Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
Métodos de Investigação Aplicados
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
Seminário de Projeto em Estudos Internacionais
24.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 24.0 |
Seminário em Estudos Internacionais
18.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
2º Ano | ||
Tese em Estudos Internacionais
180.0 ECTS
|
Tese em Estudos Internacionais | 180.0 |
3º Ano | ||
Tese em Estudos Internacionais
|
Tese em Estudos Internacionais | |
4º Ano |
Pretende-se desenvolver conhecimentos e competências sobre diferentes métodos de investigação que permitem aos estudantes delinear e conduzir a pesquisa, analisar e reportar resultados em tópicos das áreas de referência do curso de doutoramento.
Programa1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Ãngulos, abordagens e unidades de análise
3. Princípios e debates éticos transversais
4. Análise de Literatura: tipos e práticas
5. Análise de conteúdo: teoria e prática
6. Recolha, análise e interpretação de dados e de indicadores estatísticos
7. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
A avaliação contempla as seguintes modalidades: - Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual) - Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
BibliografiaAlasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP. Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage.Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage. Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage. Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Bibliografia OpcionalFlick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor.Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI: 10.3390/su11195499ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdfMarôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição).Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
a) desenvolvimento de competências para conceber, projetar e operacionalizar uma investigação científica com qualidade;
b) elaboração de um projeto de tese de doutoramento que contribua para o avanço do conhecimento científico através de novos dados e/ou de novas abordagens conceptuais ou metodológicas;
c) desenvolvimento de competências de recolha de fontes, de problematização e analise critica, de capacidade de sintetize e desenvolvimento de ideias novas, de apresentar e debater argumentos em Estudos Internacionais.
1) Estabelecimento das componentes do projeto de pesquisa:
I) objetivos, problema, questão central;
II) estado da arte, revisão de literatura, relevância e novidade;
III) estratégia metodológica, justificação do campo de observação, plano de pesquisa e opções de recolha de dados estabelecendo exequibilidade;
IV) Cronograma;
V) Índice Provisório;
VII) bibliografia.
2) A teoria como instrumento e produto de investigação em Estudos Internacionais
3) Conceitos Chave.
4) Fontes e Métodos
A avaliação incidirá sobre: I - apresentação e discussão nas aulas da primeira versão dos projetos de pesquisa (no início do segundo semestre) ? 25% da nota finalIII - a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas ? 75% da nota final
BibliografiaBrown, C., (2019). Understanding international relations (5th ed.). London: Palgrave Macmillan.Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods.A.J.R. Groom, Andre Barrinha, William C. Olson (2019), International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed.). London: Routledge. George, Alexander L. (2004), Bennett, Andrew, Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge, MA: MIT U.P.Jackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press.Van Evera, Stephen (1997). Guide to Methods for Students of Political Science, Ithaca: Cornell U.P.Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Bibliografia OpcionalBoix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press.Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb e Joseph M. Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press.Brundage, Anthony (2017). Going to the Sources: A Guide to Historical Research and Writing. London: Wiley-Blackwell.Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta.Dunleavy, Patrick (2003), Authoring a PhD Thesis: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Dissertation. London: Macmillan. Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage.Eco, Umberto (2015). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage.Mahoney, James, Thelen, Kathleen (Eds.) (2015), Advances in Comparative-Historical Analysis. Cambridge: Cambridge U.P.Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, SageRitchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: Sage.
OG1: Aquisição de conhecimento teórico avançado e de capacidade de compreensa?o sistema?tica na área científica dos Estudos Internacionais.
OG2: Análise das questões e dos temas que constituem, hoje em dia, o debate científico na área dos Estudos Internacionais que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente;
OG3: Consciência de que as questões e os problemas analisados nos Estudos Internacionais, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos;
OG4: Consciência da natureza dinâmica e inacabada do trabalho científico na área dos Estudos Internacionais;
OG5: Capacidade de comunicar oralmente na sua própria linguagem, utilizando a terminologia e as técnicas aceites na área científica dos Estudos Internacionais.
PARTE I - História Internacional, Segurança e Instituições
1. A evolução do sistema internacional na Época Contemporânea
2. Os Estudos de Segurança: conceitos chave e teorias em confronto
3. Evolução e funcionamento das Organizações Internacionais
PARTE II - Ativismos, Cidadania e Direitos Humanos
1. Os novos ativismos
2. Cidadanias, inclusões e exclusões
3. Os Direitos Humanos: evolução e representações
PARTE III ? Sustentabilidade e Desenvolvimento
1. Conceitos e indicadores de sustentabilidade
2. Emergência climática e sistema energético
3. Como alcançar o Desenvolvimento Sustentável
Os estudantes terão que elaborar em cada um dos semestres, um trabalho de revisão de literatura, preferencialmente (mas não obrigatoriamente) sobre o tema da sua futura tese (70% da avaliação em cada semestre). Paralelamente, em cada semestre terão também que fazer uma apresentação oral sobre um dos pontos do programa (30% da avaliação).
