Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Consulte aqui o plano de estudos detalhado
NB: Abaixo encontra-se listado o plano de Unidades Curriculares previstas para o Mestrado.
Para as 4 Unidades Curriculares obrigatórias do 1º semestre (Gestão de Big Data, Metodologias e Tecnologias para Ciência de Dados, Modelos de Previsão, e Reconhecimento de Padrões), há a possibilidade de recebermos alunos internacionais, o que significa que é possível que estas Unidades Curriculares possam ser ensinadas em língua Inglesa.
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Gestão de Big Data
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias e Tecnologias para Ciência de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelos de Previsão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Reconhecimento de Padrões
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Séries Temporais e Previsão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Processamento e Modelação de Big Data
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Text Mining para Ciência de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas
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Optativas
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Optativas
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2º Ano | ||
Ciberdireito
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenho de Projeto para Ciência de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Controlo de Gestão Aplicados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Ciência de Dados
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Trabalho de Projecto em Ciência de Dados
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos as potencialidades das tecnologias de armazenamento e consulta de informação. Pretende-se que os alunos armazenem e manipulem grandes quantidades de dados recorrendo a tecnologias tradicionais (bases de dados relacionais/SQL) e, essencialmente, a tecnologias mais recentes e menos estruturadas (NoSql/Json). Os alunos deverão também utilizar ferramentas específicas para extracção e disponibilização de informação normalmente utilizadas no contexto organizacional (por exemplo, Data Warehouse).
Programa1. Revisão de Bases de Dados Relacionais e Interrogações Avançadas (agregadas) SQL em Mysql;
2. Introdução às Bases de Dados No SQL e Implementação de Bases de Dados em MongoDB;
3. Mapeamento entre Bases de Dados Relacionais e Bases de Dados suportadas em Documentos;
4. Extracção de Dados recorrendo a JSON;
5. Redundância e Distribuição de Dados para gerir tolerância a falhas e grandes volumes de informação;
6. Migração de dados entre diferentes sistemas de armazenamento;
7. Introdução à tecnologia de data Warehouse;
8. Processamento e integração de dados para popular um Data Warehouse;
9. Extrair Informação a partir de um Data Warehouse (querying?e Reporting).
A UC pode ser feita por exame (1ª ou 2ª Época) ou por avaliação periódica.A avaliação periódica consiste num teste (50%), com nota mínima de 7 valores, e um projecto de grupo (50%), sendo que data do teste coincide com data do exame de 1ª Época.
BibliografiaNoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman,?Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191) Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II); Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II); MongoDb Homepage[Text Wrapping Break]Golfarelli, M., Rizzi, S., Data Warehouse Design: Modern Principles and Methodologies, McGraw-Hill Osborne Media; 1st Edition, May 26, 2009.
Bibliografia Opcional-
A unidade desenvolve competências em metodologias e tecnologias adequadas ao planeamento, execução, e controlo de projetos em Data Science. Terá uma forte vertente aplicada a casos reais.
ProgramaCP1. Introdução a Data Science e principais metodologias.
CP2. Identificação de tipos de problema e abordagens possíveis (noções de aprendizagem supervisionada e não supervisionada);
CP3. Conceitos de extração, preparação de dados
CP4. Modelação e avaliação;
Redes Neuronais
Redes do tipo Feedforward
Algoritmo Backpropagation
Otimização de hiperparâmetros
Aplicações com R: regressão e classificação
Casos de estudo
CP5. Aplicações de Business Intelligence & Analytics;
CP6. Tecnologias para Data Science.
1a época: trabalho de grupo com apresentação e discussão individual, 100% da nota (mínimo 10 val.)2a época: trabalho individual, 100% da nota (mínimo 10 val.)
BibliografiaProvost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking. " O'Reilly Media, Inc.". Witten, I. H., Frank, E., Hall, M. A., & Pal, C. J. (2016). Data Mining: Practical machine learning tools and techniques. Morgan Kaufmann. Sharda, R., Delen, D., Turban, E., Aronson, J., & Liang, T. P. (2014). Business Intelligence and Analytics: Systems for Decision Support-(Required). Prentice Hall.Boehmke, B.; Greenwell, R. (2020). Hands ? on Machine Learning with R. CRC PressRoiger, R. J. (2020). Just enough R! An interactive approach to machine learning and analytics. CRC Press
Bibliografia OpcionalChapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Khabaza, T., Reinartz, T., Shearer, C., & Wirth, R. (2000). CRISP-DM 1.0 Step-by-step data mining guide.
