Notícias
No âmbito da Aliança PIONEER, na 4ª edição do Hackathon, dedicado à descarbonização do transporte de mercadorias e da logística, participaram estudantes de quatro universidades - Universidade Gustave Eiffel (França), Universidade de Bolonha (Itália), o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e a Universidade IUAV de Veneza (Itália). Reunidos por quatro dias no final de março, no Ministério da Transição Energética, em Paris, os estudantes puderam desenvolver projetos inovadores.
A equipa que ficou em 1.º lugar integrou um estudante do Iscte, Jacob Luke Griles, que viu o seu projeto sair vencedor. O projeto ECOLOOP visa mudar os hábitos dos consumidores no sentido de uma maior sustentabilidade no comércio eletrónico e o jurí apreciou a abordagem holística da equipa, que atribui aos consumidores um papel importante no sentido de tornar as cadeias de abastecimento mais sustentáveis.
Outra das participantes na competição foi Maria Beatriz Ramos Filipe, estudante do Iscte, que sublinhou o facto do Hackathon exigir desenvolver competências transversais, como a comunicação e o trabalho em equipa. O projeto em que participou, CARGOFIT, ficou em terceiro lugar e a sua equipa incluiu também um aluno da Gustave Eiffel, outro da IUAV Universidade de Veneza e outro da École d'Urbanisme de Paris, Universidade Gustave Eiffel. CARGOFIT é um projeto inovador que visa reunir a procura e a oferta para a adaptação de navios de carga num mercado muito fragmentado e que sofre de falta de acesso a fornecedores de soluções. O júri valorizou a ambição da equipa em abordar a questão da sustentabilidade dos navios de carga e a potencial escalabilidade para outros tipos de meios de transporte.
O total de 36 estudantes, divididos em oito equipas, propuseram projetos que iam desde um sistema de certificação para medir a pegada ecológica do comércio eletrónico até soluções mais sustentáveis de entrega e transporte de encomendas. As reações a estes projetos realçaram a diversidade de abordagens e a criatividade dos estudantes.