Título
Perceção individual sobre a transmissibilidade dos dados pessoais no online
Autor
Pincho, Pedro Miguel Pires Sequeira
Resumo
pt
O uso dos dados pessoais de consumidores, é percecionado pelas empresas
como uma atividade capaz de criar valor em termos de negócio. A ascensão do
fenómeno das redes sociais, tem convidado à crescente partilha de informação por
parte dos utilizadores-consumidores, permitindo a sua recolha, tratamento e uso,
de forma a agregar uma maior disponibilização de informação por parte das
empresas que atuam neste setor. Entender como a gestão de privacidade é afetada
pelas perceções individuais, é um desafio relevante na área de gestão de
privacidade (Soczka, 2014).
Por conseguinte, é objetivo deste estudo determinar que sentimentos estão
inerentes à partilha de dados pessoais no online, assim como as variações na
partilha de informação pessoal mediante a área a que se destina.
A natureza do estudo é quantitativa. O questionário de investigação deste estudo
foi desenvolvido através da revisão da literatura, posteriormente partilhado nas
redes sociais, tendo sido recolhidos 103 questionários válidos. A análise de dados
foi realizada utilizando os programas IBM SPSS Statistics e excell.
Os resultados obtidos, permitem compreender que perceções tem a população
relativamente à partilha de dados, sugerindo que a perceção individual sobre a
transmissibilidade dos dados pessoais no online começa a ser uma área de intresse
para a sociedade, uma vez que existe uma maior sensibilização para os perigos no
online, apesar de isso não refletir um maior índice de conhecimento sobre o
assunto. O caminho para uma sociedade mais eficaz e eficiente, tem um
determinado preço ou consequência, nomeadamente a nossa liberdade e
privacidade.
en
The use of consumer personal data is perceived by companies as an activity capable of
creating value in terms of business. The rise of the phenomenon of social networks has
invited the increasing sharing of information by users-consumers, allowing its collection,
treatment and use, in order to add a greater availability of information by companies
operating in this sector. Understanding how privacy management is affected by
individual perceptions is a relevant challenge in the area of privacy management (Soczka,
2014).
Therefore, the objective of this study is to determine what feelings are inherent to the
sharing of personal data online, as well as the variations in the sharing of personal
information according to the area for which it is intended.
The nature of the study is quantitative. The investigation questionnaire of this study was
developed through a literature review, later shared on social networks, having collected
103 valid questionnaires. Data analysis was performed using IBM SPSS Statistics and
excell programs.
The results obtained allow us to understand what perceptions the population has
regarding data sharing, suggesting that the individual perception of the transmissibility
of personal data online is beginning to be an area of interest for society, since there is a
greater awareness of the dangers online, although this does not reflect a higher level of
knowledge on the subject. The path to a more effective and efficient society has a certain
price or consequence, namely our freedom and privacy.