O corpo docente do Doutoramento em Administração Pública é constituído por académicos de reconhecida experiência e por profissionais com prática consolidada no setor público. Estes especialistas combinam investigação atual, em contexto teórico e aplicado, com uma ligação estreita à realidade administrativa, proporcionando uma orientação próxima e rigorosa aos estudantes. Os docentes estão envolvidos em redes científicas nacionais e internacionais, promovendo o desenvolvimento de projetos colaborativos e a integração dos doutorandos em iniciativas globais. Este ambiente académico, dinâmico e interdisciplinar favorece o pensamento crítico, a inovação e a excelência na produção científica.
Diretor
David Alexandre Correia Ferraz
Docentes
César Nuno Grima Madureira
Claúdia Patrícia da Cruz Pereira
David Alexandre Correia Ferraz
Filipe Miguel Ramos de Abreu Nunes
Geert Bouckaert
Helena Carreiras
Helena Maria Barroso Carvalho
Helena Pereira de Melo
Inês Casquilho-Martins
João António Salis Gomes
Jorge Manuel Leitão Ferreira
José António Afonso Santana Pereira Santucci
Luís Manuel Antunes Capucha
Luís Miguel Martins Nunes
Maria Asensio Menchero
Maria do Carmo Severino Duarte Grilo Botelho
Maria José Dias Carocinho Sousa
Pedro Adão e Silva
Rodrigo Vieira de Assis
Sérgio Miguel Carneiro Moro
Sérgio Vital Braz Caramelo
Tiago Luís de Matos Roma Fernandes
Corpo Docente para (2025/2026)
Políticas Públicas: Teorias e Modelos |
Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública
David Ferraz é Professor Associado do ISCTE e diretor do Doutoramento e Mestrado em Administração Pública. É doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA.
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa.
Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022.
Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Seminário de Projeto de Investigação em Administração Pública |
Seminário em Administração Pública: Teorias e Modelos de Estado e Administração Pública
María Asensio é Professora Associada Convidada no ISCTE-IUL, investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e Investigadora Principal no Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.). No ISCTE, integra a direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL) e faz parte dos conselhos científicos dos programas de doutoramento em Políticas Públicas e Administração Pública. É igualmente membro do conselho científico do Observatório da Democracia e da Representação Política.
María é licenciada em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (1992) e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto Juan March (1994). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid (2001) e é Doctoral Fellow do Instituto Carlos III–Juan March (IC3IJM).
Ao longo da sua carreira, lecionou em várias universidades, incluindo a Universidade de Coimbra (2001–2008), a Universidade de Évora (2008–2011), o ISCSP-UL (2011–2018), a Universidade Aberta (2013–2016) e o ISCTE (2010–2012, e desde 2017). Participou em numerosos projetos de investigação internacionais, entre os quais o projeto financiado pela NORFACE Healthdox: The Paradox of Health State Futures (2014–2018), e o projeto financiado pela DFG Political Economy of Social Policy Institutions (2001–2005). Coordenou ainda o relatório CAF Challenges to Promote Public Sector Capacity no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (EUPAN, 2021).
A sua investigação situa-se na interseção entre ciência política comparada e políticas públicas. Interessa-se particularmente pela forma como os modelos teóricos, os quadros institucionais e as preferências políticas moldam a formulação das políticas, bem como pelos determinantes da opinião pública em relação ao sistema de bem-estar.
Para além da docência e da investigação, María contribui ativamente para o debate público sobre governação e políticas sociais. Colabora com instituições públicas e participa em fóruns de peritos, reforçando a ligação entre a investigação académica e o desenho de políticas. O seu trabalho procura apoiar os processos de decisão e promover uma melhor compreensão dos desafios que se colocam aos Estados sociais na Europa.
