Acreditações
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
|
Big Data e Inteligência Artificial nas Políticas Públicas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Dados na Decisão e Gestão Pública
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Ética, Cibersegurança e Privacidade
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Formulação de Políticas Públicas e Design Thinking
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Estado, Governança e Políticas Públicas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Trabalho de Projeto em Administração Pública e Digitalização
30.0 ECTS
|
Trabalho Final | 30.0 |
Big Data e Inteligência Artificial nas Políticas Públicas
OA1 - Conhecer as principais tecnologias de Big Data
OA2 - Desenvolver planos de soluções de armazenamento de dados em suporte distribuído e tolerantes a falhas
OA3 - Desenvolver competências de trabalho, nomeadamente Resolução de Problemas, observação crítica, trabalho em equipa e colaboração
OA4 - Explorar os principais algoritmos de aprendizagem automática
OA5 - Conhecer as potencialidades da aplicação de modelos de inteligência artificial com big data na administração
LO1 - Know the main Big Data technologies
OA2 - Develop plans for data storage solutions in distributed support and fault tolerant
LO3 - Develop work skills, namely Problem Solving, critical observation, teamwork and collaboration
OA4 - Explore the main machine learning algorithms
LO5 - Know the potential of the application of artificial intelligence models with big data in administration
Todas as atividades serão avaliadas com uma classificação até 20 valores, com o seguinte peso:
A1 - 10% Participação em atividades em rede
A2 - 5% Cumprimento de todas as atividades
A3 - 15% Questionários
A4 - 20 % Primeira proposta de projeto
A5 - 50% Proposta final de projeto
Santos, M. Y., & Costa, C. (2020). Big data: concepts, warehousing, and analytics. FCA
Russell, S., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a modern approach.
Margetis, G., Ntoa, S., Antona, M., & Stephanidis, C. (2021). HUMAN?CENTERED DESIGN OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE, Handbook of Human Factors and Ergonomics, 1085-1106.
MongoDb Homepage
NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman, Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)
--
Dados na Decisão e Gestão Pública
No final do curso os estudantes serão capazes de: Reconhecer a utilidade de decidir utilizando dados | Estar sensibilizados para as questões éticas, riscos e necessidade de transparência na utilização de dados | Conhecer onde e como recolher informação, organizar uma base de dados, saber colocar as perguntas certas e interpretar informação proveniente de: análises descritivas, aplicação de algoritmos e indução, compreender processos de relação entre variáveis e conceitos de probabilidade de evento | Saber procurar dados produzidos por outros, saber encomendar estudos úteis | Fazer ligação entre dados e decisão - desenhar medidas e processos de gestão e antever o que esperar através da análise de modelos previsionais.
ProgramaAs motivações para utilização de dados| A ética na utilização de dados | O novo mundo dos dados por toda a parte | Alguns instrumentos básicos de Análise | Avaliar e decidir com base em investigação de dados produzida por outros| Saber pedir dados |Dos dados à decisão causas e consequências
Processo de AvaliaçãoO processo é on line com uma parte expositiva de conceitos - vídeos, ebooks e leitura de artigos e outros materiais. Todas as subunidades terão momentos de interatividade e trabalho desenvolvido pelo próprio aluno
|
Curso Elearning com um processo de avaliação que irá incluir: Fóruns de discussão (15%) | entrega de trabalhos e análise de casos de estudo (30%)| resposta a questões (15%) e um trabalho final de aplicação a contexto (40%). Cada subunidade obrigará à demonstração de aquisição de conhecimento.
