Título
An applicant’s profile: linked(in) vs. linked(out)
Autor
Gonçalves, Mariana Goinhas
Resumo
pt
À medida que a Era Digital se desenvolve em torno de todas as áreas de negócio, os processos
de disseminação de informação transformam-se, originando métodos de recrutamento mais
inovadores, aumentando a sua eficiência e importância. Consequentemente, o Linkedin tem
vindo a ganhar poder enquanto ferramenta de recrutamento única e confiável.
No entanto, é importante entender que, de acordo com as estratégias que as empresas
desejam ver implementadas e quais os tipos de perfis são necessários, diferentes abordagens
de recrutamento devem ser adotadas a fim de alcançar os melhores resultados possíveis.
Assim, uma abordagem de pesquisa mista, composta por um role-play e 23 entrevistas,
vai ser usada, a fim de, em primeiro lugar, estudar se os métodos de recrutamento tradicionais
e não tradicionais devem ser implementados lado a lado e, em segundo lugar, se apenas
usando um currículo e um perfil do Linkedin para contratar alguém fornece informações
suficientes sobre o candidato ou se métodos extras, como entrevistas cognitivas, se revelam
necessários.
Quanto aos resultados, foi possível verificar que, embora as ferramentas de recrutamento
digital facilitem de facto o processo e sejam classificadas como um ótimo e útil mecanismo de
recrutamento, também se concluiu que nenhum método de recrutamento funciona por si só e,
dependendo da complexidade e dos requisitos do perfil, estes tendem a não ser suficientes
para que os recrutadores tenham todo o conjunto de habilidades dos candidatos em sua posse,
diminuindo de modo relativo o papel da tecnologia na área do recrutamento.
en
As the Digital Era grows inside every business worldwide, informational processes are being
transformed, originating different and more innovative recruitment methods, increasing their
efficiency and importance as a key factor in any firm. Hence, Linkedin has gained more and
more significance as a unique and reliable recruitment tool.
Nonetheless, adopting digital mechanisms to turn hiring processes faster and more
specific, is not a synonym to only using these tools to search and hire new employees. It is
important to understand that according to what strategies companies want to see implemented
and what types of profiles are needed, different recruitment approaches should be adopted in
order to achieve the best outcomes possible.
Accordingly, a mixed research approach, composed by a role-play and 23 interviews, is
going to be used, to first study if traditional and non-traditional recruitment methods should
be implemented side-by-side and second, if just using a CV and a Linkedin profile to hire a
candidate gives sufficient information or if extra methods, like cognitive interviews are
needed.
As for the results, it was possible to verify that, although digital recruitment tools
facilitate in fact the process and are perceived as a great and useful mechanism to recruit
someone, it was also concluded that no recruitment method works by itself and, depending on
the job’s complexity and requirements, they tend to not be sufficient for recruiters to have the
full spectrum of a candidates’ skills, relatively diminishing the role of technology into the
recruitment business area.