Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Intervenção social em contexto de emergência: Aplicação do modelo dinâmico para a prática de Karen Healy

Autor
Pinto, Catarina José Bilou
Resumo
pt
O presente estudo pretende responder à necessidade, no domínio da intervenção social em contexto de emergência social, de sistematização de saberes no que refere às abordagens de intervenção, acreditando na potencialização dos conhecimentos dos Assistentes Sociais com os incêndios ocorridos em Portugal em 2017, com a pandemia por COVID-19 em 2020 e, mais recentemente, as fragilidades económicas desencadeadas pela guerra na Europa. A principal perspetiva teórica utilizada é o Referencial para a Prática, proposto por Karen Healy (2005), que tem como objetivo desconstruir a intervenção social em quatro dimensões: formação profissional, referenciais teóricos, contexto institucional e finalidade da prática. Assim, propôs-se a seguinte questão de investigação: De que forma é que o Modelo Dinâmico para a Prática é aplicado na Intervenção Social em Contexto de Emergência? e formulou-se o seguinte objetivo geral: analisar os conteúdos do referencial para a prática referente à intervenção social em contextos de emergência. Esta dissertação tem um caráter exploratório, tendo sido utilizada a metodologia qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo demonstram um desfasamento entre as políticas públicas existentes e as necessidades da população-alvo, situação que deixa a classe profissional bastante frustrada e destaca a necessidade de recolocar os Assistentes Sociais no domínio político. Além disso, destaca-se a necessidade da prática reflexiva, uma vez que os profissionais possuem riqueza de conhecimentos adquiridos na prática, contudo, não sentem a necessidade de criar conhecimento científico a partir das suas experiências.
en
This study aims to respond to the existing need, in the field of social intervention in the context of social emergency, for the systematization of knowledge regarding intervention approaches, believing in the potentialization of the knowledge of Social Workers with the fires that occurred in Portugal in 2017, the pandemic by COVID-19 in 2020 and, more recently, the economic fragilities triggered by the war in Europe. The main theoretical perspective used is the Framework for Practice, proposed by Karen Healy (2005), which aims to deconstruct social intervention in four dimensions: professional training, theoretical frameworks, institutional context, and purpose of practice. Thus, the following research question was proposed: How is the Dynamic Model for Practice applied to Social Intervention in Emergency Settings? and the following general objective was formulated: to analyze the contents of the referential for practice concerning social intervention in emergency settings. This dissertation has an exploratory nature, and a qualitative methodology was used, using semi-structured interviews. The results of the study show a gap between existing public policies and the needs of the target population, a situation that leaves the professional class quite frustrated and highlights the need to reposition Social Workers in the political domain. Furthermore, the need for reflective practice is highlighted, since professionals have a wealth of knowledge acquired in practice, however, they do not feel the need to create scientific knowledge from their experiences.

Data

28-nov-2022

Palavras-chave

Formação profissional
Contexto institucional
Professional training
Emergência social
Social emergency
Referenciais teóricos
Finalidade da prática
Prática reflexiva
Institutional context
Theoretical referentials
Finality of the practice
Reflective practice

Acesso

Acesso livre

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