From evidence-based policy to the good governance of evidence,
OECD (2019), The Path to Becoming a Data-Driven Public Sector, OECD Digital Government Studies, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/059814a7-en. | Broomfield, H. Reutter, L (2021) Towards a Data-Driven Public Adminsitrtion: An Empirical Analysis of Nascent Phase Implementation, Scandinavian Journal of Public Administration 25(2):3-97 | Brown, D.C.G. and Toze, S. (2017), Information governance in digitized public administration. Can Public Admin, 60: 581-604. https://doi.org/10.1111/capa.12227 | Mittal, P. (2020). Big data and analytics: a data management perspective in public administration. International Journal of Big Data Management, 1(1), 1. https://doi.org/10.1504/ijbdm.2020.10032871 | Parkhurst, J. (2017) The Politics of Evidence, Routledge
https://joinup.ec.europa.eu/collection/study-data-analytics-member-states-and-citizens | https://www.ttec.com/articles/data-driven-decision-making-work-public-sector | https://www.govx.digital/data/essential-guide-data-driven-government | https://onlinemasters.ohio.edu/blog/why-learning-data-analysis-is-essential-for-public-administrators/
Ética, Cibersegurança e Privacidade
No final desta unidade curricular os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer os conceitos de ética e integridade e a sua centralidade na gestão pública
- Caraterizar as noções associadas aos conceitos de Ética e de Conduta no exercício de funções públicas
- Conhecer as metodologias e os cuidados associados à elaboração de instrumentos de promoção da ética e integridade nas instituições públicas
- Conhecer os principais indicadores da área digital
- Conhecer os principais indicadores específicos da área da Cibersegurança e Privacidade
- Consciencializar para os principais desafios que o caminho para a transformação digital enfrenta
- Alertar para os riscos inerentes à utilização de tecnologias de informação
- Aprender as principais medidas de políticas pública na área da Cibersegurança e Privacidade e respetivas medidas de prevenção e proteção
- Desenvolver competências de pensamento estratégico sobre os fatores críticos para uma economia digital face a novos desafios
1. A Ética, a Conduta e a Integridade no serviço público:
A Conduta e a integridade como concretização dos valores da Ética;
As garantias de imparcialidade e o conflito de interesses;
Dilemas éticos e a sua resolução.
A Carta Ética e outros referenciais normativos;
Códigos de ética e de conduta;
Abordagem a referenciais éticos na inteligência artificial (IA)
2. Cibersegurança
A Administração Pública (AP) e o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço
Enquadramento regulatório
Organismos da AP afetos à cibersegurança
Reporte de incidentes e estudos de caso
Construção de uma cultura de Cibersegurança na AP
IA e aprendizagem automática: riscos, vantagens, impactos; ética e segurança dos algoritmos.
3. Privacidade
Os desafios dos dados no setor público, da sua reutilização e da privacidade
O RGPD, a Lei de execução e a abordagem baseada no risco
Políticas de proteção de dados na AP
A proposta de regulamento de IA da UE
O regime especial do RGPD para a estudos e investigação científica
A avaliação é ao longo do semestre.
Inclui três exercícios individuais ao longo do semestre (12,5% cada exercício) e um trabalho final realizado em grupo (62,5%).
Para o aluno ser aprovado por avaliação ao longo do semestre deve obter uma classificação maior ou igual a 9,5 valores de média ponderada, devendo obter uma classificação mínima de 7 valores em cada um dos exercícios individuais de avaliação.
Os alunos não aprovados por avaliação ao longo do semestre possuem duas épocas de exame (1ª e 2º época). O exame realiza-se por meio de entrega de trabalho individual escrito.
- Barros, G. O. de (2018). A Cibersegurança em Portugal. Tema Económico n.º 56, Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. https://www.gee.gov.pt/pt/estudos-e-seminarios/estudos-de-temas-economicos-category/34-temas-economicos/17741-a-ciberseguranca-em-portugal. - Barros, G. O. de (2021). Digitalisation, Skills and Cybersecurity in Portugal ? Critical Factors in a Digital Economy driven by Covid-19. Tema Económico n.º 89, Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. - Bilhim, João (2014), ?As Práticas dos Gestores Públicos em Portugal e os Códigos de Ética?. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2014v35n69p61/28383 - Gameiro, António Ribeiro (2020), ?Ética e integridade na vida pública?, in Maia, A. J., Almeida, J.F., Silva, M. T. & Serra, R. (Coords), Ética e Integridade na Vida Pública, Lisboa, Almedina." European Union Agency for Fundamental Rights, The Handbook on European data protection law, 2018, http://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-coe-edps-2018-handbook-data-protection_en.pdf, http://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-coe-edps-2018-handbook-data-protection_en.pdf
