Acreditações
O plano de estudos do Doutoramento em Administração Pública foi desenhado para proporcionar uma formação interdisciplinar holística, permitindo aos estudantes explorar os temas mais relevantes da área. Inclui unidades curriculares essenciais para a construção de um conhecimento aprofundado e integrado. Estas abrangem seminários temáticos, metodologias de investigação e orientação para o desenvolvimento da tese, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para uma investigação autónoma e de excelência, promovendo uma articulação equilibrada entre teoria e prática.
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Seminário de Projeto de Investigação em Administração Pública
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
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Políticas Públicas: Teorias e Modelos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Métodos de Investigação Aplicados
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
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Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública
18.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 18.0 |
| 2º Ano | ||
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Tese em Administração Pública
180.0 ECTS
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Tese em Administração Pública | 180.0 |
Seminário de Projeto de Investigação em Administração Pública
No final desta UC, os estudantes serão capazes de:
1 Realizar uma definição clara da questão e dos objetivos de investigação
2 Realizar e apresentar uma revisão de literatura identificando os principais debates e a relevância e originalidade da contribuição da investigação
3 Construir um quadro teórico de análise adequado aos objetivos de investigação
4 Construir hipóteses e sua fundamentação
5 Definir uma estratégia metodológica, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação.
1) Estabelecimento das componentes do projeto de investigação:
I) objetivos, problema, questão de investigação;
II) Enquadramento teórico, revisão de literatura, relevância e inovação;
III) Estratégia metodológica, justificação do campo de observação, plano de investigação e técnicas de recolha de dados;
IV) Cronograma;
V) Índice Provisório;
VII) Referências biliográficas.
2) A teoria como instrumento e produto de investigação em Administração Pública
3) Conceitos Chave.
4) Fontes e Métodos
A avaliação será periódica e incidirá sobre:
I - apresentação e discussão nas aulas da primeira versão dos projetos de investigação (no início do segundo semestre) 25% da nota final
II - a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas; 75% da nota final
(O número de páginas contabilziadas são de texto principal, excluindo capa, indice, bibliografia, anexos e similares)
van Thiel, S. (2021). Research Methods in Public Administration and Public Management: An Introduction (2nd ed.). Routledge. Vigoda-Gadot, E., & Vashdi, D. R. (Eds.). (2020). Handbook of Research Methods in Public Administration, Management and Policy. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing Brandler, S., & Roman, C.P. (2008). Handbook of Research Methods in Public Administration (G.J. Miller, & K. Yang, Eds.) (2nd ed.). CRC Press. Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. George, Alexander L. (2004), Bennett, Andrew, Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge, MA: MIT U.P. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Políticas Públicas: Teorias e Modelos
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de:
-Explicar e comparar as principais teorias e modelos das políticas públicas no contexto da Administração Pública;
-Analisar criticamente os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas, relacionando-os com os quadros teóricos estudados;
-Avaliar a relevância de diferentes abordagens teóricas para o estudo de problemas públicos complexos em contextos diversos;
-Aplicar e integrar conceitos e modelos analíticos em projetos de investigação originais;
-Desenvolver argumentos teóricos consistentes e formular hipóteses de investigação fundamentadas.
A metodologia de ensino é centrada em seminários interativos, leituras críticas, discussão de casos e orientação tutorial, assegurando a aquisição progressiva de conhecimentos, aptidões analíticas e competências avançadas de investigação compatíveis com o 3.º ciclo.
1) Evolução epistemológica das teorias das políticas públicas e articulação com a Administração Pública.
2)O ciclo das políticas públicas: etapas, usos analíticos, críticas e limitações.
3) Modelos clássicos de decisão: racionalidade limitada, incrementalismo, Garbage Can Model (Cohen, March & Olsen).
4) Principais teorias contemporâneas:
– Advocacy Coalition Framework (Sabatier & Jenkins-Smith)
– Punctuated Equilibrium (Baumgartner & Jones)
– Institutional Analysis and Development (Ostrom)
– Multiple Streams Framework (Zahariadis)
– Diffusion of Innovation (Berry & Berry)
– Ecology of Games (Lubell)
5) Papel dos atores, ideias, instituições e redes no processo político.
6) Análise comparada de políticas públicas e difusão transnacional.
7) Instrumentos de política e design thinking.
8) Digitalização, inteligência artificial e algoritmos na decisão pública.
9) Co-produção, participação cidadã e criação de valor público.
