Notícias

Prémios • 23 abr 2025
Beatriz Duarte, estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura, nomeada para os EUmies Awards

Beatriz Duarte, estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura do Iscte, integra a lista de nomeados para os EUmies Awards Young Talent 2025 (European Union Prize for Contemporary Architecture / Mies van der Rohe).

O trabalho distinguido intitula-se “O pastoreio na regeneração rural e prevenção de fogos. Pedrógão Grande, Portugal” e pretende aproximar as duas localidades das margens do vale do Cabril, alvo já de várias tentativas de ligação ao longo dos anos. No entanto, apesar de estarem fisicamente ligadas, não poderiam estar mais distantes, o que se revela um obstáculo à gestão de um bem comum – a margem. A margem do Cabril é um território protegido e não edificado, que se transformou num espaço florestal abandonado. O conceito do projeto assenta na ideia de transformar e reparar em vez de construir, recorrendo também à acupunctura arquitetónica. 

O trabalho foi orientado pela professora Patrícia Barbas, arquiteta e docente da Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte, e pela arquiteta Guida Marques.

Apenas 35 projetos foram selecionados de uma lista total de 280 nomeações, provenientes de escolas de países da Europa Criativa, incluindo: Alemanha (6), Espanha (5), Grécia (4), Itália (4), Áustria (3), Irlanda (2), Polónia (2), Portugal (2) e ainda Bélgica (1), República Checa (1), Dinamarca (1), França (1), Croácia (1), Noruega (1) e Sérvia (1).

Este prémio, organizado pela Fundação Mies van der Rohe e pela Comissão Europeia, é o maior e mais abrangente prémio europeu destinado a trabalhos de estudantes finalistas de ArquiteturaDesta shortlist, sairão os vencedores que serão anunciados no dia 19 de junho na Bienal de Arquitetura de Veneza 2025.

O trabalho de Beatriz Duarte pode ser consultado aqui.

Beatriz Duarte EUmies
Voltar ao topo