Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1037/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1037/2011/AL02 de 27-06-2024
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2025/2026)

Jorge Ferreira, Professor Associado com Agregação no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Agregação em janeiro de 2024, sobre «Questionando o Serviço Social como Ciência social» «Formação/investigação em Serviço Social». Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça.   Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de Acão, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e científico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com universidades europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Stradinsk University Letavia. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Metodologias de Intervenção em Serviço Social | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social
Inês Casquilho-Martins é assistente social, mestre e doutorada em Serviço Social. É Professora Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte) e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) - Universidade Lusíada. Foi Professora Auxiliar nos três ciclos de estudo em Serviço Social no ISSSL - Universidade Lusíada (2019 -Jan 2024), onde coordenou o mestrado em Serviço Social e a linha de investigação do CLISSIS "Ensino e Formação em Serviço Social". Os seus interesses de investigação incluem diferentes domínios e campos do serviço social, políticas sociais, sistemas de proteção social, ação social, migrações, desenvolvimento comunitário e competências formativas no ensino superior. Neste domínio, o seu percurso de investigação tem apostado dar contributos da sua área científica no estudo de problemas sociais contemporâneos e políticas públicas em diferentes áreas de proteção social. Investe, ainda, na promoção pedagógica e científica da formação em serviço social.  Em 2019 foi distinguida com o Prémio Silva Leal, atribuído pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e pela Secretaria de Estado da Segurança Social pela tese de doutoramento em Serviço Social “Modelos de proteção social em sociedades com programas de austeridade”.  Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019). 
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa e regresso de migrantes, imigração brasileira em Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), e, atualmente, investigadora integrada no CIES, Iscte. Tem trabalhado como investigadora independente/consultora em projetos de tipo diverso. Alguns exemplos mais recentes: Education & Job Market Research (2024), Fundação Aga Khan; Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2023-2026 (2024), DDS/CML; Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017), projetos diversos no IPPS-Iscte e na PPLL, Lda (2017). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES também participou. Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014). Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado, como técnica de estudos de mercado.
Direito da Família e da Criança
Abordagens à Psicopatologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Direito Social
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Estágio em Serviço Social II | Teoria e História do Serviço Social
Assistente Social, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. Paralelamente, de 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Desde 1998 até 2022, exerceu diversos cargos dirigentes com destaque para Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social, Subdiretora Geral da Direção Geral do Ensino Superior (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (Ministério da Educação) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho). Em 2022 foi nomeada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Cocoordenadora do Painel Independente de Alto Nível de seleção e acompanhamento do «Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior — PNAES». Participa regularmente em estudos, comunicações e artigos científicos nas áreas do Serviço Social, da Responsabilidade Social e do Ensino Superior. 
Classes Sociais e Estratificação
Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado (1983), doutorado (2001) e agregado (2022) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é Professor Catedrático do Departamento de Sociologia e investigador do CIES-IUL. Foi Vice-Reitor da Investigação entre março de 2014 e março de 2018. Foi membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL (2013-2018). Foi Diretor do CIES-IUL (2006-2014). Foi Diretor do Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL (2011-2014). Fundou e foi o primeiro Diretor da Editora Mundos Sociais (2010-2014). Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Orientou ou coorientou, estando concluídas, 14 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-1986) e foi contratado como assistente estagiário pelo ISCTE-IUL em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1987 e 1989. Em 2023, ganhou, ex aequo, o Prémio João Ferreira de Almeida, na categoria "Livros", com Investigação Sociológica em Portugal. Um Guia Histórico e Analítico, Porto, Afrontamento, 2022.
Sociedade e Políticas Sociais
Filipe Nunes é licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ICS-UL). A sua experiência profissional passou pelo Instituto da Defesa Nacional e por funções de assessoria no Governo e na Assembleia da República. Entre 2019 e 2023 foi Conselheiro Técnico Principal na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas em Genebra, onde acompanhou de perto organizações como a União Interparlamentar e a Organização Internacional do Trabalho. Foi anteriormente docente convidado no ISCTE, NOVA-IMS e FCSH-UNL, nas áreas das Políticas Públicas, Ciência Política e Relações Internacionais, bem como investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.  E autor de vários artigos sobre elites e mudança política, política internacional, comportamento eleitoral e políticas públicas nas seguintes publicações científicas: Sociologia; Sociologia, Problemas e Práticas; Análise Social; Portuguese Journal of Social Sciences; Relações Internacionais, Ler História; e Fórum Sociológico. É atualmente Vice-Presidente do IPPS-Iscte. 
