Título
Por onde andas?: perceções dos utilizadores sobre o rastreamento online
Autor
Ganhão, Rita Susana da Silva
Resumo
pt
O viver na era digital proporcionou aos utilizadores encontrar novas formas de
trabalhar, estudar, investigar, entre outras. Mas tal, tanto pode trazer benefícios como
desvantagens. A pegada digital, deixada por nós nas diferentes plataformas digitais,
quando devidamente trabalhada, permite que as empresas utilizem os dados e
informações dessa pegada para atingir os seus objetivos.
Os utilizadores usufruem de serviços totalmente gratuitos, pelo menos aparentemente,
pois as empresas em troca desses serviços usam os dados disponibilizados na utilização
desses serviços que, com a ajuda de técnicas de interação de uso e algoritmos de
rastreamento, proporcionam ao utilizador experiências que sejam benéficas para as
próprias empresas.
Com a presente investigação propomo-nos a analisar a perceção dos utilizadores
quanto ao rastreamento feito nas diversas plataformas digitais, assim como entender como
os utilizadores encaram estas formas de rastreamento relativamente à sua privacidade.
Propõe-se também perceber qual a sua predisposição em aceitar esse mesmo rastreamento
em troca de eventuais benefícios.
Para chegar aos resultados esperados, a investigação terá duas fases. Numa primeira
fase irá ser realizada uma revisão da literatura, que servirá de base para o desenvolvimento
de um questionário, tendo em vista a realização de um estudo inferencial, para responder
à questão inicial e aos objetivos propostos. Os resultados obtidos permitiram verificar que
os utilizadores têm alguma perceção do que é rastreamento online e existem mais
desvantagens e perigos associados do que vantagens.
en
Living in the digital age has enabled users to find new ways to work, study,
research, and more. But this can bring both benefits and drawbacks. The digital footprint,
left by us on the different digital platforms, when properly handled, allows companies to
use the data and information from that footprint to achieve their goals.
Users enjoy totally free services, at least apparently, because companies in
exchange for these services use the data made available in the use of these services which,
with the help of usage interaction techniques and tracking algorithms, provide the user
with experiences that are beneficial for the companies themselves.
With this research we propose to analyse users' perceptions of tracking done on
the various digital platforms, as well as understand how users view these forms of tracking
in relation to their privacy. It is also proposed to understand their predisposition to accept
this same tracking in exchange for possible benefits.
To reach the expected results, the research will have two phases. In the first phase,
a literature review will be carried out, which will serve as a basis for the development of
a questionnaire, with a view to carrying out an inferential study, to answer the initial
question and the proposed objectives. The results obtained showed that users have some
perception of what online tracking is, and there are more disadvantages and dangers
associated with it than advantages.