Acreditações
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES)
Gestão de Doutoramentos
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W6d
doutoramentos.cies@iscte.pt
(+351) 210 464 195
2.ª f - 6ª f, 10:00 - 13:00 / 14:30 - 18:00
Período de aulas
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Comunicação Estratégica
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estudos de Internet
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados em Ciências da Comunicação
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Projecto em Ciências da Comunicação
18.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Investigação em Ciências da Comunicação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Media e Mediações Socioculturais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
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Optativas | 6.0 |
Optativas
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Optativas
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2º Ano | ||
Tese em Ciências da Comunicação
120.0 ECTS
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Tese em Ciências da Comunicação (120 Créditos) | 120.0 |
Tese em Ciências da Comunicação
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Tese em Ciências da Comunicação (120 Créditos) | |
3º Ano |
Pretende-se enquadrar a publicidade como um elemento do sistema de comunicação social, mas que possui objectivos pré-determinados, e verdadeiramente estratégicos.
É também objectivo revelar a publicidade como um discurso que valoriza o novo, o ideal de juventude, a cultura do efémero, a estetização dos produtos e a construção de universos imagéticos.
O objectivo da segunda parte consiste em promover a discussão e reflexão sobre qual dos cenários traçados por White e Mazur (1995) será mais pertinente para pensar o futuro das Relações Públicas. Pretende-se, assim, fomentar o pensamento crítico e a aquisição de competências que permitam a todos os que desejem tornar-se investigadores na área da Comunicação Estratégica,Relações Públicas ou da Comunicação no Interesse Público um elevado grau de conhecimento e capacidade de reflexão crítica sobre os fundamentos,problemas e desenvolvimentos desta disciplina tanto ao nível dos seus pressupostos teóricos como da sua prática profissional.
Esta unidade curricular organiza-se em unidades temáticas:
Na primeira serão abordadas as problemáticas da publicidade como estratégia de Comunicação e da relevância dos objectivos de comunicação; do discurso publicitário, da persuasão e dos apelos; das condicionantes do Consumo; e da dimensão psicológica do acto de consumo
Na segunda será abordada a noção de ?comunicação? no quadro delimitado pelas Relações Públicas:
a) a comunicação não é uma adenda às nossas acções mas um tipo especial de acção humana, uma acção humana intencional;
b) aquilo que significamos excede o que dizemos;
c) a linguagem está imbricada na trama que são todas as nossas actividades.
As RP como uma função estratégica de integração e desenvolvimento social permitindo às organizações conhecer e adaptar-se ao meio envolvente, promovendo e fomentando a negociação entre diferentes grupos visando o desenvolvimento social e económico.
Os doutorandos serão avaliados através de uma investigação de carácter individual.
BibliografiaAdam,J-M. & Bonhomme, M.(2000) La Argumentación Publicitaria, Madrid, CatedraDe Pelsmacker P.; Geuens M.; Van den Bergh J.(2004), Marketing Communications - A European Perspective, London: Prentice HallDilenshneider,R.[2010] The AMA Handbook of Public Relations, AMA, New YorkFalconi, T.[2004] Governare le relazioni ? obiettivi, strumenti e modelli delle relazioni pubbliche, il sole 24 ORE, Milão.Grice, H. P.[1957] ?Meaning?, Philosophical Review, 66Lipovestky, Jilles(2007) A felicidade paradoxal, Lisboa, Edições 70Percy, Larry, Elliott, Richard (2005), Strategic Advertising Management, New York., Oxford University Press,Searle, J. R.[1969] Speech Acts,An Essay in the Philosophy of Language, Cambridge University Press, New York, reimpresso 1994Tellis, Geradrd (2004), Effective Advertising, Sage Publications, CalifórniaVeríssimo, J.(2008) O corpo na Publicidade, Lisboa:Edições ColibriWhite, J. e E Mazur, L. [1995] Strategic Communications Management, Addison, England.
