Título
Victoria’s Secret: The pedagogical case study about culture in international marketing
Autor
Fonseca, Andreia Catarina Duarte Pereira
Resumo
pt
Nas últimas décadas, devido às vantagens e oportunidades de crescimento que uma empresa pode
experienciar ao aventurar-se no mercado internacional, muitos começaram a priorizar a sua habilidade
de tornarem-se internacionalmente relevantes. Torna-se assim muito importante compreender que tipo
de estratégias, uma empresa deverá considerar para as suas decisões internacionais. Sendo a cultura
responsável por determinar a perceção e o comportamento de um consumidor, neste estudo de caso
pedagógico, será analisado a empresa Victoria’s Secret e as suas estratégias nos últimos anos. A
Victoria’s Secret tendo sido fundada em 1977, estruturada com o objetivo de vender produtos de
mulheres para homens, quase entrando em falência. Com a mudança de gestão cresceram e aumentaram
a sua relevância internacionalmente, para níveis que poucas empresas conseguem. Este estudo analisa
se o reconhecimento e sucesso internacional desta empresa dependeu da sua habilidade de criar
mensagens culturalmente relevantes pelas suas estratégias de marketing internacional. Este caso foi
desenvolvido usando várias ferramentas analíticas e métodos qualitativos, para melhor compreender as
suas estratégias. Foi possível identificar que o sucesso e relevância internacional de uma empresa pode
ser criado sem considerar a cultura no seu marketing, como pode ser visto pelo sucesso da Victoria’s
Secret. No entanto, para criar verdadeiro valor a longo termo e estabilidade, as empresas tem de olhar
para esfera internacional e criar uma conexão com o público, que poderá ser através de Cultura. Até
mesmo a Victoria’s Secret, com o seu prestígio internacional, começou a reconhecer as vantagens de
considerar a cultura nas suas estratégias.
en
In the last decades, with the possible growth and advantages a company may experience by venturing
into the international market, many have started to prioritise their ability to become internationally
relevant. It has become important to understand what type of strategies a company must consider, on
their international decisions. Understanding that Culture being responsible for determining the
consumer’s perception and behaviour, this pedagogical case study will analyse the ventures of the
company Victoria’s Secret and the strategies explored throughout the years. Victoria’s Secret having
been founded in 1977 designed to target selling women’s products to men nearly entering bankruptcy.
Under new management they grew to a size and relevance worldwide, to a dimension that very few
companies can achieve. The study analyses how this company’s international recognition and success
depended on their ability to create international culturally relevant messages in their international
marketing strategies. This case was explored by utilising a variety of analytical tools and qualitative
methods, to better understand their strategies. It was possible to identify that a company’s success and
international relevance may be created without considering culture in their marketing efforts, as learnt
from the success of Victoria’s Secret. However, to create true long-term value and business stability,
the company must look towards the international sphere and be able to create a connection with the
international public, which could be through culture. Which even Victoria’s Secret with all their prestige
worldwide has started to recognize the advantages of considering culture in their strategies.