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Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1027/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1027/2011/AL01 de 19-04-2017 | R/A-Ef 1027/2011/AL02 de 29-03-2018
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00

Propinas UE (2024/2025)

1.ºAno 697.00 €
2.ºAno 697.00 €
3.ºAno 697.00 €

A propina de cada ano pode ser paga de uma vez só ou em prestações.

Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2024/2025

1º Ano
Culturas: Identificações e Diferenciações
6.0 ECTS
Epistemologia e Conhecimento Antropológico
6.0 ECTS
Práticas de Trabalho Universitário
6.0 ECTS
Problemáticas Centrais da Reflexão Antropológica
6.0 ECTS
Ciência, Sociedade e Cultura
6.0 ECTS
História da Antropologia
6.0 ECTS
Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação
6.0 ECTS
Mapas Etnográficos 1: Américas e África
6.0 ECTS
Mapas Etnográficos 2: Ásia e Oceania
6.0 ECTS
2º Ano
Leituras Etnográficas
6.0 ECTS
Poderes: o Económico e o Político
6.0 ECTS
Relações: Géneros, Famílias, Parentesco
6.0 ECTS
Colonialismo, Pós-Colonialismo e Antropologia
6.0 ECTS
Métodos Biográficos
6.0 ECTS
Símbolos: Linguagem, Ação e Cognição
6.0 ECTS
3º Ano
Antropologia e Imagem
6.0 ECTS
Etnografia Portuguesa
6.0 ECTS
Debates Teóricos Contemporâneos
6.0 ECTS
Práticas Profissionais de Antropologia
6.0 ECTS
Estágio Curricular
6.0 ECTS

Optativas recomendadas

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

Objetivos

Proporcionar aos alunos conhecimentos, aptidões e competências, ao nível teórico e metodológico básicos na área da Antropologia para uma formação cultural e científica, para uma cidadania informada e para a análise da diversidade cultural, bem como algumas competências de caráter profissional. Organizado num conjunto de UCs teóricas de problemáticas antropológicas e de mapas etnográficos; de laboratórios e metodologias; de optativas antropológicas; de optativas e competências transversais interdisciplinares. A sua conclusão permite:

  1. Aquisição de competências em reunir informação relevante para o tratamento de um tema ou problemática antropológica;
  2. Demonstrar conhecimento e compreensão geral no campo da Antropologia;
  3. Prosseguir os seus estudos em Antropologia em qualquer das suas especialidades de 2º ciclo ou pós-graduadas;
  4. Total mobilidade no país ou no estrangeiro;
  5. Ingressar no mercado de trabalho em funções que exijam as competências obtidas no 1º ciclo.

Ao concluir um curso de Antropologia de 1º ciclo o estudante deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:

  1. Demonstrar conhecimento e compreensão do campo de estudos da Antropologia e, especificamente: a) Possuir uma visão abrangente da diversidade cultural no espaço e no tempo; b) Compreender as implicações das relações interculturais e do etnocentrismo; c) Situar a problemática do desenvolvimento sócio-cultural e dos desafios do mundo contemporâneo; d) Possuir um conhecimento e orientação gerais em relação às problemáticas das áreas etnográficas estudadas; e) Possuir um conhecimento mais específico de pelo menos uma dessas áreas ou de um tema transversal; f) Identificar as principais questões tratadas pelas ciências sociais no seu conjunto e pela antropologia em particular, bem como possuir uma visão geral do desenvolvimento da disciplina.
  2. Possuir a capacidade de aplicação profissional do conhecimento adquirido, limitada na formação do 1º ciclo à aquisição de competências em reunir informação relevante para o tratamento de um tema ou problemática antropológica e ainda à introdução a métodos etnográficos e técnicas de investigação. Estas competências são plenamente desenvolvidas no 2º ciclo.
  3. Demonstrar a capacidade e aptidão de reunir e interpretar dados relevantes para as temáticas abordadas pela disciplina e, em particular, de: a) comprovar, através de um trabalho de investigação, a capacidade para localizar e recuperar informação bibliográfica e material etnográfico; b) situar a problemática do desenvolvimento sócio-cultural; d) possuir uma compreensão de como os interesses, as categorias e as problemáticas da Antropologia se transformam ao longo do tempo e de como o debate antropológico está relacionado com as preocupações políticas e culturais de cada época.
  4. Obter competências relativas à resolução de problemas e demonstrar aptidões na sua comunicação oral ou escrita; saber reunir e julgar informação sobre problemas específicos da disciplina. Em particular, o estudante deve ter demonstrado: a) capacidade para realizar e apresentar de forma escrita e oral um trabalho de investigação de dimensões médias; b) capacidade para localizar e recuperar informação bibliográfica e material etnográfico e de os utilizar no tratamento de um tema ou de uma problemática antropológica; c) capacidade de desenvolver trabalho em equipe e individualmente
  5. OA5) Ter desenvolvido competências de aprendizagem que lhe permitam futuramente: a) aprofundar os seus estudos com um maior grau de autonomia; b) adquirir competências profissionais ao nível do segundo ciclo.

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Escola de Ciências Sociais e Humanas
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