Bibliografia Opcional- Contribuir para a análise das implicações da Internet e tecnologias relacionadas nas sociedades contemporâneas, fornecendo os fundamentos conceptuais, teóricos e metodológicos para o aprofundamento de estudos nesta área;
- Reflectir e transmitir um conjunto alargado de perspectivas teóricas, modelos de pesquisa e na área dos estudos de internet;
- Introduzir temáticas e discutir experiências internacionais de pesquisa e teorização em torno dos impactos e transformações sociais na Era da Informação e das Redes.
Competências a adquirir:
- compreender o significado da existência de diferentes posicionamentos teóricos e conceptuais no contexto dos estudos de internet;
- desenvolver a capacidade de desenvolver pesquisas nesta área de estudos;
- adquirir a capacidade de avaliar criticamente a própria pesquisa e a de outros investigadores, contribuindo com investigação aprofundada nesta área, nomeadamente na pesquisa sobre transformações e impactos sociais.
1. A Revolução Informacional
2. Redes e Estados: política Global e Internet
3. Internet, Política e Sociedade (liberdade, participação, partilha, vigilância e privacidade)
4. A interacção social e os ambientes virtuais
5. As redes sociais e a vida quotidiana
A avaliação terá dois momentos essenciais, através da realização de uma apresentação de um texto em aula (artigo de revista científica ou um livro ou capítulo de um autor de referência - 40% da nota final) e um trabalho final ? apresentação de uma proposta de projecto de investigação, nas suas diversas etapas, ou ensaio crítico e argumentado de um ponto do programa (60% da nota final).
BibliografiaBerker, T, Hartmann, M., Punie, Y e Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press.Buckingham D. e R. Willett, Digital Generations, Erlbaum.Dutton, W. H. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of internet studies. OUP Oxford.Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford.Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg. Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA.Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press.Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann. Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, Londres.Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press.
Bibliografia OpcionalBakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage.Benkler, Y. (2008). The wealth of networks. Yale University Press.Castells, M. (2013). Communication power. OUP Oxford.Consalvo, M., & Ess, C. (Eds.). (2011). The handbook of internet studies (Vol. 14). John Wiley & Sons.Curran, J. (2010). Media and society. Bloomsbury Publishing.Curran, J., Fenton, N., & Freedman, D. (2016). Misunderstanding the internet. Routledge.Fuchs, C. (2011). Foundations of critical media and information studies. Routledge.Fuchs, C. (2007). Internet and society: Social theory in the information age. Routledge.Fuchs, C., Boersma, K., Albrechtslund, A., & Sandoval, M. (Eds.). (2013). Internet and surveillance: The challenges of Web 2.0 and social media (Vol. 16). Routledge.Hacker, K. L., & van Dijk, J. (Eds.). (2000). Digital democracy: Issues of theory and practice. Sage.Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage.Levinson, P. (2009). New new media. Boston: Allyn & Bacon.Livingstone, S., & Lievrouw, L. (2006). Handbook of new media: social shaping and social consequences. Sage Publications Ltd.Vaidhyanathan, S. (2011). The Googlization of everything. University of California Press.
MÓDULO I (M I)
- Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores na área da comunicação.
- Proporcionar o desenvolvimento de competências práticas que permitam aos estudantes a recolha, análise e exposição de dados de investigação.
Principais competências a adquirir:
- Domínio das principais metodologias aplicáveis a contextos comunicacionais.
- Capacidade de identificar um problema de investigação, decidir sobre os objectivos da investigação e seleccionar os métodos e técnicas apropriados para levar a cabo a investigação.
MÓDULO II (M II)
Proporcionar uma formação avançada em tratamento qualitativo dos resultados de uma pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, do software para Análise de Conteúdo - MAXqda(R).
MÓDULO I
1.Teorias e abordagens gerais às questões da investigação.