Compreender e aplicar os métodos analíticos a problemas concretos de Previsão e Classificação, no âmbito do apoio à decisão.
ProgramaIntrodução a Machine Learning: métodos supervisionados para previsão e classificação.
CP1: INTRODUCÃO
1.1 Problemas de previsão
1.2 Problemas de classificação
1.3 Conjuntos de Treino e de Teste
1.4 Validação Cruzada (cross validation)
CP2: Regressão Linear
2.1 Regressão Linear Simples
2.2 Regressão Linear Múltipla
2.3 Aplicações com R
CP3: Regressão Logística
3.1 Regressão Logística Simples
3.2 Regressão Logística Múltipla
3.3 Aplicações com R
CP4: Métodos baseados em Árvores de Decisão
4.1. Construção de Algoritmos de Árvores de Decisão
4.2. Melhoria do Desempenho: Bagging e Boosting
4.3. Algoritmo CART (Classification and Regression Trees)
4.4. Florestas Aleatórias
4.5. Aplicações com R
1ª épocaTrabalho de grupo com apresentação e discussão individual (100% da nota final) - Aprovação: nota final mínima=10 valores2ª épocaTrabalho individual (100% da nota final) - Aprovação: nota final mínima=10 valores
BibliografiaBoehmke, B.; Greenwell, R. (2020). Hands ? on Machine Learning with R. CRC Press.Berk, R.A. (2017). Statistical Learning from a Regression Perspective. 2nd ed. Springer.Hastie, T.; Tibshirani, R., Friedman, J. (2009). The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. 2nd ed. New York: Springer.
Bibliografia OpcionalRoiger, R. J. (2020). Just enough R! An interactive approach to machine learning and analytics. CRC Press.Burger, S. V. (2018). Introduction to Machine Learning with R. O´REILLY.Bradley, E.; Hastie, T. (2016). Computer Age Statistical Inference: Algorithms, Evidence and Data Science. Cambridge University Press. Larose, D., Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics. John Wiley & Sons.
Compreender e aplicar os métodos analíticos não supervisionados a problemas reais.
ProgramaCP1: Introdução aos métodos de aprendizagem não supervisionada
CP2: Análise em componentes principais (ACP)
- Principais conceitos e etapas
- Aplicações com R
CP3: Técnicas de clustering heurístico:
- Métodos hierárquicos
- Métodos partitivos
- Aplicações com R
CP4: Técnicas de clustering probabilístico:
- O algoritmo EM
- Modelos de mistura
- Modelos com classes latentes
- Aplicações com R
CP5. Regras de associação
- Frequência de items e regras de associação
- Algoritmo Apriori
- Aplicação com R
Os estudantes podem optar por Avaliação Periódica ou Exame Final.AVALIAÇÃO PERIÓDICA:- trabalho de grupo com nota mínima de 8 valores (50%)- teste individual com nota mínima 8 valores (50%)A aprovação requer uma nota mínima de 10.EXAME:O Exame Final corresponde a um exame escrito. Os alunos devem obter uma nota mínima de 10 para passar.
BibliografiaHair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. (2014), Multivariate Data Analysis, 7th Edition, Essex, UK: Pearson Education.Hastie, T., Tibshirani, R., Friedman, J. (2009), The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. 2nd ed. New York: Springer. James, G., Witten, D., Hastie, T., Tibshirani, R. (2013), An introduction to statistical learning: with applications in R, New York: Springer.
Bibliografia OpcionalAggarwal, C. C., Reddy, C. K. (eds.) (2014), Data Clustering: Algorithms and Applications. Boca Raton: CRC Press.Hennig, C., Meila, M., Murtagh, F., Rocci, R. (eds.) (2016), Handbook of Cluster Analysis, Handbooks of Modern Statistical Methods. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC. Jolliffe, I. (1986), Principal Component Analysis. New York: Springer-Verlag.Lattin, J., D. Carroll e P. Green (2003), Analyzing Multivariate Data, Pacific Grove, CA: Thomson Learning.McLachlan, G. J., Peel, D.(2000), Finite Mixture Models. New York: John Wiley & Sons.Wedel, M., Kamakura, W. A. (2000), Market Segmentation. Conceptual and Methodological Foundations (2nd edition), International Series in Quantitative Marketing. Boston: Kluwer Academic Publishers.
