Docentes

I obtained my PhD in Social Psychology at ISCTE IUL in 2007. I was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 I joined CIS IUL. I am interested in intergroup relations among ethnic majority and minority groups and contact-based interventions to reduce prejudice. I have 3 major ongoing research lines: a) examining how different conceptualizations of national identity affect groups’ beliefs about their contribution to superordinate, more inclusive identities; b) investigating how relative status and identity indispensability relate to collective narcissism; c) examining acculturation attitudes, prejudice and well-being in majority and minority groups.
César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas). Publicou mais de 30 artigos em revistas incluindo a Emotion, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Emotion, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation. Antes de integrar o ISCTE-IUL, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No ISCTE-IUL, tem ensinado Psicofisiologia e Genética, Neuropsicologia, Raciocínio e Linguagem, Bases Biológicas das Emoções, e Avanços em Neurociências Afetivas.   
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
A sua pesquisa conjuga interesses da psicologia social, ambiental e comunitária. Tem estudado como indivíduos e comunidades recebem e tornam concretas leis para a sustentabilidade, como as que regulam zonas protegidas e a conservação da biodiversidade. Interessa-se pelo envolvimento dos cidadãos em questões ambientais e pelas representações e identidades associadas a riscos sociais e ambientais.
Cecília Aguiar é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordena a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Desde setembro de 2019, coordena o projeto PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
David Rodrigues foi bolseiro de Doutoramento FCT e em 2010 obteve o grau de Doutor em Psicologia Social no ISCTE-IUL, onde é Professor Auxiliar Convidado. Foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades ISCTE-IUL, Paris Descartes e Goldmiths, Universidade de Londres, entre 2011 e 2017. É também Co-coordenador do Grupo de Investigação Behavior, Emotion and Cognition (BEC), do CIS-IUL, e Co-Editor da Revista Psicologia. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo das relações interpessoais, concretamente na qualidade da relação e comportamentos pró-relação; (não-)monogamia; comportamentos sexuais; foco regulatório; comunicação mediada por computador; e validação de medidas e materiais para serem usados em investigação.
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL, onde é, presentemente, Professor Auxiliar, Diretor do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e Vice-Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise do compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nos mecanismos utilizados pelos senso-comum para validar o seu conhecimento quotidiano; na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
Professional Experience   Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Science Management and Communication Coordinator. 11/2016-present. • Disseminate information about research being completed and its implications • Form and enhance research networks to improve breadth and depth of research with organization   Global-MINDS Erasmus Mundus Joint Master Degree Programme Grant, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. European Administrative Coordinator. 11/2016-present. • Administrate European Union funded Master Degree Program with five consortium member Universities across continental Europe, accepting ~30 students per year. • Manage finances and budgeting, publicity, website, application processes, student selection and admissions processes, student enrollment and administrative support, consortium communication   Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Research Scientist. 09/2009-11/2016. • Designed, conducted, and wrote research studies and manuscripts, including building Qualtrics surveys and E-prime programs, and analyzing data in SPSS, AMOS, SAS, MPlus and R • Supervised undergraduate research assistants, graduate and post-doctoral research projects • Wrote and served as principle investigator and team member on research grants • Managed externally funded research projects, including coordinating research, supervising staff, and writing reports • Served on PhD and Master’s student thesis defense committees • Taught undergraduate and graduate courses • Tested new research software as team member on FCT grant “FlashDMDX: A web experimentation tool for response latency measurement” (#PTDC/PSI-PSO/101366/2008), awarded to Thomas Schubert   Indiana University, Bloomington. Post-doctoral research associate on NSF Grant #BCS0527249 awarded to Eliot R. Smith. 08/06-12/08. • Designed, conducted, and wrote research studies and manuscripts, including programming in E-prime, MediaLab, and Python and analyzing data with SAS, SPSS and JMP • Managed lab: coordinated, mentored, and supervised graduate students and undergraduate research assistants   University of Kansas. Gradate research assistant on NIMH R01 grant awarded to Monica R. Biernat. 