2. O primado da teoria. A construção dos modelos de análise.
2.1.Modelos de investigação qualitativos, quantitativos e mistos.
3. Metodologias ?lógico-dedutivas?
4. Metodologias ?compreensivas?
4.1. Fundamentos, características, objectivos e conceitos fundamentais.
4.2. Modelos e modelização da investigação qualitativa.
4.3. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. As entrevistas, as abordagens biográficas, a observação.
5. Selecção das unidades de observação e amostragem.
MÓDULO II
Design da pesquisa
Análise de Conteúdo: teoria e método
Análise de Conteúdo Assistida por Computador:
- Introdução ao MAXqda
- Codificação em MAXqda
- Codificação automática com Maxdictio
- Outputs do MAXqda
- Ferramentas visuais do MAXqda
Análise da relevância temática: Articulação entre o MAXqda e o Excel.
- Trabalho escrito individual com a estrutura de um projecto de investigação que traduza reflexão e aprofundamento de metodologias e técnicas a utilizar em Ciências da Comunicação.- Revisão crítica de um artigo científico tendo em conta os conhecimentos adquiridos em contexto de aula.
BibliografiaMÓDULO ICreswell, J. W. (2009). Research Design ? Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches. London: Sage.Gunter, B. (2000). Media research methods: measuring audiences, reactions and impact. London: Sage.Hammersley, M. & Atkinson, P. (2007). Ethnography: Principles in practice. London: Routladge.Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (2003). Mass Media Research: An Introduction. CA: Thomson/Wadsworth.MÓDULO IIFlick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.Gigglione, R e B. Matalon (1992), O Inquérito-Teoria e prática, Oeiras: Celta. Guerra, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia.Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados - Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa: Instituto Piaget.Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa ? Fundamentos e Práticas, Lisboa: Piaget
Bibliografia OpcionalNo final da unidade curricular os estudantes devem estar aptos a elaborar um projecto para uma investigação.
No final da unidade curricular os estudantes devem ter o seu projecto de tese elaborado.
Identificar o processo de se iniciar uma investigação;
Identificar o processo de justificar e conceptualizar uma investigação;
Identificar o processo de definir objectivos e hipóteses numa investigação, assim como os resultados esperados dessa investigação;
Identificar o processo através da qual se define o método para levar a efeito uma investigação.
A avaliação será a apresentação do referido projecto perante um júri.
BibliografiaALRECK, P.; SETTLE, R.(1995)The Survey Research Handbook, 2ª Ed. McGraw-Hill, BostonBEARDEN, W.,NETEMEYER, R.;(1999), Handbook of Marketing Scales - Multi-Item measures for Marketing and Consumer Behaviour Research, Sage PublicationsCRESWELL, J. W.(2009) Research Design, Qualitative, Quantitative, and Mixed Approaches, 3rd Ed, Sage Publications Ltd. DAVIS, J.,(1998), Advertising Research: Theory and Practice, Prentice Hall Business PublishingDENZIN, N.; LINCOLN, Y.(1994) Handbook of Qualitative Research, Sage Publications, CaliforniaFINK, A.,(1995), The Survey Kit, Sage PublicationsGUNTER, B.(2000). Media Research Methods, measuring audiences, reactions and impact. Sage PublicationsHILL, M.; HILL, A.(2000), Investigação por Questionário, Ed. Sílabo, LisboaKRUEGER, R.(1994, 2 Ed), Focus Groups, A Practical Guide for Applied Research, Sage PublicationsMALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F.(1999) Marketing Research an applied approach. 2nd European Edition, Prentice Hall, London
Bibliografia Opcional1) Colocar os doutorandos a par das tendências atuais da produção teórica e investigação em ciências da comunicação.
2) Conhecer exemplos de teorizações e investigações de excelência em comunicação apresentadas em seminário por convidados e, através das mesmas, boas práticas e desafios.
