Notícias

Institucional • 03 jul 2025
Iscte destaca-se em estudo europeu sobre acessibilidade

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa foi uma das Universidades mais bem classificadas num estudo europeu sobre acessibilidade digital, que revelou que a maioria das instituições de Ensino Superior na Europa ainda não garante condições de acesso igualitário à informação digital para pessoas com deficiência.

O estudo europeu Leading Platform for European Citizens, Industries, Academia and Policymakers in Media Accessibility (LEAD-ME), encabeçado pela Polónia, Irlanda e Portugal, demonstrou que os estudantes com deficiência continuam a ter dificuldades em aceder a informação digital na maioria das Universidades europeias. 

Liderado em Portugal pelo investigador Carlos Duarte da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foram analisadas 171 universidades de 38 países europeus, concluindo que cerca de 95% das instituições não cumprem a nova Lei Europeia da Acessibilidade. Apesar deste panorama, Portugal destacou-se positivamente como uma das regiões do sul com melhores resultados, tendo o Iscte ocupado um dos lugares de todo com 96/100 pontos. 

A entrada em vigor da Lei Europeia da Acessibilidade determina que todos os serviços e produtos digitais – incluindo websites, plataformas de e-learning e comunicações online – têm de cumprir normas rigorosas de acessibilidade.

O Iscte tem assumido um compromisso contínuo com a inclusão e a acessibilidade, promovendo melhorias constantes nos seus serviços digitais. Em novembro de 2024, foram implementadas atualizações significativas na plataforma Moodle e no website institucional, com a introdução do módulo ReadSpeaker, que permite, entre outras funcionalidades, a leitura por voz dos conteúdos apresentados e a personalização da apresentação do texto (tipo de letra, cor e contraste), um dos aspetos mais críticos identificados no estudo.

Paralelamente, o Iscte criou, em maio de 2023, o Núcleo de Estudos da Deficiência, com o objetivo de promover a investigação nesta área em Portugal, na Europa e a nível global. Este núcleo atua como parceiro científico de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Com estas iniciativas, entre as quais se destacam ainda o Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos e o Fórum de Recrutamento Inclusivo, o Iscte reafirma o seu papel como Instituição de Ensino Superior inclusiva, acessível e atenta às necessidades de toda a comunidade.


Voltar ao topo