Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino À distância
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Bio-Ética e Direitos Humanos na Saúde |
Cuidados Sociais de Saúde no Domicílio |
Saúde e Relações Sociais |
Abordagens Integradas do Serviço Social na Saúde |
Competências, para A Prática do Serviço Social na Saúde |
Boas Práticas & Inovação em Saúde |
Seminário de Prática Diferenciada no Campo de Intervenção do Serviço Social na Saúde |
O Portal do Sns ao Serviço do Cidadão / Políticas de Saúde, Qualidade e Bem-Estar Social
Jorge Ferreira, Professor Associado com Agregação no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Agregação em janeiro de 2024, sobre «Questionando o Serviço Social como Ciência social» «Formação/investigação em Serviço Social». Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça.
Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de Acão, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e científico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com universidades europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Stradinsk University Letavia. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Competências, para A Prática do Serviço Social na Saúde
-Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (área de investigação - saúde - Serviço Social em Cuidados Paliativos) -Diploma de Estudos Avançados, Doutoramento em Serviço Social, ISCTE-IUL
-Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
-Pós-Graduação Intervenção no Processo de Luto em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa -Pós-Graduação Luto em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
-Curso de Supervisão em Serviço Social - CRIAP
-Licenciada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Assistente Social na Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM); Assistente Social especialista em Cuidados Paliativos da Unidade de Medicina Paliativa ULSSM desde 2008; Coordenadora/Diretora da Equipa de Apoio Psicossocial da ULSSM – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas - Programa Humaniza, Fundação “la Caixa”; Coordenadora do Núcleo de Formação, Investigação e Supervisão do Serviço Social da ULSSM e responsável pelo Grupo de Supervisão SS ULSSM.
Professora Auxiliar Convidada no ISCTE; Professora da Pós-Graduação em Serviço Social na Saúde no IPPS, Iscte; Investigadora Associada no CIES; Membro Iscte Saúde e Sociodigital Lab for Public Policy; Docente convidada na Faculdade de Ciências da Saúde e de Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa - Programa de Mestrado em Cuidados Paliativos, no Módulo: Cuidados Sociais, Espirituais e Religiosos, Dignidade e Sofrimento; Docente convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mestrado de Cuidados Paliativos; Docente convidada na Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias - PG em Cuidados Paliativos.
Desempenha funções de planeamento, acompanhamento e supervisão de projetos na área psicossocial e espiritual e projetos na área de planos integrados de cuidados na área da saúde; Supervisora e orientadora de estágios académicos e orientadora de projetos/dissertações/teses (Mestrado e Doutoramento) de diversas Universidades; Júri de dissertações de mestrado e teses de doutoramento em diversas Universidade; Autora de artigos nacionais e internacionais, sobre o Serviço Social na Saúde, Cuidados Paliativos, Luto; Revisora de revistas científicas (nacionais e internacionais).
Saúde e Relações Sociais
Cristina Camilo é Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL, Gestora Executiva do Iscte_Saúde e Investigador Convidada no CIS-IUL. Doutorada em Psicologia, desenvolve investigação, na área do impacto das relações sociais na saúde e bem-estar, nomeadamente sobre os processos que medeiam esta associação. Estuda ainda os processos interpessoais de regulação das emoções negativas em situações de doença. É coordenadora do Global Diagnostic Study, desenvolvido em conjunto com a Childhood Cancer International (CCI) e cocoordenadora do programa desenvolvido em parceria com o SICAD no âmbito do programa “Eu e os Outros”.
Boas Práticas & Inovação em Saúde
Assistente Social, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. Paralelamente, de 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Desde 1998 até 2022, exerceu diversos cargos dirigentes com destaque para Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social, Subdiretora Geral da Direção Geral do Ensino Superior (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (Ministério da Educação) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho). Em 2022 foi nomeada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Cocoordenadora do Painel Independente de Alto Nível de seleção e acompanhamento do «Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior — PNAES».
Participa regularmente em estudos, comunicações e artigos científicos nas áreas do Serviço Social, da Responsabilidade Social e do Ensino Superior.
Abordagens Integradas do Serviço Social na Saúde |
Seminário de Prática Diferenciada no Campo de Intervenção do Serviço Social na Saúde
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE e Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa,
Especialização em Mediação familiar e gestão de Conflitos
Pós Graduada em Governação em Saúde pela ENSP
Formação especializada no Apoio à Mudança Comportamental na Autogestão da Doença Crónica pela Egas Moniz School of Health & Science.
É Assistente Social hospitalar na ULSS José,
Professora Auxiliar convidada no ISCTE.
Investigadora Associada no CIES,
investigadora integrada no CLISSIS.
Mediadora Familiar dos Sistemas Públicos de Mediação da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ)
Professora Coordenadora da Pós Graduação em Serviço Social na Saúde no IPPS- ISCTE.
Integra o Conselho de Supervisão da Ordem dos Assistentes Sociais
Integra os Órgãos Sociais da Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC)
Integra a equipa nacional como Assistente Social na ULSSJOSE- na Join Action transfer of best praCtices InpRimary CarE (CIRCE-JA), no desenvolvimento de um plano individual de cuidados para o doente crónico, partindo das boas práticas de Andaluzia ( Espanha) coordenado pela ACSS como representante nacional num projeto Europeu. 2023 a 2025.
Diversas publicações em revistas nacionais e internacionais nos domínios da integração de cuidados, instrumentos operativos da profissão e do Serviço Social na área da saúde.
Bio-Ética e Direitos Humanos na Saúde
Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas.
Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social.
Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.
Cuidados Sociais de Saúde no Domicílio
Métodos de Análise de Dados
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Atualmente, é membro do Conselho Pedagógico do Iscte e da Comissão Pedagógica da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). É, ainda, vogal suplente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Ao longo do seu percurso, tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições de diferentes países (ex.: Portugal, Brasil, Estados Unidos). As suas publicações mais recentes têm-se centrado em questões relacionadas com as desigualdades sociais, a precariedade laboral, a vida quotidiana em periferias urbanas e as dinâmicas de sociabilidade juvenil em contextos socialmente vulneráveis.
Entre os seus interesses temáticos de investigação mais recentes, destacam-se as dinâmicas de reprodução das desigualdades sociais, as atitudes sociopolíticas das classes sociais e a relação entre precariedade laboral e desproteção social. Dedica-se à análise de fenómenos sociais em múltiplas escalas: no plano micro, explora trajetórias sociais, narrativas de vida e processos de individuação, procurando compreender experiências, perceções e práticas quotidianas; no plano macro, investiga a reprodução das desigualdades sociais, bem como padrões, tendências e mudanças estruturais nas atitudes, perceções e práticas em sociedades estratificadas.
Em termos metodológicos, privilegia abordagens multifacetadas, orientadas por desenhos de pesquisa quer intensivos, quer extensivos ou mistos. A sua experiência abrange estudos desenvolvidos com recurso a inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista, observação participante e etnografias urbanas, com aplicação de um leque diversificado de métodos quantitativos e qualitativos, apoiada pelo uso de softwares especializados (SPSS, JAMOVI, MAXQDA, etc.).
Consequentemente, tem-se dedicado à inovação metodológica em ciências sociais, através da conceção e lecionação de disciplinas e cursos, bem como da elaboração de publicações orientadas para o aprimoramento e a divulgação de boas práticas metodológicas e de análise de dados no domínio da sociologia.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00