Métodos de Investigação Aplicados
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório do Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Coordenadora nacional e membro do comité metodológico do projecto internacional World Elite Database (WED). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Seminário de Projeto de Investigação em Administração Pública
Maria José Sousa (Doutorada em Gestão Industrial, com Agregação em Gestão e Gestão Pública), é docente e investigadora do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido Pró-Reitora entre março 2022 e janeiro 2024 e foi membro do comité científico do Doutoramento "in Law and Economics" (Ciclo XXXIX), Università degli Studi del Molise. É atualmente membro do Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento, para a área das Políticas Públicas. Assumiu uma posição de pós-doutoramento de 2016-2018, investigando a área da educação digital, com várias publicações em revistas com elevado fator de impacto (Journal of Business Research, Journal of Grid Computing, Future Generation Computer Systems, e outros). Trabalhou como especialista, num projeto da Comissão Europeia para a criação de uma nova categoria de competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS). Foi membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Gestão, da Universidade Europeia. Foi também Investigadora Sénior do GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do Ministério da Economia Português, responsável pelas Políticas de Inovação, Investigação e Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e Competências na AMA, IP, Agência para a Modernização Administrativa (Ministério da Presidência e do Conselho de Ministros). Também foi Gestora de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por Projetos de Inovação e Projetos de Avaliação e Desenvolvimento das Qualificações. Os seus interesses de investigação atualmente são as políticas públicas de Inovação e Investigação. É coautora de mais de 180 artigos científicos e capítulos de livros (European Planning Studies, Information Systems Frontiers, Systems Research, and Behavioral Science, Computational and Mathematical Organization Theory, e outros). É editora convidada de mais de 10 edições especiais da Elsevier e Springer. Foi Presidente da ISO/TC 260 – Gestão de Recursos Humanos, representando Portugal na ISO - International Organization for Standardization. Coordenou/na vários projetos europeus de inovação (financiados por programas como Erasmus+, Horizon Europe e ICMPD) e é também External Expert of COST Association - European Cooperation in Science and Technology.
Métodos de Investigação Aplicados
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Atualmente, é membro do Conselho Pedagógico do Iscte e da Comissão Pedagógica da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). É, ainda, vogal suplente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Ao longo do seu percurso, tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições de diferentes países (ex.: Portugal, Brasil, Estados Unidos). As suas publicações mais recentes têm-se centrado em questões relacionadas com as desigualdades sociais, a precariedade laboral, a vida quotidiana em periferias urbanas e as dinâmicas de sociabilidade juvenil em contextos socialmente vulneráveis.
Entre os seus interesses temáticos de investigação mais recentes, destacam-se as dinâmicas de reprodução das desigualdades sociais, as atitudes sociopolíticas das classes sociais e a relação entre precariedade laboral e desproteção social. Dedica-se à análise de fenómenos sociais em múltiplas escalas: no plano micro, explora trajetórias sociais, narrativas de vida e processos de individuação, procurando compreender experiências, perceções e práticas quotidianas; no plano macro, investiga a reprodução das desigualdades sociais, bem como padrões, tendências e mudanças estruturais nas atitudes, perceções e práticas em sociedades estratificadas.
Em termos metodológicos, privilegia abordagens multifacetadas, orientadas por desenhos de pesquisa quer intensivos, quer extensivos ou mistos. A sua experiência abrange estudos desenvolvidos com recurso a inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista, observação participante e etnografias urbanas, com aplicação de um leque diversificado de métodos quantitativos e qualitativos, apoiada pelo uso de softwares especializados (SPSS, JAMOVI, MAXQDA, etc.).
Consequentemente, tem-se dedicado à inovação metodológica em ciências sociais, através da conceção e lecionação de disciplinas e cursos, bem como da elaboração de publicações orientadas para o aprimoramento e a divulgação de boas práticas metodológicas e de análise de dados no domínio da sociologia.
Acreditações
Ver mais
Acreditado
3 Anos
31 jul 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 90/2025 de 27-05-2025
Registo de alteração