Título
Está por aí alguém?: percepção da exposição e da privacidade nas redes sociais, entre estudantes universitários
Autor
Rodrigues, Nelson Jorge dos Santos
Resumo
pt
As redes sociais online têm conhecido uma taxa de adoção mundial sem precedentes
no universo das tecnologias de informação. Não obstante as inúmeras vantagens
decorrentes da utilização das redes sociais online, estes sistemas vivem da partilha de
informação, por vezes privada, dos seus utilizadores. Apesar das redes sociais oferecerem
inúmeras funcionalidades de gestão de definições e preferências de privacidade e
segurança, muitos utilizadores optam – de forma consciente ou não – em efetuar uma
partilha excessiva, ou não controlada, de informação pessoal com as redes sociais. A
partilha controlada (ou não!) de informação pessoal nas redes sociais pode colocar as
pessoas em situações de risco ou até mesmo de ameaça, quer ao próprio individuo quer a
outras pessoas da sua rede de contactos ou família.
Este projeto visa, sobretudo, compreender como é que os estudantes universitários
percecionam o modo como se expõem online e a importância que isso tem na sua
privacidade e na segurança da informação partilhada nas redes sociais. Foram
desenvolvidos dois estudos, um exploratório e outro inferencial. No primeiro, mais
qualitativo, foram realizadas entrevistas com especialistas e um focus group com
estudantes universitários, daí resultando indicadores usados posteriormente, na
elaboração de um questionário, no segundo estudo, de índole mais quantitativa. Entre os
principais resultados, constatou-se uma elevada preocupação dos estudantes com a sua
privacidade nas redes sociais, porém, mais na teoria do que na prática, havendo, assim
discrepâncias entre as suas perceções (ou opiniões) e os seus comportamentos (ou
atitudes) típicos, nas redes sociais. Pelo que, este trabalho permite contribuir para avaliar
a distorção entre as perceções que os estudantes têm da sua exposição online, da
salvaguarda da sua privacidade, e os reais comportamentos que exibem no uso diário das
redes sociais.
en
Social Network Services have seen an unprecedented adoption rate in the world of
information technology. Notwithstanding the numerous benefits of using social
networking services, these systems live from the sharing of information, sometimes
private, from their users. Although social network services have numerous privacy and
security settings and management features, many users choose - consciously or
unintentionally - to make excessive or uncontrolled sharing of personal information with
social network services. This controlled sharing (or not!) of personal information on
social networks can put people at risk or even threatening situations, either to the
individual himself or to others in his network or family.
This project aims to understand how university students perceive the way they expose
themselves online and the importance that this has on their privacy and the security of
information shared in social networks. Two studies were developed, one exploratory and
another inferential. On the first, more qualitative, were conducted interviews with
specialists and a focus group with college students, resulting in indicators used later to
produce a questionnaire carried out on the second study, of a more quantitative nature.
Among the main results, there was a high concern on students for their privacy in social
networks, but more in theory than in practice. So, there are discrepancies between their
perceptions (or opinions) and their typical behaviours (or attitudes), in social networks.
Therefore, this work contributes to evaluate the distortion between students’ perceptions
of their online exposure, the safeguarding of their privacy, and the real behaviours they
exhibit in the daily use of social networks.