Tema 1: - Figar, Nadica e Dordevic, Biljana (2016), ?Managing an Ethical Dilemma?, Economic Themes. Disponível em: http://www.economic-themes.com/pdf/et2016en3_02.pdf - Maia, António João (2020), ?Ética e integridade na Governação Pública ? A corrupção e a fraude, e a sua prevenção?, in Maia, A. J., Almeida, J.F., Silva, M. T. & Serra, R. (Coords), Ética e Integridade na Vida Pública, Lisboa, Almedina. - Naessens, Hilda (2010), ?Etica publica y transparência?. Disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00531532/document - Provedor de Justiça Europeu, O Código Europeu de Boa Conduta Administrativa. Disponível em: https://www.ombudsman.europa.eu/pt/publication/pt/3510- Soares, Luis Miguel Pereira (2008), ?A Ética na Administração Pública?, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. - Santos, António J. Marques dos (2011), ?A Ética Organizacional como Instrumento de Gestão na Prossecução do Interesse Público, 8. ° Congresso nacional de Administração Pública, 21 a 22 de novembro de 2011?. Disponível em: http://repap.ina.pt/bitstream/10782/585/1/A%20etica%20organizacional%20como%20instrumento%20de%20gestao.pdf - Silva, António Santos e João Figueiredo (2017), ?Conflito de interesses e ética do serviço público?, in Maia, A. J., Sousa, B., Pimenta, C. (Coords), Ética e Integridade na Vida Pública, Lisboa, Almedina. - OCDE (2017), Recomendação do Conselho da OCDE sobre Integridade Pública. Disponível em: https://www.oecd.org/gov/ethics/integrity-recommendation-brazilian-portuguese.pdf - The Greens/EFA parliamentary group (2018), The costs of corruption across the European Union. Disponível em: https://www.greens-efa.eu/files/doc/docs/e46449daadbfebc325a0b408bbf5ab1d.pdf Legislação: - Constituição da República Portuguesa; - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho; - Código do Procedimento Administrativo; - Código Penal; - Código de Conduta do XXIII Governo Constitucional, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2022; - Regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, aprovado pela Lei n.º 52/2019, de 31 de julho; - Mecanismo Nacional Anticorrupção e o regime geral de prevenção da corrupção, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro; - Carta ética da Administração Pública; - Projeto-piloto de implementação do princípio da «pegada legislativa» no âmbito do procedimento legislativo governamental, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 143/2021, de 3 de novembro; - Carta Deontológica do Serviço Público de Portugal, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros, n.º 18/93, de 18 de fevereiro. Tema 2: - Barros, G. O. de (2018). A Economia da Cibersegurança. Tema Económico n.º 54, Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. https://www.gee.gov.pt/pt/estudos-e-seminarios/estudos-de-temas-economicos-category/34-temas-economicos/17739-a-economia-da-ciberseguranca. - Estrutura de Missão Portugal Digital (2020). Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal. https://www.portugal.gov.pt/gc22/portugal-digital/plano-de-acao-para-a-transicao-digital-pdf.aspx. - European Commission (2020). Digital economy and society statistics ? enterprises. https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Digital_economy_and_society_statistics_-_enterprises. - European Commission (2020). Special Eurobarometer 499 - Europeans? attitudes towards cyber security. https://data.europa.eu/data/datasets/s2249_92_2_499_eng?locale=en. - European Commission (2021). Analysis of the recovery and resilience plan of Portugal. Commission Staff Working Document. https://ec.europa.eu/info/sites/default/files/com_321_7_swd_pt.pdf. - European Commission - DG Communications Networks, Content & Technology (2020). Shaping the Digital Transformation in Europe. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/shaping-digital-transformation-europe. - European Union Agency for Cybersecurity (2021). EU Cybersecurity Initiatives in the Finance Sector. https://www.enisa.europa.eu/publications/EU_Cybersecurity_Initiatives_in_the_Finance_Sector. - INCoDe.2030 (2019). AI Portugal 2030 - Portuguese National Initiative on Digital Skills: An Innovation and Growth Strategy to foster Artificial Intelligence in Portugal in the European context. https://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/julho_incode_brochura.pdf. - International Telecommunication Union (2021). Global Cybersecurity Index 2020. https://www.itu.int/en/myitu/Publications/2021/06/28/13/22/Global-Cybersecurity-Index-2020. - Microsoft and EY (2020). Artificial Intelligence in the Public Sector ? Portugal - European Outlook for 2020 and Beyond - How 213 Public Organizations Benefit from AI. https://info.microsoft.com/WE-DTGOV-CNTNT-FY21-09Sep-22-ArtificialIntelligenceinthePublicSector-SRGCM3835_01Registration-ForminBody.html. - Microsoft