Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Internationalisation strategies of beverage firms: The case of Sumol+Compal

Autor
Spínola, Leonardo José de Jesus
Resumo
pt
Objetivo: O objetivo desta dissertação é explorar o processo de internacionalização das empresas de bebidas. Metodologia/abordagem: A dissertação trata-se de um estudo de caso que recorre ao método de investigação qualitativa. Os dados recolhidos a partir da entrevista com o Diretor de Mercados de Exportações na Sumol+Compal e de estudos estatísticos são analisados para examinar o impacto das sensibilidades do setor na seleção das estratégias de internacionalização. Resultados: Os resultados sugerem que o ritmo e modos de entrada são influenciados pelas parcerias estratégicas e a existência de diásporas nos mercados internacionais, ao invés da distância física. Além do mais, as empresas de bebidas são motivadas pela liderança de custo para realizar investimentos diretos estrangeiros, depois do qual tendem a mudar da estratégia internacional para estratégia transnacional ao personalizar a sua oferta de produtos nos seus mercados naturais. Implicações práticas: À medida que as empresas procuram cada vez mais mercados internacionais, saber dos fatores-chave que apoiam a sustentabilidade dos seus negócios estrangeiros pode auxiliar os gestores na abordagem aos respetivos mercados. Originalidade/valor: Ao passo que a maioria dos estudos sobre internacionalização se baseia em grande parte em motivações, barreiras e padrões, o principal contributo da dissertação encontra-se na introdução do papel das parcerias estratégicas e da existência de diásporas enquanto fontes de explicação da forma como os negócios estrangeiros são conduzidos e otimizados.
en
Purpose: The purpose of this dissertation is to explore the internationalisation process of beverage firms. Methodology/approach: The dissertation is a qualitative single case study. Data collected from the interview with the Head of Exports Markets of Sumol+Compal and socioeconomic studies are analysed to examine the impact of the sector’s sensitivities on their preferred internationalisation strategies. Findings: The findings suggest that the pace and entry modes are influenced by customer relationships and the existence of diasporas rather than physical distance. In addition, beverage firms are motivated by cost leadership to perform direct investment, after which they tend to shift from international strategy to transnational strategy by customising their product offering in their natural markets. Practical implications: As firms increasingly pursue international markets, knowing key factors that support the sustainability of their international business can help firm managers to approach foreign markets. Originality/value: While mainstream research into internationalisation is based largely on motives, barriers and patterns, the primary contribution of the dissertation is to introduce the role of business relations and the existence of diasporas to explain how foreign activities are conducted and optimised.

Data

18-jan-2023

Palavras-chave

Internacionalização
Strategy
Estratégias
Internationalisation
Estrutura organizacional
Cultura -- Culture
Diáspora -- Diaspora
Organisational structure
Network relations
Rede de relações empresariais

Acesso

Acesso livre

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