3) Sensibilizar os doutorandos, através deste portfólio de exemplos, para a escolha de temas de investigação pertinentes bem como enquadramentos téoricos, desenhos de pesquisa e metodologias adequadas de acordo com os interesses particular de cada aluno.
4) Potenciar exercícios de problematização de desenhos de pesquisa e articulação entre teorias e opções metodológicas.
1) Apresentação da UC: objetivos, calendarização e avaliação.
2) Sessões temáticas em seminário com convidados internacionais.
Os alunos deverão apresentar um trabalho individual escrito (com peso de 100%) onde procedam a um exercício de pesquisa e mapeamento das investigações pertinentemente relacionadas com a temática da sua tese.Seguidamente o discente deverá escolher uma ou mais investigações de relevo para conduzir uma desconstrução crítica do seu desenho de pesquisa e problematização teórico-metodológica.A avaliação não contínua será realizada por trabalho nos mesmo moldes do anterior.
BibliografiaBerger, Arthur Asa (2019) Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches, Londres, SageBryman, Alan (2016) Social Research Methods (5ª. ed.), Oxford, Oxford University PressCroucher, Stephen M. & Cronn-Mills, Daniel (2015) Understanding communication research methods: a theoretical and practical approach, New York, RoutledgeHansen, Anders & Machin, David (2013) Media and communication research methods. London, PalgraveJensen, K. Bruhn (ed.) (2012) A handbook of media and communication research: qualitative and quantitative methodologies (2ª. ed.), London, RoutledgeKubitschko, S., & Kaun, A. (Eds.). (2016) Innovative methods in media and communication research. Cham, Palgrave MacmillanMcQuail, Denis & M. Deuze (2020) McQuails Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.), London; SageTreadwell, D., & Davis, A. (2019) Introducing communication research: Paths of inquiry (4ª. ed.), Londres, Sage
Bibliografia OpcionalBalnaves, Mark; Stephanie H. Donald & B. Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire: Palgrave MacmillanBauer, M. W., & Gaskell, G. D. (2000) Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook for Social Research. London, SageBertrand, Ina & Hughes, Peter (2017) Media Research Methods. Audiences, Institutions and Texts (2ª ed.) New York, PalgraveCorbin, Juliet & Anselm Strauss (2015) Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory: Londres, SageCroucher, S. & Daniel Cronn-Mills (2018) Understanding Communication Research Methods: A Theoretical and Practical Approach (2a ed), London, Routledgede Vaus, David (2014, 6a ed) Surveys in Social Research, New York, RoutledgeFlick, U. (1998) An Introduction to Qualitative Research. London, SageGriffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). New York: McGraw Hill EducationHalfpenny, Peter & Rob Procter (2016) Innovations in digital research methods, London, SageQuan-Haase, Anabel & Sloan, Luke (2022) The SAGE Handbook of Social Media Research Methods, 2ª edição. Sagevan Leeuwen, Theo & Carey Jewitt (2008) Handbook of Visual Analysis, London, SageRose, G. (2012) Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. London, SageSchrøder, K., Murray, C., Drotner, K. & Kline, S. (2003) Researching Audiences: A Practical Guide to Methods in Media Audience Analysis. London, Bloomsbury
1 - Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e acção social.
Considerar as características dos media e do sistema de media no respectivo contexto, nomeadamente, como articulam entendimentos e interesses sociais, culturais, económicos e políticos.
Situar o desempenho dos media e o agir via media como vector de mediação social e potenciador de oportunidades que: resulta e tende a reproduzir as relações de força na sociedade; viabiliza influência que depende de envolvimento e adesão; propicia conhecimento, partilha e relação, cultura e entretenimento, rentabilidade, poder, controlo e dominação, susceptíveis de contestação e contraposição.
2 - Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social.
3 - Desenvolver capacidade de pesquisa, selecção, apreensão de abordagens e problemáticas, formulação e apresentação de reflexão e problematização própria.