08/01-05/04. • Designed, conducted, and collaborated on research studies including programming in Authorware, MediaLab, and DirectRT and analyzing data with SAS and SPSS • Managed lab: selected, coordinated and supervised undergraduate research assistants   Education Development Center. Technology assistant II. Waltham, MA.  06/95–12/99. • Designed on-line surveys, databases and websites; evaluated on-line communities • Involved in preparation of grant proposals   Education Development Center, Center for Children and Technology. Research assistant on NSF grant awarded to Jan Hawkins & Allan Collins. New York, NY. 06/92–08/94, 05/91-08/91.  • Collaborated on the creation and validation of an assessment rubric for project based high school math and science courses. Performed statistical data analyses using SPSS, and qualitative data analyses of classroom video, teacher interviews, and teacher comments. • Evaluated continuing education class through class observation and student interviews.     Teaching Experience   Intercultural Communication. Lecturer (with Pawel Boski). Master in Psychology of Intercultural Relations, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Fall, 2016. • Cooperatively prepared and delivered syllabus, lectures and assignments for 32-student class   Publication Ethics. Seminar presenter and co-presenter (with Sven Waldzus). 3 hour seminar. PhD in Psychology, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Feb. 25, 2016; Feb. 20, 2014. • Cooperatively presented and facilitated discussion for ~25-student PhD seminar   Basic Concepts in Human Interaction, Relations and Groups. Lecturer (with Miriam Rosa). Master in Psychology of Intercultural Relations, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Fall, 2015. • Cooperatively prepared and delivered syllabus, lectures and assignments for 14-student class   Culture and Social Cognition. Course Coordinator and Lecturer (with Thomas Schubert). Master in Psychology of Intercultural Relations, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. May, 2014. • Cooperatively prepared and delivered syllabus, lectures and assignments for 13-student class   Writing Grants and Papers. Seminar co-presenter (with Margarida Garrido). 6 hour seminar/ workshop. PhD in Psychology, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. April 18 & 19, 2013. • Cooperatively presented and facilitated discussion for 15-student PhD/Master seminar   Competencia Academica II (Advanced Research Methods). Laboratory instructor (with Patrícia Arriaga). Licenciatura/Bachelors in Social and Organizational Psychology, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Winter/Spring 2012. • Taught laboratory sections of course (two 20-student sections) and supervised research projects   Epistemologia e Pencimento Critico (Epistemology and Critical Thinking). Lecturer for Critical Thinking unit. Licenciatura/Bachelors in Social and Organizational Psychology, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Winter/Spring 2011. • Co-taught class: prepared and delivered syllabus, lectures, assignments and exams for two 40-student class sections   Social Psychology. Lecturer. Bachelors in Psychology, Indiana University, Bloomington. Fall, 2008; Graduate Assistant Instructor. Bachelors in Psychology, University of Kansas. Summer, 2004-Spring, 2005. • Prepared and delivered syllabus, lectures, assignments and exams for 10-40 student classes   Introductory Psychology (neuroscience, cognitive, and social). Lecturer.  Bachelors in Psychology, Indiana University, Bloomington. Fall, 2008. • Prepared and delivered syllabus, lectures, assignments and exams for ~200-student class   Statistical Methods in Psychology II. Graduate Teaching Assistant. PhD in Psychology, University of Kansas. 01/06-05/06. • Taught SAS to first year graduate students in weekly lab sessions and graded homework   Experimental Psychology: Social Behavior. Graduate Teaching Assistant. Bachelors in Psychology, University of Kansas. 8/05-12/05. • Assisted students with statistics problem sets, experiment design, data analysis, and manuscript writing   Stereotyping and Prejudice Across Cultures. Graduate Assistant Instructor. Bachelors in Psychology, University of Kansas. Degree: Bachelors in Psychology. Summer, 2005. • Prepared and delivered syllabus, lectures, assignments and exams for 8-student class  Graduate Teaching Assistant. Fall, 2000-Spring, 2001. • Assisted in teaching, including lecturing one week, assignment creation and grading  
Eunice Magalhães é Investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Doutorada em Psicologia, a sua experiência profissional inclui o sistema de proteção de crianças e jovens, e os seus interesses de investigação incluem a vitimologia, proteção de crianças e jovens em risco, psicologia da família, acolhimento familiar e residencial, avaliação psicológica, e competências profissionais. 
Paula Castro, Professora Associada com Agregação no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-IUL, é Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas (e.g., contestadas, aceites, negociadas) pelo público novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, participação pública ou regeneração urbana. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam frequentemente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições, conhecimento local e científico-legal. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS (2016-19) e é atualmente Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade.
Isabel Alexandra de Figueiredo Falcão Correia.