A UC dota os alunos com técnicas modernas de econometria e Machine Learning (ML) para previsão de dados económicos e financeiros. A iteração entre teoria e prática é enfatizada, e os alunos serão preparados para formulação e teste de vários modelos. Casos com dados reais serão analisados com bastante rigor.
ProgramaP1. Séries temporais (2 aulas)
P1.1. Conceitos básicos
P1.2. Tendências e sazonalidade
P2. Introdução aos modelos estocásticos de séries temporais uni-variados (4 aulas)
P2.1. Estacionaridade, testes de raiz unitária
P2.2. Modelos ARMA/ARIMA/SARIMAX
P2.3. Pressupostos dos resíduos, testes de diagnóstico
P2.4. Volatilidade, risco, Modelos ARCH/GARCH
P2.5. Previsão, medição do erro de previsão
P3. Introdução aos modelos estocásticos de séries temporais multivariados (2 aulas)
P3.1. Modelos VAR/VECM
P3.2. Análise de Cointegração e aplicações
P3.3. Previsão
P4. Machine (Deep) Learning (6 aulas)
P4.1. Redes neuronais para séries temporais
P4.2. RNN e LSTM, forecasting
P5. Programação/computação com Python
P6. Aplicação dos conceitos estudados; extração de informação e valor para dados do mundo real (2 aulas)
A avaliação periódica inclui a realização de:a) Teste individual com ponderação de 60%.b) Trabalho de grupo com ponderação de 40%.A avaliação periódica exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas e abarca toda a matéria leccionada.Os alunos em avaliação periódica que não obtenham a nota mínima de 8,5 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho, deverão realizar um exame final (nota mínima de aprovação: 10 valores).
BibliografiaBrooks, C., (2019), Introductory econometrics for finance, 4nd ed., Cambridge University Press.Mills, T.C. (2019), Applied Time Series Analysis: A Practical Guide to Modeling and Forecasting, Academic Press, Elsevier Inc.Tarek A. Atwan, (2022), Time Series Analysis with Python Cookbook, Packt Publishing.Yves Hilpisch (2018), Python for Finance, 2nd Edition, O.Reilly Media, Inc.Ficheiros (slides e scripts) da UC a disponibilizar no e-learning/Fenix
Bibliografia OpcionalJuselius, K., (2006), The Cointegrated VAR Model: Methodology and Applications, Oxford University Press.James Ma Weiming, (2019), Mastering Python for Finance: Implement advanced state-of-the-art financial statistical applications using Python, 2nd Edition, Packt Publishing.Louis Owen, (2022), Hyperparameter Tuning with Python, Packt Publishing.Edward Raff, (2022), Inside Deep Learning: Math, Algorithms, Models, Manning Publications Co.
O objetivo geral desta UC é dar formação nas tecnologias, técnicas e algoritmos que permitem extrair modelos e conhecimento a partir de grandes quantidades de informação.
ProgramaCP1: Plataformas computacionais para big data
CP2: Aprendizagem supervisionada/não supervisionada para larga escala
CP3: Introdução do Deep learning
CP4: Aprendizagem a partir de sequências
CP5: Algoritmo Locality-sensitive hashing
CP6: Análise de grafos
A avaliação pode ser realizada de duas formas: periódica [1] ou exame final [2]. [1] A avaliação periódica consiste em: - 1 testes escrito individual com um peso na nota final de 60% e nota mínima de 8 em 20 para obter aprovação na UC; - 1 trabalho (de grupo) com um peso na nota final de 40%. [2] O exame final é composto por parte teórica e prática realizadas no Iscte-IUL (ver detalhes obrigatórios no campo Observações).
Bibliografia- Mining of Massive Datasets, A. Rajaraman, J. Ullman, 2011, Cambridge University Press. - Big Data: Algorithms, Analytics, and Applications, Kuan-Ching Li et al., Chapman and Hall/CRC, 2015. - Learning Spark: Lightning-Fast Big Data Analysis, Holden Karau, A. Konwinski, P. Wendell and M. Zaharia, O'Reilly Media, 2015. - Advanced Analytics with Spark: Patterns for Learning from Data at Scale, Sandy Ryza et al., O'Reilly Media, 2017. - Practical Data Science with Hadoop and Spark: Designing and Building Effective Analytics at Scale, Ofer Mendelevitch, Casey Stella and Douglas Eadline, Addison-wesley, 2016. - Deep Learning, Ian Goodfellow and Yoshua Bengio, 2016, MIT Press.
Bibliografia Opcional- All of Statistics: A concise course in Statistical Inference, L.Wasserman, Springer, 2003. - The elements of statistical learning, Trevor Hastie, Robert Tibshirani, and Jerome Friedman. Springer, 2001.
O principal objetivo desta UC é o de dar a conhecer ao aluno o potencial das grandes quantidades de texto atualmente disponíveis e os métodos computacionais que podem ser utilizados para extrair conhecimento a partir desses dados.
Os alunos devem ficar a conhecer as tecnologias necessárias ao desenvolvimento de processos de Text Mining. Pretende-se que os alunos conheçam as tecnologias envolvidas, as suas aplicações imediatas e as suas limitações. Assim, as principais competências e atitudes que identificam os processos cognitivos internos do aluno serão as seguintes: reconhecer as diferentes vertentes científicas envolvidas nos processos de Text Mining; perceber quais são os métodos, algoritmos e resultados de cada uma das tarefas envolvidas; conhecer as aplicações realizáveis com as tecnologias atuais e discutir a evolução futura (previsível) dos tópicos nucleares e sua aplicação específica a tarefas tais como análise de sentimento e modelação de tópicos.
Introdução
CP1: Utilidade de grandes quantidades de texto, desafios e métodos atuais
CP2: Informação não estruturada vs. (semi-)estruturada
CP3: Obtenção e filtragem de informação, extração de informação e Data Mining
Representação de documentos
CP4: Preparação e limpeza de documentos
CP5: Extração de propriedades
CP6: Estratégias de pesagem de termos
CP7: Modelos de espaços vectoriais
CP8: Medidas de similaridade
Processamento Computacional da Língua
CP9: Modelos de língua
CP10: Morfologia e análise morfossintática
CP11: Estruturas complexas: análise sintáctica
CP12: Extração de informação
Classificação de Texto
CP13: Introdução à aprendizagem automática estatística
CP14: Medidas de avaliação
CP15: Classificadores generativos
CP16: Classificadores discriminativos
CP17: Aprendizagem não supervisionada
CP18: Recursos para Text Mining
Casos de Estudo
CP19: Análise de sentimento
CP20: Identificação de tópicos
Esta UC é feita apenas por avaliação periódica, não contemplando a modalidade de avaliação por exame. Componentes de avaliação: a) TESTES (2 testes: 25% cada); b) TRABALHO (50%). A nota de TESTES pode ser substituída por uma prova escrita a realizar no período de avaliação correspondente à 1º época ou, em caso de reprovação, na 2ª época ou época especial (Artº 14 do RGACC).A nota de TRABALHO está limitada à nota de TESTES + 6 valores. A assiduidade não é requisito de aprovação.
Bibliografia* Machine Learning for Text (2018). Charu C. Aggarwal. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73531- 3* An Introduction to Text Mining: Research Design, Data Collection, and Analysis 1st Edition (October 11, 2017). Gabe Ignatow, Rada F. Mihalcea. SAGE Publications* Speech and Language Processing (3rd ed. draft, Dec. 2020), Dan Jurafsky and James H. Martin. Conteúdo disponível em: https://web.stanford.edu/~jurafsky/slp3/
Bibliografia Opcional* Natural Language Processing for Social Media, Second Edition. Synthesis Lectures on Human Language Technologies. Morgan & Claypool, 2017. Atefeh Farzindar and Diana Inkpen.* Jacob Eisenstein. Introduction to Natural Language Processing. Adaptive Computation and Machine Learning. The MIT Press, 2019
O objectivo geral desta UC é introduzir os alunos do Mestrado em Ciência dos Dados ao quadro jurídico das TIPC da União Europeia e em Portugal. O curso abrirá com uma breve introdução aos desafios colocados pelas novas TIPC ao Direito e aos direitos individuais, focando seguidamente aspectos relevantes do direito nas TIPC, com ênfase na cibercriminalidade e na cibersegurança (incluindo os direitos do autor) na proteção de dados pessoais e da vida privada e da responsabilidade por conteúdos criminógenos no Ciberespaço.
ProgramaIntrodução: as TIPC e as fontes do Direito nacional. Importância das políticas europeias. Princípios Constitucionais, liberdades e direitos na ?era do software?. Direito da CiberSegurança. Programas de computador: direitos relacionados. Proteção de dados pessoais e da vida privada: o Regulamento Geral de Proteção de Dados da EU e a Lei de Execução. Desafios emergentes: big data, qualidade da informação, cibercrime e decisão algorítmica. Significado da gestão de crise. Ética e mecanismos de participação criminal.
Processo de AvaliaçãoA avaliação será efectuada com base em dois trabalhos de investigação individual, em que um deles é objecto de apresentação oral em moldes a definir (80%). A participação ativa nas aulas será valorizadas positivamente na classificação final (20%).
Bibliografia-MARTINS, José Carlos Lourenço - Gestão de Segurança da Informação e Cibersegurança nas Organizações: Sistema e método, Sílabas & Desafios, outubro de 2021, isbn:9789898842596. -Revista do IDN ? Nação e Defesa, n.º 133, CiberSegurança. -Reed, C., Computer Law, 7th Edition, Oxford, Oxford University Press, 2012. -Gonçalves, Maria Eduarda, Direito da Informação, Novos direitos e modos de regulação na sociedade da informação, Coimbra, Almedina, 2003 (próxima edição programada para 2019). -Gonçalves, Maria Eduarda, ?The EU Data Protection Reform and the Challenges of the Big Data. Remaining uncertainties and ways forward?, Information & Communications Technology Law 26 (2), 2017, p. 1-26. -Gonçalves, Maria Eduarda, ?Tensões entre a liberdade de informação e a propriedade intelectual na era digital? in Jorge Bacelar Gouveia e Heraldo de Oliveira Silva (coords.), I Congresso Luso-Brasileiro de Direito, Coimbra, Almedina, 2014, p. 275-295.
Bibliografia Opcional-Bibliografia complementar / Complementary Bibliography-AYRES, Ian ? Super Crunches, 1.ª ed. Academia do Livro, 2010. -GLEICK, James ? Informação, 1.ª ed. Círculo Leitores, 2012.-LINDSTROM, Martin ? Brandwashed, 1.ª ed. Gestão Plus, 2012-LEVITT, Steven D., DUBNER Stephen J. ? Freakconomics, Penguin, 2005. - https://www.academia.edu/699210/CONTRIBUTO_PARA_ESTUDOS_DE_INTELLIGENCE_SOBRE_OS_SETE_ESPAÇOS_DE_CONFLITO_POR_UM_MODELO_HOLÍSTICO_DE_ANÁLISE - https://www.academia.edu/40494857/Segurança_da_informação_e_cibersegurança_aspetos_práticos_e_legislação - https://www.academia.edu/699096/Do_espectro_de_conflitualidade_nas_redes_de_informacao_por_uma_reconstrucao_conceptual_do_terrorismo_no_ciberespaco - https://www.academia.edu/39724415/Protocolo_de_Sa%C3%ADda_pol%C3%ADtica_e_plano_no_contexto_da_trilogia_da_Segurança_da_Informação-https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11292-022-09504-2.pdf
Esta unidade curricular tem como principais objectivos o desenvolvimento de competências para conceber, projectar e realizar um projecto de investigação científica na área de Data Science.
ProgramaCP1. Delimitação da temática e do campo de pesquisa
CP2. Definição do objecto de estudo, problemática e objectivos
CP3. Realização da revisão da literatura
CP4. Definição do corpus documental
CP5. Identificação e análise de fonte de dados relevante ao problema de investigação
CP6. Análise crítica de resultados em Data Science
CP7. Desenvolvimento de escrita científica
Processo de avaliação (500 caracteres): Avaliação 1ª e 2ª época: Escrita individual de 1 artigo e sua apresentação (100%)
BibliografiaGastel, B., & Day, R. A. (2016). How to write and publish a scientific paper. ABC-CLIO. Gregor, S., & Hevner, A. R. (2013). Positioning and presenting design science research for maximum impact. MIS quarterly, 37(2)
Bibliografia OpcionalHall, S. (2017, June). Practise makes perfect: developing critical thinking and writing skills in undergraduate science students. In Proceedings of the 3rd International Conference on Higher Education Advances (pp. 1044-1051). Editorial Universitat Politècnica de València. Agarwal, R., & Dhar, V. (2014). Big data, data science, and analytics: The opportunity and challenge for IS research.
Ser capaz de analisar e conceber um modelo de informação para dar apoio à gestão e à avaliação da performance da gestão.
Programa1. Componentes da análise estratégica
Missão, visão e desafio estratégico
Estratégia e objetivos estratégicos
Mapa estratégico
2. Perspetiva multidimensional da performance
Perspetiva de negócio
Perspetiva de mercado
Perspetiva dos processos
Perspetiva dos gestores e da estrutura
3. Reporting da performance da gestão
Indicadores e KPIs
Balanced Scorecard e Tableau de Bord e criação de dashboards
Monitorização e avaliação da performance
1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (50%) e teste escrito individual (50%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
BibliografiaJordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed. Lisboa, Áreas Ed., 2021
Bibliografia OpcionalKaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). The execution premium. Linking strategy to operations for competitive advantage. Harvard Business School Press.
Elaborar uma dissertação de mestrado na área de Ciência dos Dados
ProgramaConteúdos programáticos(CP):
CP1-Formular a questão de partida
CP2-Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
CP3- Formular o problema de investigação e as hipóteses
CP4- Desenhar um estudo que teste as hipóteses
CP5- Conduzir o estudo
CP6- Analisar e interpretar resultados
CP7- Elaborar o plano da dissertação
CP8- Escrever a dissertação
A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
BibliografiaN. Bui, Yvonne (2014). How to write a Master's Thesis, Sage Publications, Inc. G. Garson (2001), Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, Marcel Dekker Inc
Bibliografia OpcionalPunch, F. Keith (2016), Developing effective research proposals, Sage Publications.
Elaborar um Trabalho de Projecto de mestrado na área de Ciência dos Dados
ProgramaConteúdos programáticos(CP):
CP1-Formular a questão de partida
CP2-Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
CP3- Formular o problema de investigação e as hipóteses
CP4- Desenhar um estudo que teste as hipóteses
CP5- Conduzir o estudo
CP6- Analisar e interpretar resultados
CP7- Elaborar o plano da Trabalho de Projecto
CP8- Escrever a Trabalho de Projecto
O Trabalho de Projecto será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
BibliografiaN. Bui, Yvonne (2014). How to write a Master's Thesis, Sage Publications, Inc. G. Garson (2001), Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, Marcel Dekker Inc
Bibliografia OpcionalPunch, F. Keith (2016), Developing effective research proposals, Sage Publications.
Optativas recomendadas
Objetivos
O Mestrado em Ciência de Dados tem como objetivo principal proporcionar aos seus participantes uma formação atual e rigorosa, que lhes permita um bom domínio teórico e prático dos mais recentes conhecimentos verificados na área, numa perspetiva interdisciplinar e multidisciplinar, imprescindíveis para garantir uma boa inserção no mercado de trabalho.
Os objetivos gerais do programa são os seguintes:
• Providenciar competências e aptidões necessárias para processar e analisar grandes volumes de dados (Big Data), bem como extrair valor e conhecimento para tomada de decisão;
• Desenvolver competências avançadas em áreas como Data & Text Mining, Machine Learning e suas aplicações para problemas concretos;
• Dotar os estudantes com metodologias, procedimentos e técnicas de investigação que lhes permitam a identificação, formulação e resolução de problemas (e projetos) de forma crítica, criativa e autónoma.
Dissertação / Trabalho de Projeto
Acreditações