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Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente é extremamente qualificado, integra professores e investigadores de várias nacionalidades com experiência de investigação e intervenção na área científica das emoções.
Uma componente forte do curso é a colaboração com especialistas e laboratórios de outras universidades portuguesas e estrangeiras. Participam regularmente no curso, em conferências e como docentes das unidades curriculares, investigadores reconhecidos a nível nacional e internacional.
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Ontogénese das Emoções
Perspectivas e Teorias das Emoções
Bases Biológicas das Emoções |
Dissertação em Ciências das Emoções
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas).
Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.
Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.
Métodos de Investigação em Psicologia I
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra.
Investigador auxiliar e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS).
Cocoordenador da linha temática "Promoting Inclusion, Equality and Citizenship" - SocioDigitalLab for Public Policy.
Coordenador do projeto OVER-SEES - VET excellence leadership for twin transtion in European Islands (Erasmus + program; ref. 101193997) (2025(2029)
Chair da COST Innovators Grant Future Youth Information for Rural Areas (FYI-R) (ref CIG 18213) (2024/2025).
Chair da Ação COST Rural NEET Youth Network, financiada pela Comissão Europeia, através da COST Association (2019-2024).
Investigador principal do projeto Tr@ck-IN - Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs, financiado pelo Youth Employment Fund (EEA & Norway Grants) (2021-2024).
Membro do Grupo de Coordenação do EU Rural Pact, promovido pela Comissão Europeia, e da Pool of European Youth Researchers (PEYR) do Conselho da Europa.
Membro do comité editorial do Journal of Community and Applied Social Psychology.
O meu trabalho centra-se na análise psicossocial da transição escola-trabalho, em aspetos como a inclusão social, bem-estar, acesso à educação e acesso a trabalho decente de grupos vulneráveis como os jovens Nem em Emprego nem em Educação ou Formação (NEEF). Dedico-me, também, à fundamentação científica de políticas públicas (science advice), nestas áreas, através da colaboração com várias entidades públicas a nível regional, nacional e europeu.
Tenho experiência de coordenação de equipas científicas em projetos como o Observatório da Educação da Lezíria do Tejo (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - 2019/2020) ou o Fórum para a Qualificação Profissional (Governo Regional dos Açores - 2021/2022).
Entre 2004 e 2015 anos, desenvolvi atividades de conceção, implementação e avaliação de projetos sociais e educativos em vários contextos e com diversas organizações (Caritas da Ilha Terceira; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; equipa ISCTE-IUL de acompanhamento ao programa - TEIP) financiados por diversos fundos públicos e privados.
Colaboro regularmente com a imprensa escrita regional nos Açores (Diário Insular e Açoriano Oriental) e pontualmente com a imprensa escrita nacional (jornal Público).
Métodos de Análise de Dados
Licenciatura (ISCTE) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa). É Professora Catedrática no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados.
É atualmente Presidente do Conselho Científico do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros.
Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte.
É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia.
É diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS.
Publicações recentes
Brandão, S., & Ramos, M. (2023). Teleworking in the context of the Covid-19 pandemic: advantages, disadvantages and influencing factors - the workers’ perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1) https://doi.org/10.3390/ijerph20032026
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3). https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923
Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018
Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945
Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051
Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3). https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584
Bases Biológicas das Emoções |
Psicofisiologia das Emoções
Marta Martins é investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-Iscte) desde 2019. Os seus interesses de investigação centram-se na psicologia e neurobiologia da música, leitura e dos processos áudio-motores, tópicos que aborda com recurso a métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva em indivíduos de todas as idades, tendo particular interesse em crianças e populações especializadas (e.g., músicos).
Antes de integrar o CIS-Iscte, Marta Martins doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto (2019), onde desenvolveu a sua tese sobre comportamento e plasticidade cerebral em crianças, nos domínios da leitura e da música. Foi bolseira de doutoramento FCT e desenvolveu o seu trabalho em colaboração com o Structural Brain Mapping Group da Universidade de Jena (Alemanha). Durante o doutoramento realizou ainda um estágio no Gaab Lab, Universidade de Harvard (Boston Children's Hospital, USA), ao abrigo de uma bolsa Fulbright.
É ainda licenciada em Biologia pela Universidade do Porto (2007) e completou o Mestrado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Portucalense (2012). Possui o 8.º Grau do Conservatório em Flauta de Bisel e durante oito anos lecionou Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
No Iscte, tem ensinado Psicofisiologia das Emoções, Psicofisiologia e Genética e Bases Biológicas das Emoções.
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Psicofisiologia das Emoções
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