Licenciada em psicologia clínica (Univ de Coimbra), com especialidade avançada em psicoterapia (OPP), é Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e investigadora no CIS-IUL. Fez mestrado e doutoramento em psicologia social  no ISCTE-IUL (com estágio de investigação na Univ. de Adelaide, Australia), obtendo assim, a especialidade em Psicologia do trabalho, social e das organizações (OPP). Tem colaborado em projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer) e internacional (ex., projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Eramus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all- Eramus+). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e é consultotra técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias do Conhecimento. Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais de prevenção primária do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e de audição da criança ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Formadora, juntamente com Rute Agulhas, no CEJ, sobre Audição da Criança (2016,2017,2019). Faz supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML) e é consultora da Revista de Psicologia da IMED (Brasil). Foi diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (ISCTE-IUL) em 2018-2019 e atualmente é Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL.
Joana Baptista é licenciada e doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O seu projeto de doutoramento visou o estudo dos efeitos do acolhimento residencial e da adoção no desenvolvimento da criança. Foi investigadora de pós-doutoramento no Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Atualmente, é professora auxiliar no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Os seus interesses de investigação estão centrados no impacto dos cuidados parentais precoces no desenvolvimento sociocognitivo, emocional e comportamental de crianças em risco biológico (e.g., crianças nascidas prematuras) e ambiental (e.g., crianças em acolhimento residencial, adotadas).
Lígia Amâncio estudou Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Paris VIII e ingressou no ISCTE no ano letivo 1978-79 onde se doutorou em Sociologia em 1989, prestou provas de agregação em 1999 e foi professora catedrática de psicologia social a partir de 2002. A sua carreira de investigação marcou o início dos estudos de género em Portugal, tendo-se centrado no estudo dos processos de construção social do masculino e do feminino e das suas implicações para a discriminação baseada no género, com particular destaque para a integração das mulheres em profissões de visibilidade pública e qualificadas, como a política, a ciência e a medicina. Orientou 9 teses de doutoramento, no ISCTE e em várias outras instituições nacionais, e dois pós doutoramentos. Foi visiting professor em programas doutorais das Universidades Brandeis (EUA), Helsínquia (FN), Genebra (SW) e Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (FR). Exerceu funções de gestão no ISCTE como diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) de 1989 a 1993 e do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) de 2012 a 2016, Vice-Presidente do Conselho Científico de 2002 a 2004, coordenadora da Secção Autónoma e, mais tarde, Presidente do Departamento de Psicologia Social e das Organizações. Na administração pública foi Presidente da Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres de 1996 a 1998, delegada nacional no comité de gestão do programa de apoio às ciências sociais da Comissão Europeia de 1999 a 2004, membro do Conselho Consultivo Europeu para a Investigação (2001-2004), Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012) e membro do Conselho de Ética para as Ciências da Vida (2009-2014). Atualmente coordena o projeto europeu SAGE (Systemic Action for Gender Equality) e é membro do Conselho de Curadores da A3ES. Está aposentada desde 2018.
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Magda Saraiva has a master’s degree in Psychology of Justice and a PhD in Basic Psychology at the University of Minho, Portugal. She is currently a postdoctoral researcher at Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), ISCTE-IUL, Lisbon, Portugal. Her research interests are the basic cognitive processes, in particular human memory, collaborative memory, false memories, emotions and language. At CIS she conducts research on a project about the production of false memories in bilinguals, and on the production of false memories in collaborative memory tasks. She is the author and co-author of several scientific articles, published in peer-reviewed journals and with an impact factor in the area of Psychology. In addition she supervises master's students at ISCTE-IUL, and collaborates as a reviewer in some international scientific journals in the area of Experimental Psychology.
MARGARIDA E SÁ DE VAZ GARRIDO, Doutorada em Psicologia  (2007), é Professora Associada no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1998. A sua investigação fundamenta-se teoricamente na psicologia social e numa abordagem situada da cognição humana, que enfatiza a importância do contexto onde a atividade cognitiva se desenvolve. Tem aplicado esta abordagem ao estudo da memória, representações cognitivas, e processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as suas implicações no estudo da parentalidade abusiva, das imagens sociais de crianças/jovens institucionalizados, processamento mnésico em populações clínicas e ainda, nas áreas da psicologia do consumo, marketing e comportamento alimentar. Tem coordenado diversos projetos de investigação financiados (FCT, UE), assim como bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Obteve ainda várias bolsas individuais que lhe permitiram trabalhar durante o Doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara e mais recentemente, na Universidade Utrecht. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em dezenas livros, capítulos e revistas científicas internacionais (e.g. Journal of Experimental Social Psychology, European Journal of Social Psychology, Experimental Psychology, Social Cognition, Cognition and Emotion, Behavior Research Methods). É também editora e co-autora de publicações pedagógicas, incluindo manuais, capítulos e artigos dirigidos a estudantes/investigadores.   Tem assumido cargos de gestão académica e científica, nomeadamente a direção do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações. Foi também Vice-Diretora do CIS-IUL e Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. Atualmente é Diretora do Progama de Doutoramento em Psicologia.      
