Título
Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal
Autor
Albuquerque, Sílvia Maria da Silva Coelho
Resumo
pt
A educação internacional é um fenómeno global. Em Portugal esta realidade também está presente e
nos últimos anos tem-se multiplicado o número de escolas internacionais que lecionam currículos
diferentes do nacional, na grande maioria em língua inglesa, em particular na região do Porto, de Lisboa
e do Algarve. Se por um lado Portugal está na moda, o que trouxe muitos estrangeiros a estabeleceremse
no território português, também há um número crescente de famílias portuguesas a procurar este tipo
de ensino, com o objetivo de prepara melhor os filhos para os desafios do mundo atual.
Um dos currículos internacionais com maior expressão é o International Baccalauretate Diploma
Programme, oferecido em mais de 120 países, em escolas públicas e em escolas privadas. A pesquisa
realizada no âmbito deste trabalho foi efetuada numa escola internacional da grande Lisboa, que tem
cerca de 10% dos alunos que frequentam este currículo em Portugal. A pesquisa centra-se no "porquê"
e "para quem" da instituição e no "porquê" e "para quê" dos alunos e famílias.
en
International education is a global phenomenon. In Portugal this reality is also present and in recent
years the number of international schools that teach other curriculum than the national one has
multiplied, mostly those in English, in particular on the region of Porto, Lisboa and Algarve. If, on one
hand, Portugal is "fashion", which has brought many foreigners to settle in Portuguese territory, there
is also an increasing number of families looking for this kind of education, with the aim of better
preparing their children for the challenges of now days.
One of the most significant international curriculum is the International Baccalaureate Diploma
Programme, offered in more than 120 countries, in public and private schools. The research carried
out within the scope of this work was made in an international school around Lisboa, which has about
10% of the students who attend this curriculum in Portugal. The research focuses on the "why" and
"for whom" of the institution and the "why" and "what for" of students and their families.