Título
The influence of country-of-origin effects on portuguese consumers purchase intention: the chinese mobile phone brand
Autor
Ding, Ying
Resumo
pt
No mercado internacional, o país de origem exerce um impacto muito grande no
comportamento do consumidor. Atualmente, a economia da China ainda mant é m um
desenvolvimento relativamente estável, "made in China" invadir a vida diária das pessoas em
todo o mundo. Atualmente, as exportações comerciais da China para Portugal também estão a
crescer rapidamente, e marcas de telemóveis chinesas como Huawei, Xiaomi e OPPO também
entraram sucessivamente no mercado português de telemóveis, com vendas a aumentar ano a
ano. Com base no inquérito de mercado aos consumidores portugueses, esta dissertação estuda
a perceção e intenção de compra dos consumidores portugueses relativamente ao telemóvel de
marca chinesa.
Com base no cruzamento das teorias relevantes com um inquérito a 260 consumidores
portugueses, esta dissertação aborda a perceção da marca de telemó vel da China pelos
consumidores portugueses e a sua intenção de compra, bem como a relação entre a perceção e
a intenção de compra. Os dados coletados foram analisados por análise de variância, análise
de correlação, análise de regressão e outros métodos estatísticos. E a conclusão é a seguinte:
O país de origem tem impacto na perceção do valor dos consumidores portugueses em
relação ao telemóvel de marca chinesa e influencia ainda mais a sua intenção de compra em
relação a marcas de telemóvel chinesas. Embora tenha sido comprovado por pesquisas e
metodologias que os consumidores podem avaliar todas as características intrínsecas do telem
óvel experimentando-o pessoalmente, no entanto, pistas extrínsecas como COO (país de
origem) ainda desempenham um papel importante em seu julgamento. Durante o processo de
decisão de compra, o valor funcional tem efeitos de mediação na intenção de compra
portuguesa. Em comparação com as pessoas com renda familiar mais baixa e com escolaridade
limitada, as pessoas com renda familiar e escolaridade mais altas terão menos probabilidade de
serem influenciadas pelo COO.
en
In the international market, the country of origin exerts a very important impact on consumer
behavior. At present, China's economy still maintained a relatively stable development, "made
in China" break into people's daily lives all over the world. At present, China's trade exports to
Portugal are also growing rapidly, and Chinese mobile phone brands such as Huawei, Xiaomi
and OPPO also have entered the Portuguese mobile phone market in succession, and with sales
increasing year by year. Based on the market survey of Portuguese consumers, this dissertation
studies Portuguese consumers' perception and purchase intention towards Chinese brand
mobile phone.
On the basis of combing the relevant theories with a survey of 260 Portuguese consumers,
this dissertation discusses the perception of mobile phone brand from China by the Portuguese
consumers and their purchase intention, as well as the relationship between perception and
purchase intention. The data collected were analyzed by variance analysis, correlation analysis,
regression analysis and other statistical methods. And the conclusion is as followed: Country
of origin has impact on the perceived value of Portuguese consumers towards Chinese brand
mobile phone and further influences their purchase intention. Even though it has been proven
by research and methodologies that the consumers could evaluate all the intrinsic
characteristics of mobile phone by experiencing it personally, however extrinsic cues such as
Country of origin still plays an important role in their judgement. During the process of
purchasing decision, functional value has mediation effects on Portuguese purchase intention.
Compared with the lower income family and limited education people, the people from higher
income family and with higher education background will be less likely been influenced by the
Country of origin.