Título
Gestão de impressões online: O exemplo do LinkedIn
Autor
Maravalhas, Maria Inês Pinto
Resumo
pt
A evolução dos recursos humanos nos últimos anos foi pautada pelo aparecimento das redes
sociais, nomeadamente do LinkedIn. Esta rede veio facilitar o contacto entre potenciais
candidatos e organizações. No entanto, também trouxe a possibilidade de os candidatos gerirem
de forma mais ponderada a imagem que retratam nas suas redes e assim influenciar o processo
de recrutamento.
A gestão de impressões é um tema profundamente estudado no âmbito de contextos presenciais
de recrutamento e seleção, no entanto, o estudo deste ainda é escasso no novo mundo digital.
Com este estudo pretendemos conhecer a influência das estratégias de gestão de impressões
online na possibilidade de ser contactado para uma entrevista e na avaliação geral do individuo.
Para tal desenvolvemos dois estudos.
Dado a novidade do conceito começámos com um estudo exploratório para analisar as
estratégias de gestão de impressões online que os potenciais candidatos utilizam na rede social
LinkedIn. Para o segundo estudo, realizámos um questionário baseado num cenário de
recrutamento para um programa de trainees, este pretendia avaliar dois perfis de LinkedIn.
Questionámos potenciais candidatos e recrutadores para poder comparar opiniões e obter um
conhecimento mais abrangente.
en
The evolution of human resources in recent years was marked by the emergence of social
networks, namely LinkedIn. This network facilitated contact between potential candidates and
organizations. However, it also brought the possibility for candidates to carefully manage the
image they portray on their networks and influence the recruitment process.
Impression management is a topic deeply studied in the context of on-site recruitment and
selection contexts; however, this study is still scarce in the new digital world.
With this study we intend to know the influence of online impression management strategies
on the possibility of being contacted for an interview and on the individual's general assessment.
To this end, we developed two studies.
Given the novelty of the concept, we started with an exploratory study to analyze the online
impression management strategies that potential candidates use on the social network LinkedIn.
For the second study, we carried out a questionnaire based on a recruitment scenario for a
trainee program, which aimed to evaluate two LinkedIn profiles. We questioned potential
candidates and recruiters in order to compare opinions and gain a broader understanding of the
subject.