BibliografiaAtkinson, Dietz and Neumayer (2014) Handbook of Sustainable Development, Edward Elgar, 2ª ed.Brown, Michael et al. (1998), Theories of War and Peace, MIT Press.Castles, C. & Davidson A. (2000), Citizenship and Migration: Globalization and the Politics of Belonging, Palgrave Macmillan.Friedman, Marilyn (2005) Women and Citizenship Oxford University Press.Nye, Joseph (2002), Compreender os Conflitos Internacionais: Uma Introdução à Teoria e à História, Gradiva. Perman, Ma, Common, Maddison, & McGilvray (2011) Natural Resource and Environmental Economics, 4a ed, FT Prentice HallSachs, J. (2015) The Age of Sustainable Development, Columbia University PressSmith, Jackie et al. (2016), Handbook on World Social Forum Activism, New York, Routledge.Westad, Odd Arne (2007), The Global Cold War, Cambridge, Cambridge University Press.White, Lucie E., Perelman, Jeremy (2011), Stones of Hope. How African Activists Reclaim Human Rights to Challenge Global Poverty, Stanford University Press.
Bibliografia OpcionalAdler, Emanuel e Barnett, Michael (Eds), Security Communities (Cambridge UP, 1998).Barnett, Michael e Finnemore, Martha, Rules for the World: International Organizations in World Politics.Baumol, W. and Oates, W., 1988, The theory of environmental policy, Cambridge University PressBeatrice Halsaa, Sasha Roseneil and Sevil Su?mer, eds. Remaking Citizenship in Multi-Cultural Europe: Women?s Movements, Gender and Diversity London: Palgrave Macmillan, 2012.Benhabib, S. 2004 The rights of others: Aliens, Residents and Citizens, Cambridge, Cambridge University PressBloemraad, Irene, Anna Korteweg and Gökçe Yurdakul, 2008, "Citizenship and Immigration: Multiculturalism, Assimilation, and Challenges to the Nation-State", in Annual Review of Sociology, Vol. 34 153-179; Burchill, Scott et al, Theories of International Relations, 3rd edition, Palgrave Macmillan, 2005.Darwin, John, The Empire Project. The Rise and Fall of the British World-System, 1830-1970, Cambridge University Press, 2009. Dobson and D. Bell, eds., Environmental Citizenship London: 2006. Gaventa, John and Rajesh Tandon, eds., 2010, Globalizing Citizens. New Dynamics of Inclusion and Exclusion, London and NY, Zed Books, chaps. 9, 10 and 11.Isin, Engin F., and Greg M. Nielsen (ed.). 2008. Acts of Citizenship, London/New York: Zed BooksJasper, Scott, Mahnken, Thomas G. (Eds.), Conflict and Cooperation in the Global Commons: A Comprehensive Approach for International Security. (Georgetown UP, 2012).Joll, James, Europe Since 1870: An International History, Judt, Tony, Postwar: A History of Europe since 1945, London, 2007.Kennedy, Paul, The Parliament of Man: The United Nations and the Quest for World Government, London, 2006Keohane, N. and S. Olmstead (2007) Markets and the Environment, Island Press Lowe, Vaughan et al. (eds.), The United Nations Security Council and War: The Evolution of Thought and Practice since 1945 (Oxford UP, 2010).Mazower, Mark, No Enchanted Palace: The End of Empire and the Ideological Origins of the United Nations, London, 2009.McCLain, Linda and Joanna L. Grossman eds., 2009, Gender Equality. Dimensions of Women's Equal Citizenship, Cambridge, Cambridge University Press, chaps.2, 10,11;McCormick, Thomas, America's Half Century. United States Foreign Policy in the Cold War and After, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1995.Mersheimer, J. The Tragedy of Great Power Politics. (Norton, 2001)Paul, T. V. (ed.), International Relations Theory and Regional Transformation. (Cambridge, 2012). Pereira, H. M., Navarro, L. M., Martins, I. S. (2012) Global biodiversity change: the bad, the good, and the unknown. Annual Review of Environment and Resources 37: 25-50.Sagan Scott, e Waltz, Kenneth, The Spread of Nuclear Weapons: A Debate Renewed. (Norton, 2002). Simpson,Toman and Ayres (2005) Scarcity and Growth Revisited: Natural Resources and the Environment in the New Millenium, RFF PressStuenkel, Oliver, Post-Western World. How Emerging Powers Are Remaking Global Order, Polity Press, 2016.Westad, Odd Arne, The Global Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007.
