma metodologia quantitativa. O estudo avaliou um modelo conceptual que analisa
as inter-relações de sete variáveis para compreender o valor percebido da Moda de Luxo
Gerada por IA e a propensão de compra.
Esta dissertação oferece contribuições significativas para o comportamento do
consumidor, moda de luxo e integração tecnológica, fornecendo insights práticos para os
profissionais de marketing sobre a implementação eficaz da moda gerada por IA nos seus
segmentos de produto.
Os resultados indicam que a IA deve ser vista como um agente de interações
personalizadas que reforçam os valores tradicionais do luxo, preservando assim a reputação
tanto da marca como do produto aos olhos dos consumidores. Ao combinar os avanços
tecnológicos com o significado emocional, artístico e social dos bens de luxo, os profissionais
de marketing podem atrair tanto os jovens digitalmente proficientes como os compradores
tradicionais de luxo.
en
Luxury brands have recognized the necessity for rapid expansion to maintain their industry
status and the importance of adapting to the current market developments. As a result, the
luxury, fashion, and apparel industries, recognized for their allure and profitability, are
presently undergoing significant transformations due to the deep impact of artificial
intelligence in contemporary culture.
This research project examines the perceived value and willingness to purchase of
AI-Generated Luxury Fashion, based on existing literature. Data was collected via an online
survey involving 240 respondents and processed utilising a quantitative methodology. The
study evaluated a conceptual model analysing the interrelations of seven variables to
comprehend the perceived value of AI-Generated Luxury Fashion.
This dissertation provides significant contributions to consumer behaviour, luxury
fashion, and technology integration, offering practical insights for marketers on the effective
implementation of AI-generated fashion inside their product segments.
The findings indicate that AI should be viewed as an agent for customised interactions
that enhance traditional luxury values, hence maintaining the reputation of both the brand and
the product in the eyes of consumers. By combining technological advancements with the
emotional, artistic, and social significance of luxury goods, marketers may attract both
digitally proficient younger people and traditional luxury buyers.