Notícias

Institucional • 07 mai 2025
"Como o Iscte foi o meu Espaço para Crescer": Pedro Dionísio profere a sua Última Aula

O Grande Auditório do Iscte encheu para assistir à Última Aula de Pedro Dionísio, Professor catedrático do Iscte, conhecido especialista de Marketing e autor de 18 livros, entre os quais Mercator, a bíblia do Marketing, e, mais recentemente, AI_NOVATOR, o Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade.

"Como o Iscte foi o meu Espaço para Crescer" foi o tema que deu o mote a mais de 40 histórias e episódios marcantes no percurso do professor que, através de um ecrã inspirado em ambiente Netflix, deu destaque ao seu percurso académico como estudante e docente do Iscte, desde a passagem pela Sociologia à Gestão de Marketing; mas também a causas políticas e sociais que juntaram milhares de pessoas, nas quais o Marketing assumiu um papel fundamental para a mobilização de apoiantes e defensores.

PD

Entre vários episódios do seu percurso pessoal e académico, Pedro Dionísio partilhou com os participantes a sua entrada no Iscte em 1973 e a forma como a instituição evoluiu, a proposta de criação da Associação de Estudantes, a descoberta do gosto pelo ensino, a procura por fomentar o empreendedorismo através da criação do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Audax-Iscte) e as centenas de outras iniciativas a que a comunidade Iscte se juntou e tão bem recebeu. Nas palavras do professor: "Os alunos... sempre os alunos".

Foi ainda referida a organização do Cordão Humano por Timor, com intervenção de Henrique Borges - funcionário do Iscte e, na altura, representante do CNRT - o Movimento contra a construção do Terminal de Contentores na Caparica/Trafaria, o apoio aos jogos da Seleção, com envolvimento de mais de 1.000 membros da comunidade do Iscte e, por último, o apoio à causa da Ucrânia.

Associados à causa ucraniana estiveram presentes Pavlo Sadokha, Presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, e Luís Marques Mendes, que representou a Associação na entrega de uma carta na embaixada da Alemanha, aquando da concentração de 10.000 pessoas junto das embaixadas dos principais países na semana seguinte à invasão de 2022.

última aula pedro dionísio front row

Pedro Dionísio é atualmente docente do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral da Iscte Business School, também docente no Iscte Executive Education e investigador associado da Business Research Unit (BRU-Iscte)

Esta Última Aula decorreu no dia 6 de maio de 2025, num tom informal e emotivo. A sessão foi aberta pela Reitora do Iscte, a Professora Maria de Lurdes Rodrigues e, no final, Pedro Dionisio foi surpreendido com a oferta do livro Pedro Dionísio, uma carreira dedicada ao Marketing. Um Homem de Causas preparado por colegas e que contém cerca de 150 testemunhos de estudantes, ex-alunos, docentes, funcionários, amigos e familiares, gestores de empresas e diversas personalidades.

Pedro Dionisio livro causas

Pedro Dionísio comprometeu-se a manter a sua ligação ao FutureCast Lab-Iscte e ao Audax-Iscte, a continuar a dirigir a Pós-Graduação em Gestão de Marketing e do Desporto e o Alumni Clube Iscte, que preside. 

Comemorou-se o final de um percurso académico que não põe termo a novos projetos profissionais e sociais!

O Iscte agradece ao Professor Pedro Dionísio a dedicação à produção e transmissão de conhecimento científico, a sua perseverança e a forma como inspirou e continuará para sempre a inspirar as novas gerações de gestores e marketers

PD
Voltar ao topo