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam o aprofundamento teórico e analítico de temáticas relacionadas com a elucidação do lugar e papel social dos media no tempo contemporâneo.
Tema geral
Comunicação, media e mediações na época das redes digitais
Temas específicos
Comunicação, media e mediação
Media, mediação e poder simbólico.
Informação, conhecimento, jornalismo e media.
Media, cultura e entretenimento.
Media, sociabilidade e comunidade.
Media, públicos e audiências.
Media, consumo e identidade.
Media, opinião pública, política e democracia.
Media, inovação e mudança social.
A avaliação atenderá à prestação nas apresentações, debates e seminários e à classificação do trabalho final: um paper sobre uma problemática da escolha do discente, concertada com o docente, dentro do âmbito temático de UC, com dimensão entre 3000 e 3500 palavras (cerca de 10 páginas A4).
BibliografiaBRIGS & BURKE, 2002,A Social History of the Media, PolityBRETON & PROULX, 2002,L?Explosion de la Communication a l?Aube du XXIe Siècle, La DécouverteCARON & CARONIA,2007,Mobile communication in everyday life, Montréal, McGill U PressCOWHEY & ARONSON,2009,The Political Economy of Innovation, MIT PressR. SILVERSTONE,2005,?The Sociology of Mediation and Communication?, in CALHOUN et al, The Handbook of Sociology, SageCROTEAU & HOYNES,2005,Corporate Media and the Public Interest, Pine ForgeG. MARCUS, 2002,Emotion in democratic politics, Pennsylvania U PressH.ORNEBRING, et al(2004),?Tabloid Journalism and the Public Sphere?,Journalism Studies,5:3, SageJ. CURRAN et al 2009, ?Media System, Public Knowledge and Democracy?, E J of Communication 24, SageJ. JONES,2004, Entertaining Politics, Rowman & LittlefieldK. MONTGOMERY,2009, Generation Digital, MIT,PressLASH & LURRY,2007, Global Cultures industry, PolityLEISS et al,1990, Social Communication in Advertising, Routledge
Bibliografia OpcionalO Estágio tem como objetivos:
1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado;
2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Metodologia de investigação-ação colaborativa
5. Avaliação
6. Relatório
Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos:a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento);b) Enquadramento do local do estágio;c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas)d) Balanço crítico e teoricamente fundamentadoe) Bibliografia A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.
Bibliografia- Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC- Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan- Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press- Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO- Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalTrata-se de criar condições propícias ao trabalho de produção da tese de doutoramento. Na transição do 1º para o 2º ano do Curso Doutoral, o doutorando já estará munido de um projecto de investigação coerente e exequível, características estas comprovadas pela respectiva avaliação pública. Agora, será o momento de dar continuidade a esse projecto através de um enquadramento mais específico de cada doutorando que não se sobreponha, no entanto, à orientação a cargo do director de estudos.
ProgramaSerão aqueles julgados, em cada ano, mais ajustados aos projectos de investigação apresentados e implementados pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, tanto em Portugal como no estrangeiro, fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos trabalhos dos doutorandos.
A participação e a intervenção nos seminários e nas conferências serão avaliadas pelo docente responsável e traduzir-se-ão num Parecer que culminará o ciclo de estudos e cujo teor, se negativo, condicionará a apresentação da tese.
BibliografiaNão se aplica/ Not applicable
Bibliografia OpcionalOptativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições, devendo os doutorandos optar por duas UC entre as recomendadas para cada linha de especialização.
Linha de especialização em "Dinâmicas Sociais da Comunicação", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Media, Cultura e Comunidade", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Novos Media, Redes Sociais e Tecnologia", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Retórica, Política e Relacionamento com Públicos", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Jornalismo em Rede, Práticas Profissionais e Negócio", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Comunicação e Acção Humanitária", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Comunicação em Saúde", optativas recomendadas:
Linha de especialização em "Economia Política do Entretenimento e das Notícias", optativas recomendadas:
Acreditações