and EY (2018). Artificial Intelligence in Europe ? Portugal - Outlook for 2019 and Beyond - How 277 Major Companies Benefit from AI. https://pulse.microsoft.com/uploads/prod/2018/10/WE_AI_Report_2018.pdf. - Milasi, S., González-Vázquez, I., and Fernández-Macías, E.. (2021). Telework before the COVID-19 pandemic: Trends and drivers of differences across the EU. OECD Productivity Working Papers, 2021-21, OECD Publishing, Paris. https://www.oecd-ilibrary.org/economics/telework-before-the-covid-19-pandemic_d5e42dd1-en. - Nordea (2018). Cybersecurity ? Nordea On Your Mind. https://www.naseco.se/wp-content/uploads/2018/03/Cybersecurity.pdf. - OECD (2021). OECD Science, Technology and Innovation Outlook 2021 - Times of Crisis and Opportunity. https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oecd-science-technology-and-innovation-outlook-2021_75f79015-en. - OECD (2021). The Digital Transformation of SMEs - OECD Studies on SMEs and Entrepreneurship. OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/bdb9256a-en. - OECD (2020). Building Digital Workforce Capacity and Skills for Data-intensive Science. OECD Publishing, Paris. https://www.oecd.org/publications/building-digital-workforce-capacity-and-skills-for-data-intensive-science-e08aa3bb-en.htm. - República Portuguesa (2021). PRR ? Plano de Recuperação e Resiliência. https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDQzNgYA62SpeQUAAAA%3d - Sistema de Segurança Interna (2021). Relatório Anual de Segurança Interna de 2020 do Sistema de Segurança Interna. https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=relatorio-anual-de-seguranca-interna-2021. - Tourism Economics (2019). The Impact of Online Content on Portuguese Tourism: An extension of prior analysis for other European countries. https://s3.amazonaws.com/tourism-economics/craft/Case-Studies-Docs/TE-Impact-of-Online-Content-on-Portugal-Tourism.pdf - We Are Social and Hootsuite (2021). Digital in 2021. https://wearesocial.com/digital-2021. - World Economic Forum (2021). The Global Risks Report 2021. https://www.weforum.org/reports/the-global-risks-report-2021. A. Barreto Menezes Cordeiro, Direito da Proteção de Dados à luz do RGPD e da Lei n.º 58/2019, 2020, Cordeiro (2020),
Formulação de Políticas Públicas e Design Thinking
No final da UC, o aluno será capaz de:
1. Desenvolver habilidades de pensamento analítico e crítico combinando análise, julgamento e criatividade para gerar soluções inovadoras e tomar decisões estratégicas equilibradas num ambiente global.
2. Obter uma compreensão clara das possibilidades de design thinking, com uma compreensão prática de como diferentes organizações, podem se beneficiar das estratégias e técnicas de design thinking.
3. Permitir que os alunos aprendam habilidades de pensamento crítico
4. Definir criatividade, perceber como a criatividade pode ser estimulada, e descrever or três tipos de sistemas de gestão de ideias.
5. Compreender a importância das equipas, estruturas de equipas e redes para a inovação.
6. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem do estudo de políticas públicas
7. Conhecer a fase de conceção e desenho de políticas públicas e desenhar uma política pública"
Parte I:
1.Análise de políticas públicas
a-Políticas e politica
b-Instituições governamentais e atores políticos
c- desenho de política pública e o policymaking
2.Processo político: o ciclo das políticas públicas
3.O agendamento de políticas
a-Conceitos fundamentais
b-Modelo dos fluxos múltiplos, equilíbrio pontuado e outros
4. A formulação de políticas
a-Definição de problemas
b- Formulação de objetivos
c-Resultados, eficácia e eficiência
5.Governança multinível e formulação de política multinível
6.Implementação, erro e aprendizagem
a-As abordagens top-down e bottom-up
b-Processos organizacionais
c- A aprendizagem a partir da implementação
Parte II
1.Introdução ao design thinking
2.O poder do porquê
3.Contar histórias e como preparar a mente
4.O processo de geração de ideias e superação da resistência
5.Mapeamento mental
6.O que impressiona e o que funciona
7.Projetando uma comunicação que move pessoas
8.Pensamento criativo e transformação digital
A avaliação desta UC decorre:
1) ao longo do semestre com trabalhos individuais, em conformidade com as orientações dadas na plataforma de e-learning, designadamente:
a) Relatório de análise / formulação de política (60%)
b) Vídeo gravado pelo aluno online para apresentação das reflexões finais e observações dos principais tópicos de aprendizagem (40%).
ou
2) por exame, que consiste na realização de trabalho individual, em conformidade com as orientações dadas na plataforma de e-learning.
a) Relatório de análise / formulação de política (60%)
b) Vídeo gravado pelo aluno online para apresentação das reflexões finais e observações dos principais tópicos de aprendizagem (40%).