Laboratório de Ética e Profissão em Serviço Social
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Politica e Politicas Públicas, e investigadora integrada do CIES-ISCTE, de 2018 a 2025 foi sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT), de 2018 a 2025 Directora do Nucleo de Competencias Trasversais  do LCT e de 2022 a 2025 Directora do Núcleo de Linguas do LCT. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 3 Marie Curie, Horizon, Erasmus e várias linhas Cost Action. É autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitária, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais. Membro da Comissão Cientifica do Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas e membro do Conselho Cientifico Plenário do Iscte.
Introdução à Psicologia Social
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Análise de Dados Descritiva
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Teorias da Personalidade
Abordagens à Psicopatologia
  Alexandra Ferreira-Valente is interested in the positive orientation of health psychology, pain assessment and management, effects and mechanisms of psychological pain interventions and cross-cultural mixed-method research. She is particularly focused on understanding how the association between the meaning attributed to pain, beliefs and coping responses and psychological and physical adjustment do chronic pain are mediated and moderated by culture in people with chronic pain from different countries and cultural backgrounds. She is also dedicated to the study of the mechanisms explaining the effects of self-management strategies and psychological and spiritual interventions on the adjustment to life in healthy and not healthy people. In her research work, she combines cognitive-behavioral and existentialistic approaches with the overarching and long-term aim of helping people better manage different stressors, including the COVID-19 pandemic, chronic pain, and their effects on people’s lives.
Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE e Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa,  Especialização em Mediação familiar e gestão de Conflitos   Pós Graduada em Governação em Saúde pela ENSP Formação especializada no Apoio à Mudança Comportamental na Autogestão da Doença Crónica pela Egas Moniz School of Health & Science. É Assistente Social hospitalar na ULSS José,  Professora Auxiliar convidada no ISCTE.  Investigadora Associada no CIES,  investigadora integrada no CLISSIS. Mediadora Familiar dos Sistemas Públicos de Mediação da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) Professora Coordenadora da Pós Graduação em Serviço Social na Saúde no IPPS- ISCTE. Integra o Conselho de Supervisão da Ordem dos Assistentes Sociais  Integra os Órgãos Sociais da  Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC) Integra a equipa nacional como Assistente Social na ULSSJOSE- na Join Action transfer of best praCtices InpRimary CarE (CIRCE-JA), no desenvolvimento de um plano individual de cuidados para o doente crónico, partindo das boas práticas de Andaluzia ( Espanha) coordenado pela ACSS como representante nacional num projeto Europeu. 2023 a 2025. Diversas publicações em revistas nacionais e internacionais nos domínios da integração de cuidados, instrumentos operativos da profissão e do Serviço Social na área da saúde.      
Seminário Prática Profissional em Serviço Social | Serviço Social com Adultos e Idosos
Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas. Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social. Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.
Estágio em Serviço Social I | Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias
Maria João Pena é doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL; mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Leciona na licenciatura, no mestrado e doutoramento em Serviço Social e é investigadora integrada do CIES. Tem como interesses de investigação a teoria e a epistemologia em serviço social, as práticas de serviço social com crianças e famílias, na escola e na deficiência. 
Direitos Sociais e Mudança Social
Abordagens à Psicopatologia
Sandra Roberto é Investigadora Associada do CIS-IUL. Ao longo do seu percurso profissional e formação académica tem se dedicado à área das migrações, tanto no mestrado em Psicologia clínica, quanto no Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, onde estudou os processos de resiliência em migrantes. Presentemente encontra-se a desenvolver um projeto de investigação que visa compreender os contextos de receção e as características dos menores não acompanhados requerentes de asilo (Financiado pelo FAMI). Participou em várias conferências internacionais e publicou artigos em revistas científicas. Tem desenvolvido trabalho de acompanhamento psicológico com os menores não acompanhados no Conselho Português para os Refugiados (CPR). É professora convidada no Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais do ISCTE-IUL
Seminário de Grupos e Intervenção Comunitária
Demografia
Doutorada em Sociologia e mestre em Demografia e Sociologia da População, pelo Iscte. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora do CIES-Iscte. Foi Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte, membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), Presidente do Júri do concurso M23 da ESPP e membro da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte (2019-2023). Co-coordenou o Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt, do CIES-Iscte. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau.Foi investigadora nos projetos FEMINA, EQUALS4COVID19, ERASMUS+ Educação e Formação, e membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade.  
Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo