Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial e à distância
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Trabalho de Projeto em Administração Pública e Digitalização |
Estado, Governança e Políticas Públicas
David Ferraz é Professor Associado do ISCTE e diretor do Doutoramento e Mestrado em Administração Pública. É doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA.
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa.
Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022.
Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Dados na Decisão e Gestão Pública |
Formulação de Políticas Públicas e Design Thinking
Big Data e Inteligência Artificial nas Políticas Públicas
Luís Miguel Martins Nunes, licenciado em Informática pela Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1997, tese orientada pelo Prof. Luís Borges de Almeida) e doutoramento em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). Entrou no Iscte em 1997 como Assistente e é atualmente Professor Associado. Tem também contribuído como investigador na área de Aprendizagem Automática em várias unidades de investigação desde 1997 (INESC, ADETTI, LIACC, IT e ISTAR) permanecendo membro do ISTAR até à data.
Ética, Cibersegurança e Privacidade
Nuno David é professor no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena os cursos "Cibersegurança, Ética e Privacidade" no Mestrado em Administração Pública, "Ética Profissional, Computação e Sociedade" no Mestrado em Engenharia Informática e de Telecomunicações, e "Segurança, Ética e Privacidade" na Licenciatura em Ciência de Dados.
É atualmente Encarregado de Proteção de Dados do Iscte, Presidente da Comissão de Ética da Escola de Tecnologias e Arquitetura e membro do Conselho de Ética do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Seus interesses de investigação abrangem simulação social, modelos baseados em agentes, ética computacional, privacidade e proteção de dados. Foca-se também na filosofia da ciência da computação, epistemologia das ciências sociais computacionais e, em particular, as implicações de abordagens computacionais e interdisciplinares para as teorias e metodologias das ciências sociais.
Nuno David licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica - Ramo de Informática, pela Universidade de Coimbra. Obteve o Mestrado e Doutoramento na Universidade de Lisboa, especializando-se em simulação social baseada em agentes, em colaboração com a Universidade de São Paulo, Brasil.
Big Data e Inteligência Artificial nas Políticas Públicas
Paulo Vieira é professor convidado no ISCTE-IUL e estudante-investigador no LASIGE (FCUL).
O seu background académico incluí um Bacharelato em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, uma licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e um mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Actualmente, está a desenvolver o trabalho de doutoramento em Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Os seus interesses de investigação são em emoção, aprendizagem máquina e sistemas de informação.
Formulação de Políticas Públicas e Design Thinking
Ética, Cibersegurança e Privacidade
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00