Smith, Catherine (2018), Writing Public Policy 5th Edition. New York, Oxford University Press
Peters, B. G. (2018). Policy problems and policy design. Edward Elgar Publishing
Kraft, M. E., Scott R. F. (2018). Public Policy.6th Edition. T. Oaks, CQPress
Knoepfel, Peter, Corrine Larrue, Frédéric Varone, e Michael Hill (2007). Public Policy Analysis. Bristol, Polity Press University of Bristol
Kingdon, J. W. (2014), Agendas, Alternatives, and Public Policies.2nd Edition. Harlow. Pearson
Dye, T. R. (2017). Understanding Public Policy.15th Edition. Boston. Pearson
Cairney, P., Heikkila, T., & Wood, M. (2019). Making policy in a complex world. Cambridge University Press
Cairney, P. (2020). Understanding Public Policy.2nd Edition. London, Red Globe Press
Capella, A. (2018). Formulação de Políticas Públicas . Brasilia: ENAP
Birkland, T. (2016). An Introduction to the Policy Process.4th Edition. N. York, Routledge
Anderson, J. (2010). Public Policymaking.7th Edition. Belmont. Cengage
Zittoun, P. (2021). A abordagem pragmática das políticas públicas. Sociologia política da ação pública: teorias, abordagens e conceitos. Brasília: Enap.
Weible, Christopher M., and Paul A. Sabatier. Theories of the policy process. 4th Edition. New York. Routledge, 2018.
Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2013), Políticas públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Almedina;
Rodrigues, M. L. (2014). O modelo das etapas e a análise das políticas públicas. A. Serrano, C. Rodrigues, F. Balsa, J. Nogueira, J. Malheiro, L. Araújo, M. Rodrigues, M. Matroca, M. Coelho, P. Ministro, R. Pimpão, R. Silva, R. Carvalho, S. Rodrigues, T. Alves: Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 17-34.
Ordóñez-Matamoros, Gonzalo (2013). Manual de Análisis y Diseño de Políticas Públicas, Bogotá, Universidade Externaso
Mota, L. F. (2020). Estudos de implementação de políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologia, Problemas e Práticas, (92), 133-150.
Moran, M, Martin Rein, e Robert Goodin (2008), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press.
Knill, Christoph, e Jale Tosun (2020). Public Policy: A New Introduction. Londres. Red Globe Press McConnell, A., & t Hart, P. (2019). Inaction and public policy: understanding why policymakers ?do nothing?. Policy sciences, 52(4), 645-661.
Howlett, Michael (2019). The Policy Design Primer. Choosing the Right Tools for the Job. New York, Routledge;
Hill, Michael (2005). The Public Policy Process. 4th Edition. London. Longman.Kim, C., & Nam, K. Y. (2021). Policy Puzzle Game: making policy ideas feasible and acceptable in policy co-design. CoDesign, 1-18.
Emmendoerfer, M. L. (2019). Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília. ENAP. Faria, C. A. P. (2022). O Movimento das Políticas Públicas Baseadas em Evidências: uma radiografia crítica. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, 1(97).
Crow, D., & Jones, M. (2018). Narratives as tools for influencing policy change. Policy & Politics, 46(2), 217-234.
Capano, G., & Howlett, M. (2020). The knowns and unknowns of policy instrument analysis: Policy tools and the current research agenda on policy mixes. Sage Open, 10(1).
Cairney, P. (2018). Three habits of successful policy entrepreneurs. Policy & Politics, 46(2), 199-215.
Cairney, P. (2016). The politics of evidence-based policy making. Londres. Palgrave Macmillan.
Bemelmans-Videc, M. L., Rist, R. C., & Vedung, E. O. (Eds.). (2011). Carrots, sticks, and sermons: Policy instruments and their evaluation (Vol. 1). Transaction Publishers.
Araújo, L., & Rodrigues, M. D. L. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, problemas e práticas, (83), 11-35.
Anderson, S. E., DeLeo, R. A., & Taylor, K. (2020). Policy entrepreneurs, legislators, and agenda setting: information and influence. Policy Studies Journal, 48(3), 587-611.
Acciai, C., & Capano, G. (2021). Policy instruments at work: A meta?analysis of their applications. Public Administration, 99(1), 118-136.
Estado, Governança e Políticas Públicas
Esta unidade curricular tem como objectivos :
(a) Identificar principais conceitos, teorias e modelos no domínio do Estado, Administração e Políticas Públicas;
(b) descrever situações e diagnósticos na Administração Pública;
(c) identificar e contrastar principais teorias sobre a Administração Pública e as Políticas Públicas;
(d) descrever e utilizar grelhas analíticas e indicadores sobre a evolução e características do Estado, da Administração.
1. CRIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ESPAÇO DO PODER
- Formação de um espaço institucional e administrativo do poder
- Sistemas de poder e modalidades de administração (perspectiva histórica)
2. O ESTADO E SOCIEDADE:
- Factores de crescimento do Estado e da administração
- Evolução e modalidade: respostas aos desafios contemporâneos
- Estado: modelo de interacção, funções e mecanismos de acção
- O modelo de Estado em transição
- Reorganização das suas funções
3. AÇÃO DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- O ciclo das políticas públicas
- Os Atores em Politicas Públicas
- Teorias e modelos de análise de Políticas Públicas
4. ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- Características da Administração pública
- Principais problemas de organização e de funcionamento
- Diferentes perspectivas de reforma da administração pública e processo de convergência
- Agências e Autoridades independente na administração pública
- Redes
A avaliação desta UC decorre:
1) ao longo do semestre (regime de presença nas aulas mínimo de 75% de assiduidade). Contempla a participação nas aulas e trabalho/os em grupo (25%) e um trabalho individual final (75%) com no máximo 15 páginas, em conformidade com as orientações dadas na plataforma de e-learning. Se necessário, o mesmo poderá ser discutido em apresentação individual oral.
ou
2) por exame consiste na realização de trabalho escrito individual, de 20 páginas (100%), em conformidade com as orientações dadas na plataforma de e-learning. Se necessário, o mesmo poderá ser discutido em apresentação individual oral.
Baute, S., Meuleman, B.,&Abts, K.(2019) Welfare State Attitudes and Support for Social Europe: Spillover or Obstacle?,Journal of Social Policy, 48,127-145 Bouckaert, G., & Brans, M. (2019) The politics of bureaucracy in the face of different legal futures. 21, 530-540 Castles, Leibfried & Pierson (Eds) (2010) The Oxford Handbook of Welfare State, Oxford Univ.Press Ferlie Ewan et. al (2007) The Oxford Handbook of Public Management, Oxford Univ.Press Ferraz, D.(2020). Políticas Públicas e Segurança Social: génese, funções, tensões e Equilíbrios. In SEGURANÇA SOCIAL: SISTEMA, PROTEÇÃO, SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE. Giauque, David (2003), New Public Management and organizational regulation:the liberal bureaucracy?IRAS,69:4 Loeffler, E. (2023). Co-production of public services and outcomes. In Public Management and Governance (pp. 299-314). Routledge.
Araújo, J. Filipe (2000), ""Tendências recentes de abordagem à reforma administrativa"", Revista de Administração e Políticas Pública, Vol. I, nº 1 Araújo, Joaquim F Esteves (2002), ?NPM and the change in the Portuguese central Government?, International Public Management Journal, 5 (3) Aspalter, Christian (2006), ?The East Asian Welfare Model?, International Journal of Social Welfare, 15 Behen, Robert (1998), The New Public Management Paradigm and the Search for Democratic Accountability?, International Public Management Journal, 1998 Bouckaert, Geert (2003), ?La Réforme de la Gestion Publique change-t-elle les Systèmes Administratifs ? » Revue Française d?Administrations Publique, nº 105/10, Bouckaert, G. (2023). The neo-Weberian state: From ideal type model to reality? Max Weber Studies, 23(1), 13-59. Bovens, Mark (2007),?Public Accountability?, in Ewan Ferlie. Laurence Lynn Jr & Christopher Pollitt, The Oxford Handbook of Public Management, Oxford, Oxford University Press Bozeman, Barry (2007), Public Values and Public Interest ? Counterbalancing economic individualism, Washington, Georgetown University Press Braithwaite, John (2006), «The Regulatory State? in Rhodes R.A., Sarah Binder e Berta Rockman, The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, Oxford University Press Bumgarner, John (2009), ?The Irony of NPM. The inevitable extension of the role of the American State?, The American Review of Public administration, Vol. 30, nº 2 Castles, Francis (2001), ?Needs-Based strategies of social protection in Australia and New Zealand?, in Gosta Esping-Andersen (ed. By), Welfare State in Transition ? National adaptations in global economies, London, Sage Publications Castles, Leibfried & Pierson (Eds) (2010) The Oxford Handbook of Welfare State, Oxford Univ.Press Christensen Tom e Per Laegreid (2006), Autonomy and Regulation ? Coping with Agencies in the Modern State, Cheltenham, Edward Elgar Christensen, Laegrid (2006), Rebalancing the State: Reregulation, em Autonomy and Regulation, Edward Elgard Denhardt, Janet e Robert Denhardt (2003), The new service public ? Serving, not Steering, NY, M.E. Sharpe Dingwall, Robert and Tim Strangleman (2007), ?Organizational Cultures in the Public Service?, in Ferlie, Ewan, Laurence Lynn e Christopher Pollitt (2007) , The Oxford Handbook of Public Management , Oxford, Oxford University Press Esping-Andersen, G. (2000), ?Um Estado-providência para o século XXI?, in M.J. Rodrigues (Coor.), Para uma Europa da Inovação e do Conhecimento, Oeiras, Celta Editora Farrell, Catherina e Jonathan Morris (2003), ?The ?neo bureaucratic? State: Professionals, managers and professionals managers in school, general practice and social work?, Organization, 10. 1 Farrell, Catherine (2000), ""Citizen Participation in governance"", Public Money and Management, January-March Ferrera, Maurizio (2008), ?The European Welfare State: Golden Achievements, Silver Prospects?, West European Politics, Vol. 31, nº 1-2 Flora, Peter e Jens Alber (1984), ?Modernizations, democratization and the development of welfare states in western Europe?, in Peter Flora e Arnold Heidenheimer (Org.), The Development of Welfare States in Europe and America, Londres, Transaction Publishers. Gay, Paul du (2009), The Value of Bureaucracy, Oxford, Oxford University Press Giauque, David (2003), ?New Public Management and organizational regulation: the liberal bureaucracy?, International Review of Administrative Sciences, 69:4 Giauque, David (2003), La Bureaucratie Libérale. Nouvelle gestion publique et régulations organisationnelle, Paris, L?Harmattan Giauque, David (2003), New Public Management and organizational regulation:the liberal bureaucracy?IRAS,69:4 Greffe, Xavier (1999), Gestion Publique, Paris, Dalloz Leibfried, Stephan e Michael Zürn (2005), Transformations of the state?, Cambridge, Cambridge University Press Majone, Giandomenico (1997), ?From the positive to the regulatory State: Causes and consequences of changes in the mode of governance"", Journal of Public Policy, 17, 2, 1997 Mozzicafreddo, Juan (1998), ?Estado, modernidade e cidadania?, in José M. P. Leite Viegas e António Firmino da Costa, Portugal, que modernidade? Oeiras, Celta Editora Mozzicafreddo, Juan (2000), Estado-providência e Cidadania em Portugal, Oeiras, Celta Editora (1ª edição de 1997) Mozzicafreddo, Juan (2001), ?Modernização da administração pública e poder político?, in J. Mozzicafreddo e J. Salis Gomes (org.), Administração e política ? Perspectivas de reforma da administração pública na Europa e nos Estados Unidos, Oeiras, Celta Editora Mozzicafreddo, Juan (2003), ?La décentralisation administrative et les innovations des politiques régionales au Portugal"", Sociologia ? Problemas e Práticas, 41 Mozzicafreddo, Juan et al. (2007), Interesse Público, Estado e Administração, Oeiras, Celta Editora Mozzicafreddo, Juan et. al. (2003), Ética e administração ? Como modernizar os serviços públicos?, Oeiras, Celta Editora Mulvey, G. (2018). Social Citizenship, Social Policy and Refugee Integration: a Case of Policy Divergence in Scotland? Journal of Social Policy, 47(1), 161-178. doi:10.1017/S0047279417000253Kevins, A., Horn, A., Jensen, C., & Van Kersbergen, K. Motive Attribution and the Moral Politics of the Welfare State. Journal of Social Policy, 1-21. doi:10.1017/S0047279419000175 Nolan, B., Salverda, W., Checchi, D., Marx, I., McKnight, A., Tóth, I. G., & van de Werfhorst, H. G. (2014). Changing Inequalities and Societal Impacts in Rich Countries: Thirty Countries' Experiences: OUP Oxford. Painter, Martin e B. Guy Peters (2010), ?The analysis of administrative tradition? and ?Administrative traditions in comparative perspective ? Families, Groups and Hybrids?, in Martin Painter e B. Guy Peters, Tradition