A avaliação da unidade curricular será realizada preferencialmente na modalidade de avaliação ao longo do semestre, em conformidade com o RGACC do Iscte, envolvendo mais do que um instrumento de avaliação, incluindo obrigatoriamente um de natureza individual. Esta modalidade visa acompanhar de forma contínua o processo de aprendizagem e garantir o desenvolvimento das competências previstas nos objetivos da unidade curricular, num quadro de avaliação formativa e reflexiva, adequada a um ciclo de estudos de 3.º nível.
São utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
1)Fichas de leitura críticas individuais – ponderação: 20%
Cada estudante entregará duas fichas críticas sobre textos teóricos nucleares. Este instrumento visa avaliar a capacidade de interpretação, síntese e posicionamento crítico face a autores e teorias (avaliação individual).
2) Apresentação oral em seminário temático – ponderação: 20%
Apresentação individual de um autor ou corrente teórica, articulando com um caso empírico ou com a investigação em curso do doutorando. Visa avaliar competências de exposição, argumentação e aplicação de modelos (avaliação individual).
3)Participação qualificada nas sessões síncronas – ponderação: 10%
Envolve a frequência ativa e intervenções pertinentes nos seminários, evidenciando leitura prévia, contributo para o debate e capacidade crítica (avaliação individual). Será exigida uma assiduidade mínima de 75% às sessões síncronas para manter o regime de avaliação ao longo do semestre.
4)Trabalho final de aplicação teórica – ponderação: 50%
Trabalho escrito individual (paper), com um máximo de 6000 palavras, integrando uma análise teórica aprofundada de um problema de políticas públicas, articulado com os quadros teóricos abordados na unidade curricular idealmente com parte empírica. Poderá servir de base para o enquadramento teórico da tese de doutoramento. É exigida a obtenção de nota mínima de 10 valores neste elemento para aprovação na UC. Sempre que necessário, poderá ser solicitada a realização de prova oral complementar, destinada a esclarecer dúvidas sobre a autoria ou coerência do trabalho.
A modalidade de avaliação por exame está igualmente prevista para os estudantes que não obtenham aprovação na avaliação contínua ou optem formalmente por essa via. O exame incidirá sobre todos os conteúdos da unidade curricular e consistirá em:
– uma prova escrita individual obrigatória (ponderação: 100%),
– podendo incluir uma prova oral complementar, caso se justifique em função da classificação atribuída ou para verificação de conhecimentos.
Em qualquer das modalidades, o processo de avaliação será conduzido em conformidade com o Regulamento Geral de Avaliação do Ciclo de Estudos, o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica do Iscte, garantindo equidade, transparência e integridade académica.
Berry, F. S., & Berry, W. D. (2018). Innovation and diffusion models in policy research. In C. M. Weible (Ed.), Theories of the policy process (5th ed.). Taylor & Francis.
Fischer, F., & Miller, G. J. (Eds.). (2017). Handbook of public policy analysis: Theory, politics, and methods. Routledge.
Moran, M., Rein, M., & Goodin, R. E. (Eds.). (2008). The Oxford handbook of public policy. Oxford University Press.
Ostrom, Elinor. 2010. "Beyond Markets and States: Polycentric Governance of Complex Economic Systems." American Economic Review 100 (3): 641–72. DOI: 10.1257/aer.100.3.641
Sabatier, P.A. An advocacy coalition framework of policy change and the role of policy-oriented learning therein. Policy Sci 21, 129–168 (1988).
Weible, C. M. (Ed.). (2023). Theories of the policy process (5th ed.). Taylor & Francis.
Zahariadis, N. (2014). Theory, policy process, and the multiple streams framework. In P. A. Sabatier & C. M. Weible (Eds.), Theories of the policy process (4th ed.). Westview Press.
Sabatier, Paul A. (2007) (ed.), Theories of the Policy Process. Colorado: Westview.
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Howlett, Michael, M. Ramesh e Anthony Perl (2009), Studying Public Policy: Policy Cycles and Policy Subsystems. Oxford: OUP (3rd edition)
Peter Hall (1996), Political Science and the Three Institutionalisms (1996), in Political Studies
Métodos de Investigação Aplicados
Os objetivos de aprendizagem são:
OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista
OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao
objecto da pesquisa
OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos
OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto
OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda)
OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação
2. Princípios e debates éticos transversais
3. Análise de Literatura: tipos e práticas
4. Ângulos, abordagens e unidades de análise
5. Métodos mistos: uma introdução
6. Etnografia e auto-etnografia
7. Diário de Campo
8. Entrevistas e interação
9. Análise de Conteúdo
10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda
11. Análise de dados qualitativos com MaxQda
12. Indicadores estatísticos: consulta e produção
13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados
14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
O processo de ensino-aprendizagem inclui:
- Sessões mais teóricas centradas na apresentação e desenvolvimento dos métodos de investigação
- Sessões mais práticas destinadas à discussão de aplicações dos diferentes métodos; demonstração recorrendo a diferentes softwares
- Sessões de apresentação e discussão da componente metodológica dos projectos.