Esta unidade curricular tem por objetivo acompanhar os alunos do Doutoramento em Estudos Internacionais na elaboração das respetivas teses de doutoramento, durante o 2º, 3º e 4º anos do programa. Uma vez que o doutoramento se assume como um programa de investigação a funcionar no âmbito do CEI_Iscte, apostando fortemente nas atividades de acompanhamento e tutoria, esta unidade curricular pretende igualmente acompanhar os doutorandos na sua integração nas linhas de investigação e nas atividades do CEI-Iscte. Os doutorandos serão também fortemente incentivados em participar nas inúmeras conferências, colóquios e seminários organizados pela Unidade de Investigação que acolhe o programa doutoral.
Programa1. A preparação de uma tese em Estudos Internacionais.
2. Enquadramentos teóricos e procedimentos metodológicos.
3. Temas e Debates em Estudos Internacionais.
3.1 História Internacional, Segurança e Instituições
3.2 Ativismos, Cidadania e Direitos Humanos
3.3 Sustentabilidade e Desenvolvimento
Os estudantes serão avaliados pela sua tese final.
BibliografiaAlasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP. Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.Eco, Umberto (2015). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: PresençaJackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press.May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press.Oyen, Else (1990), Comparative Methodology. Theory and practice in international social research, London, Sage; DellaPorta, Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge,Cambridge University PressScott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
Bibliografia OpcionalA.J.R. Groom, Andre Barrinha, William C. Olson (2019), International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed.). London: Routledge Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press.Brundage, Anthony (2017). Going to the Sources: A Guide to Historical Research and Writing. London: Wiley-Blackwell.Burchill, Scott et al, Theories of International Relations, 3rd edition, Palgrave Macmillan, 2005.ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdfISCTE (2020), Iscte presentation and graphic harmonization rules for Master dissertation/project and PhD thesis (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/07/14/1594736316892_Iscte_Graphic_Norms_2020.pdf).Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed: Sage.Mahoney, James, Thelen, Kathleen (Eds.) (2015), Advances in Comparative-Historical Analysis. Cambridge: Cambridge U.P.Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: SageRihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, SageRitchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press.Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: SageSteinert-Threkeld, Z. C. (2018). Twitter as Data. Cambridge University Press.Van Evera, Stephen (1997). Guide to Methods for Students of Political Science, Ithaca: Cornell U.P.Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage.
Esta unidade curricular tem por objetivo acompanhar os alunos do Doutoramento em Estudos Internacionais na elaboração das respetivas teses de doutoramento, durante o 2º, 3º e 4º anos do programa. Uma vez que o doutoramento se assume como um programa de investigação a funcionar no âmbito do CEI_Iscte, apostando fortemente nas atividades de acompanhamento e tutoria, esta unidade curricular pretende igualmente acompanhar os doutorandos na sua integração nas linhas de investigação e nas atividades do CEI-Iscte. Os doutorandos serão também fortemente incentivados em participar nas inúmeras conferências, colóquios e seminários organizados pela Unidade de Investigação que acolhe o programa doutoral.
Programa1. A preparação de uma tese em Estudos Internacionais.
2. Enquadramentos teóricos e procedimentos metodológicos.
3. Temas e Debates em Estudos Internacionais.
3.1 História Internacional, Segurança e Instituições
3.2 Ativismos, Cidadania e Direitos Humanos
3.3 Sustentabilidade e Desenvolvimento
Os estudantes serão avaliados pela sua tese final.
BibliografiaAlasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.Eco, Umberto (2015). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: PresençaJackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press.May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press.Oyen, Else (1990), Comparative Methodology. Theory and practice in international social research, London, Sage; DellaPorta, Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge,Cambridge University PressScott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
Bibliografia OpcionalA.J.R. Groom, Andre Barrinha, William C. Olson (2019), International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed.). London: RoutledgeBoix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press.Brundage, Anthony (2017). Going to the Sources: A Guide to Historical Research and Writing. London: Wiley-Blackwell.Burchill, Scott et al, Theories of International Relations, 3rd edition, Palgrave Macmillan, 2005.ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdfISCTE (2020), Iscte presentation and graphic harmonization rules for Master dissertation/project and PhD thesis (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/07/14/1594736316892_Iscte_Graphic_Norms_2020.pdf).Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed: Sage.Mahoney, James, Thelen, Kathleen (Eds.) (2015), Advances in Comparative-Historical Analysis. Cambridge: Cambridge U.P.Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press.O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press.Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: SageRihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, SageRitchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press.Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: SageSteinert-Threkeld, Z. C. (2018). Twitter as Data. Cambridge University Press.Van Evera, Stephen (1997). Guide to Methods for Students of Political Science, Ithaca: Cornell U.P.Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage.
Acreditações