and Public Administration, London and New York, Palgrave & Macmillan Peters, B. Buy (2009), ?Still the century of Bureaucracy? ? The role of public servants?, Public Policy and Administration, nº 30 Peters, B. Guy e Donald Savoie (2000), Governance in the Twenty-first Century-Revitalizing the Public Service, London, McGill-Queen?s University Press Pierson, Christopher (2011), The Modern State, London and New York, Routledge (3ª edição) Pitschas, Rainer (1993), ?Aspects of Max Weber? Theory on Bureaucracy and New Public Management?, The Indian Journal of Public Administration, Vol. XXXIX, nº 4 Pitschas, Rainer (2007), ?Gestão do valor público ? Um conceito de governação pública baseado no valor entre a economização e o bem comum?, in Mozzicafreddo, Juan et al. (2007), Interesse Público, Estado e Administração, Oeiras, Celta Editora Pollitt, Christopher e Geert Bouckaert (2004), Public Management Reform ? A comparative analysis, Oxford, Oxford University Press (2ª Edição) Rocha, J.A. Oliveira (2001), Gestão pública e modernização administrativa, Oeiras, INA Rocha, J.A. Oliveira e Joaquim F. Esteves Araújo (2007),?Administrative Reform in Portugal: Problem and Prospect?, International Review of Administrative Science, 73 Rosteutscher, Sigrid (2000), ""Democracia associativa: as instituições voluntárias como campo de treino para a democracia?"", in José M. P. Leite Viegas e Eduardo Costa Dias (Org), Cidadania, integração e globalização, Oeiras, celta Editora Schmidt, J. Pedro (2008), ?Para entender as políticas públicas. Elementos conceptuais e metodológicos?, em Jorge Renato do Reis e Rogério Gesta Leal (orgs.), Direitos sociais e políticas públicas, Santa Cruz do Sul, EDUNISC Rosenbloom, D. H., Kravchuk, R. S., & Clerkin, R. M. (2022). Public administration: Understanding management, politics, and law in the public sector. Routledge. Stillman II, Richard J. (1997), ?American vs. European Public Administration: Does Public Administration Make the Modern State, or Does the State Make Public Administration??, Public Administration Review, Vol. 57, nº4 Stivers, Camila (1998), ?Active Citizenship and Public Administration?, in Gary Wamsley et al., (Ed. by) Redounding Public Administration, Newbury Park, Sage Publication Strayer, Joseph (1969), As origens medievais do Estado moderno, Lisboa, Gradiva Teles, F. (2021). Descentralização e poder local em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Waters, Malcom (1999), Globalização, Oeiras, Celta Editora Yih-Jiunn Lee and Yeun-wen Ku (2007), ?East Asian Welfare Regimes: Testing the hypotheses of the development Welfare State?, Social Policy and Administration, Vol. 41, nº 2
Trabalho de Projeto em Administração Pública e Digitalização
No final da u.c. os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos,para que possam vir a fazer escolhas adequadas de transformação digital;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou aplicação, desde a definição do problema, à conceptualização,operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção, tendo por base novos projetos ou os a decorrer institucionalmente.
O trabalho proposto diz respeito á transferência das aprendizagens realizadas e sua aplicação em conformidade com as necessidades organizacionais identificadas na Administração Pública. O trabalho de projecto é realizado a partir de uma perspectiva de investigação acção pelo que assenta numa lógica de interacção com as actividades de diagnóstico e caracterização dos contextos e de desenho/desenvolvimento de um Projecto Aplicado que será decorrente das necessidades observadas no terreno.
Conteúdos Programáticos:
1.Concepção de um projecto individual de investigação/aplicado: exemplos e processos em curso
2.Organização e desenvolvimento de um Projecto Aplicado que promova o desenvolvimento organizacional na Administração Pública.
3.Apresentação de um Projecto Aplicado.
O Projecto de Aplicação será objecto de apreciação e discussão pública por um júri, que terá em consideração indicadores como a inovação, qualidade e organização do Projecto de Aplicação apresentado. Será tido também em consideração a coerência interna, pertinência, clareza e precisão do discurso. A avaliação consta de duas partes, e é realizada da seguinte forma:
•Relatório do Projecto de Aplicação.
•Apresentação e Discussão do Relatório do Projecto de Aplicação
-
-
Acreditações