- Trabalho autónomo dos estudantes
Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP. Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage. Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage. Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage. Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage. Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor. Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI
Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública
No final desta UC, os estudantes terão adquirido conhecimento teórico avançado para:
- Compreender as Teorias Clássicas de Estado, incluindo as suas origens e influências na formação de sociedades e sistemas políticos na Europa, através de leituras críticas e debates.
- Analisar a evolução da Democracia e suas implicações nas instituições políticas, usando estudos de caso e debates.
- Explorar Teorias e Modelos de Administração Pública, com aulas expositivas, leituras críticas e estudos de caso.
- Explorar modelos de Administração Pública em perspetiva comparada com casos práticos e apresentações.
- Aplicar teorias e modelos na prática de gestão na Administração Pública, desenvolvendo habilidades para analisar processos de reforma ou modernização administrativa.
- Discutir questões e temas atuais de Administração Pública, em aulas e seminários.
1: Estado, Sociedade e Sistemas Políticos
Teorias Clássicas de Estado, Sociedades e Sistemas Políticos Europeus
Democracia, Instituições Políticas e Tipos de Sociedade
Desempenho dos sistemas políticos
Seminário: O papel do Estado, dos sistemas políticos e das instituições no desenvolvimento das democracias
2: Modelos e Teorias de Estado e Administração
Teorias e Modelos Contemporâneos de Estado e Administração Pública: evolução e perspectivas futuras
Seminário: Análise Crítica aos Modelos e Teorias de Administração
3: Reforma e Modernização Administrativa
Administração Pública comparada
O papel das instituições supranacionais
Seminário de tendências relativamente à reforma e modernização administrativa
4: Temas avançados em Ciência da Administração
Serão realizadas seminários tendo em vista o desenvolvimento de temas relevantes para a Administração e Gestão Pública, no quadro da Ciência da Administração.
A avaliação desta UC terá uma natureza periódica, dando particular relevo à capacidade de investigação e produção de conhecimento científico. Assim, o método de avaliação passa pela elaboração de trabalhos científicos (working papers) ao longo de seminários a ocorrer em cada semestre, correspondendo a:
1- Cada estudante é responsável por preparar um trabalho de investigação (trabalho final baseado em 2 working papers) relevante para os tópicos abordados na UC em cada semestre. Os trabalhos intermédios, em número de 2, devem basear-se numa revisão crítica da literatura, análise de dados (se aplicável) e contribuição original para o campo e tema de estudo. Os trabalhos devem ser submetidos no final de cada semestre, de acordo com as datas estabelecidas.
Cada working paper terá uma ponderação equitativa entre si e, o conjunto dos trabalhos (previsivelmente 2), terão, no conjunto, uma ponderação de 35% na nota final da UC.
2- Cada estudante deve apresentar os seus trabalhos nos seminários a ocorrer ao longo do programa. A apresentação deve ser seguida de uma sessão de discussão e perguntas pelos colegas e por professores/orientadores. Os trabalhos serão avaliados por um painel composto pelo orientador (q.a.) e outros docentes especializados na área, de modo o a que os estudantes possam receber feedback construtivo e orientações para melhorar o seu trabalho.
O conjunto das apresentações realizadas terá um peso de 25% na avaliação final da UC. Cada apresentação contribuirá para a formação de uma classificação única correspondente a uma ponderação aritmética simples.
3- No último semestre, os alunos devem, com base nos working papers produzidos (2) , e nos comentários obtidos com a sua apresentação e discussão, apresentar um artigo científico final (com base nos 2 working papers), que cumpra com os padrões de qualidade de publicação em revistas científicas e/ou conferências da área.
O trabalho final contribuirá em 40% para a formulação da classificação final da UC.
Os workingpapers e trabalhos serão avaliados com base em critérios como originalidade, rigor metodológico, relevância teórica, contribuição para o campo, clareza da escrita e capacidade de apresentação e discussão. A participação ativa nos seminários, incluindo a contribuição para as discussões dos colegas, é também considerada na avaliação.
Este método de avaliação permite que os estudantes desenvolvam capacidades de investigação incrementais ao longo do programa, potenciando a produção de trabalhos científicos finais de elevada qualidade. Além disso, a apresentação em seminários proporciona oportunidades de interação e feedback, promovendo a investigação e o debate académico.