Leonor Pereira da Costa concluiu o Doutoramento em Psicologia no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com tese intitulada “Navigating social class in childhood: Development of Intergroup relations and Self-Categorization". Concluiu a licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e concluiu o mestrado em Prospeção e Análise de Dados no ISCTE. Desenvolveu trabalho como Assistente de Investiação Aplicada no Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa durante 10 anos, onde teve oportunidade de colaborar em inúmeros projetos de investigação. Os seus interesses centram-se nas relações intergrupais e comportamentos de inclusão e exclusão social na infância, com especial enfoque nas desigualdades sociais relacionadas com o estatuto socioeconomico das crianças.
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa e desde 1982 desenvolveu a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (onde se doutorou em 1994 e agregou em 2004) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. Centra os seus interesses de investigação nas questões associadas à percepção de riscos, incluindo as suas consequências para a participação do público em processos de tomada de decisão. Neste domínio, participou e coordenou diversos projectos de investigação sobre os factores sociais que afectam a percepção de diversos riscos (ambientais e de saúde). A sua especialização no domínio da percepção de riscos tem-na também convocado frequentemente para a consultoria de projectos públicos e privados de grandes dimensões, como é o caso do Plano Nacional da Água (com o INAG) ou da construção de novas Barragens (com a EDP). Colabora regularmente na docência de outras universidades nacionais e estrangeiras e tem uma diversificada lista de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. Orientou 70 teses mestrado e 10 de doutoramento defendidas com sucesso e teve diversos projectos financiados em concursos científicos com júris internacionais. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia (2006-2010), membro do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2010-2012) e Membro do Standing Commitee for Social Sciences da European Science Foundation (2007-2011). É membro dos painéis de avaliação da A3ES (Psicologia, desde 2011), do European Research Council (CSH4 - The Complexity of Human Mind, desde 2009), das bolsas pos-doc da AXA (desde 2014) e do Danish Research Council (2014-2015).
Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Marta Matos é Investigadora Pós-Doutorada no CIS-IUL e Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL. É uma psicóloga clínica e da saúde apaixonada pela influência das relações sociais na saúde. Iniciou a sua carreira (2007) em contextos comunitários com populações idosas e durante o seu mestrado (2010) e doutoramento (2016) no ISCTE-IUL focou-se no papel do suporte social de cuidadores formais nas experiências de dor crónica de pessoas idosas. Os atuais interesses de investigação estão ligados ao papel das dimensões interpessoais no (1) ajustamento às doenças crónicas (por exemplo, dor crónica, diabetes); e (2) como recursos na promoção da saúde e do bem-estar (por exemplo, literacia da saúde, comportamento alimentar, envelhecimento saudável). No geral, a sua investigação é motivada pelo interesse de traduzir conhecimento baseado em evidências em práticas, com um sólido enquadramento teórico, visando contribuições para o campo da psicologia da saúde e para o benefício das comunidades. O seu trabalho de investigação tem sido apoiado e reconhecido por instituições que se concentram na investigação em dor, nomeadamente através de uma bolsa para formação avançada em dor (ASTOR 2014) e um prémio de investigação clínica em dor (Grünenthal Foundation 2016). É editora associada da "Psychology, Community & Health".
Sou professor convidado no ISCTE-IUL e investigador no CIS-IUL. Os meus interesses de investigação concentram-se em questões relacionadas com estereótipos e relações intergrupais, estigma social e linguagem.
Miriam Rosa é investigadora no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e professora convidada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Concluiu um doutoramento em 2012 no ISCTE-IUL com co-orientação na Universidade de Kiel (Alemanha) com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem sido bolseira de pós-doutoramento FCT de 2013 a 2018 no CIS-IUL e Rotterdam School of Management (Universidade de Roterdão, Holanda). Co-coordenou o grupo de investigação GCIR em 2013-2014 e Psychange em 2014-2015. Miriam tem-se dedicado à investigação científica na área das relações intergrupais, com foco nas relações entre grupos sociais de estatuto assimétrico (maiorias vs. minorias). Realiza esse trabalho em diversos contextos, tais como as organizações (p.ex. diversidade e inclusão no trabalho, sucesso de fusões/aquisições); ativismo (p.ex. ativistas ambientais) ou grupos religiosos.
Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (3 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações" e "Neuropsicologia". É atualmente Professora Auxiliar no ISCTE-IUL, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996 e é Diretora do Mestrado Ciências em Emoções (ISCTE-IUL). Foi bolseira da FCT em Pós-Doutoramento (2008) e Investigadora Auxiliar (2009) do CIS-IUL ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Tem envolvimento em vários projetos de investigação com financiamento externo, incluindo como PI. Desenvolve investigação nas áreas das emoções, empatia, comunicação social e entretenimento, com destaque para os jogos eletrónicos e mais recentemente destaca-se o seu envolvimento em projetos sobre Human-Robot Interaction (HRI) e Jogos Ativos/Exergames, para o estudo de processos sociais e seu impacto na saúde e bem-estar.
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar Convidado do ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação, com vários trabalhos publicados, na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre o desenvolvimento e a expressão do preconceito e da discriminação em contextos educativos. É Director do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o coordenador académico local do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP3 no CIS-IUL (consultoria a agrupamentos de escolas) e co-coordenador do projeto de investigação “O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência (FCT - PTDC/SOC-SOC/30635/201). No âmbito da atividade de extensão universitária, integra comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (desde 2016) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (desde 2017).  
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
  Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Terapeuta Familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Sistémica). Pós-graduada em Análise de Dados para as Ciências Sociais (ISCTE-IUL).   Desde 2005, perita na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.   Professora assistente convidada no ISCTE-IUL e no ISPA-IU.   Supervisora de Equipas de Apoio à Família e Equipa de Apoio Técnico ao Tribunal de Lisboa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.   Supervisora do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Comdignitatis.    Nomeada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses para integrar o ‘Board on Human Rights’, criado pela ‘EFPA – European Federation of Psychologists Associations’.   Membro do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.   Membro da Comissão de elaboração do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.   Experiência na área dos maus tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes, avaliação psicológica forense e intervenção familiar.      
Sandra Roberto é Investigadora Associada do CIS-IUL. Ao longo do seu percurso profissional e formação académica tem se dedicado à área das migrações, tanto no mestrado em Psicologia clínica, quanto no Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, onde estudou os processos de resiliência em migrantes. Presentemente encontra-se a desenvolver um projeto de investigação que visa compreender os contextos de receção e as características dos menores não acompanhados requerentes de asilo (Financiado pelo FAMI). Participou em várias conferências internacionais e publicou artigos em revistas científicas. Tem desenvolvido trabalho de acompanhamento psicológico com os menores não acompanhados no Conselho Português para os Refugiados (CPR). É professora convidada no Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais do ISCTE-IUL
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (ISCTE-IUL). Assistant Professor with tenure at the Department of Social and Organizational Psychology of ISCTE-IUL, where she started teaching in 1999. Former Vice-Dean of the School of Social Sciences and Humanities and Director of the Master in Social Psychology of Health, she is currently the Director of the Undergraduate Course in Psychology and the Coordinator of the Research Group Health for All (H4A), of the Centre for Social Research and intervention (CIS-IUL). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic – (chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals’ (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patient’s pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among (older) adults with (chronic) pain.  In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping reviews).  Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and, more recently, the Grüenenthal PAIN Prize 2016.
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica para examinar a relação entre re-presentação, identidades, poder, discurso e comunicação, e a mudança social, nomeadamente em relação à participação pública em questões ambientais e em relação às respostas do público acerca das energias renováveis e infraestruturas associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
Thomas Schubert is a social psychologist investigating and teaching in the areas of social cognition, social relations, and social emotions. He is employed as Full Professor of social psychology at the University of Oslo, Norway.   Occupation History   1999 – 2001   Doctoral student, Social Psychology, University of Jena 2001 – 2003 Postdoc fellow of the International Graduate College on Conflict and Cooperation, University of Jena   2003 – 2005   Lecturer in Social Psychology, University of Jena 2005 – 2006 Lecturer in Social Psychology, University of Würzburg (half position due to paternal leave)   2006 – 2008 Feodor-Lynen Postdoc Fellow at the VU University Amsterdam and Utrecht University   2008 – 2012 Reseacher at Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL), Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal   2012 – Visiting Professor at ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal   2012 – 2017 Førsteamanuensis (Associate Professor), Psykologisk Institutt, Universitetet i Oslo   2017 - Professor, Psykologisk Institutt, Universitetet i Oslo
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