Bevir, M. (Ed.). (2011). The SAGE handbook of governance (I ed.). Sage UK. http://corp.credoreference.com/component/booktracker/edition/7325.html.
Kuhlmann, S., & Wollmann, H. (2019). Introduction to comparative public administration: Administrative systems and reforms in Europe. Edward Elgar Publishing.
Madureira, C., & Asensio, M. (2013). Handbook de Administração Pública. INA editora.
Miller, J., & Kaifeng, Y. (2009). Handbook of Research Methods in Public Administration (2nd ed.)
Ongaro, E., & Van Thiel, S. (2017). The Palgrave Handbook of Public Administration and Management in Europe. Palgrave Macmillan UK.
Pollitt, C., & Bouckaert, G. (2011). Public Management Reform: A comparative analysis-new public management, governance, and the Neo-Weberian state. Oxford University Press.
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Bilhim, J. (2013). Ciência da Administração . Lisboa: ISCSP
Bouckaert, G. (2023). The neo-Weberian state: From ideal type model to reality? Max Weber Studies, 23(1), 13-59.
Catarino, João; Tavares, José F. F.. Finanças Públicas da União Europeia. Coimbra, Portugal: Almedina. 2012
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Teles, F. (2021). Descentralização e poder local em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Tese em Administração Pública
Os alunos desta UC devem ser capazes de:
- Identificar, analisar e julgar criticamente problemas e resultados científicos na área da Administração Pública;
- Usar e explicar teorias, modelos e conceitos na área da Administração Pública;
- Aplicar métodos e competências de investigação aplicada à Administração Pública;
- Produzir e apresentar investigação relevante e original na área da Administração Pública, que contribua para o avanço do conhecimento
da Governança, nas dimensões nacional e internacional, que possam ser objeto de publicação científica;
- Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à ciência e ao mundo social em geral, relevando os desafios
que se colocam às Administrações Públicas;
- Comunicar com os pares, comunidade científica, policy makers e dirigentes sobre temas de Administração Pública, explicando e
aplicando resultados de investigação;
- Aplicar os princípios e regras éticas de investigação na área de Administração Pública.
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de
doutoramento. Incluirão:
a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores;
b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise em AP, basados na apresentação
de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores e pares;
c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas
por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros;
d) uma componente de apresentação pública do trabalho em Colóquio Doutoral.
Anualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e um relatório de progresso (para
transição de ano) que é avaliado pelo Painel de Avaliação designado pela comissão científica do doutoramento.
No 3º ano apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral.
A participação em eventos ciêntificos nacionais e internacionais é valorizada.
A tese é discutida publicamente e avaliada por júri científico (art.º.31º e 32º, NRGD do ISCTE-IUL)
Não se aplica. / Not applicable.
Optativas recomendadas
N.A.
Unidades Extra-Curriculares
Os estudantes podem complementar a sua formação com unidades extra-curriculares relacionadas com áreas como Administração e Políticas Públicas, Gestão Pública, Ciência Política, Educação, Finanças, Saúde, Métodos de Investigação Avançados, entre outras. Disciplinas optativas livres nestas áreas facultam um aprofundamento teórico e metodológico que contribui para enriquecer o percurso académico e a personalização dos projetos de investigação.
Objetivos
É objetivo geral deste ciclo de estudos desenvolver competências, aptidões e métodos de investigação que permitam aos alunos obter um conhecimento aprofundado, independente e com elevada qualidade e pertinência, contribuindo para o estudo científico da Administração Pública e dos seus processos de organização, gestão, reforma e modernização. Pretende-se ainda, promover o desenvolvimento de conhecimento sobre a Administração Pública que permita uma prestação otimizada de serviços públicos centrados nas necessidades atuais e futuras, dos cidadãos e empresas.
O Doutoramento em Administração Pública pretende desenvolver conhecimentos, aptidões e competências na área de Administração Pública pretendendo-se, em particular:
- Aprofundar conhecimentos nas áreas específicas da Administração Pública e Politicas Públicas;
- Desenvolver aptidões analíticas e o pensamento crítico na área da Ciência da Administração;
- Enquadrar e compreender a evolução do Estado, da Administração e das Políticas Públicas, no quadro das teorias e modelos mais relevantes para a área;
- Promover a capacidade de estudo e investigação independente dos contextos, especificidades e fenómenos que ocorrem no setor público;
- Analisar e avaliar as melhores metodologias, métodos e técnicas de investigação relevantes aos seus objetos de estudo.
Tese de Doutoramento
Acreditações