Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Dados de Saúde e Sistemas de Informação
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão da Transformação Digital nos Cuidados de Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Organizações e Serviços no Setor da Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Abordagem Social e Individual em Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Classificações de Dados de Saúde e Formatos de Troca
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Design de Serviço
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos em Cuidados de Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo I | 6.0 |
Regulação, Legislação e Estruturas em Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo I | 6.0 |
Ética e Privacidade em Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo II | 6.0 |
Tecnologia e Sociedade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo II | 6.0 |
Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Cuidados de Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo II | 6.0 |
Cibersegurança para Sistemas de Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo III - Interoperabilidade | 6.0 |
E-Saúde e Telemedicina
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo III - Interoperabilidade | 6.0 |
Tecnologias em Ecossistemas Interoperáveis em Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo III - Interoperabilidade | 6.0 |
Aprendizagem Profunda e Visão Computacional em Saúde
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo IV - Ciência de Dados | 6.0 |
Sensores para Instrumentação Médica e Processamento de Sinais
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo IV - Ciência de Dados | 6.0 |
Análise de Dados e Aprendizagem Automática
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Grupo IV - Ciência de Dados | 6.0 |
Dissertação em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde
30.0 ECTS
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Trabalho final | 30.0 |
Trabalho de Projeto em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
30.0 ECTS
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Trabalho final | 30.0 |
Dados de Saúde e Sistemas de Informação
OA1.Compreender os princípios da recolha, gestão e análise de dados de saúde.
OA2. Analisar o papel dos sistemas de informação em saúde na prestação de cuidados de saúde.
OA3. Conhecer as normas de dados, as fontes de dados e as ferramentas de análise de dados utilizadas nos cuidados de saúde.
OA4. Compreender as questões éticas e legais relacionadas com os dados de saúde e os sistemas de informação.
CP1.Introdução aos Sistemas de Informação e Dados de Saúde: Visão geral da gestão da informação de saúde. Importância dos dados de saúde para a prestação de cuidados de saúde e para a tomada de decisões. Introdução aos sistemas de informação em saúde e registos de saúde electrónicos (RSEs)
CP2.Recolha de dados de saúde e normas.
CP3. Interoperabilidade de dados na saúde.
CP4. Gestão e análise de dados de saúde.
CP5. Sistemas de apoio à decisão clínica (CDSS)
CP6. Implementação de Sistemas de Informação em Saúde: Seleção e aquisição de sistemas. Metodologias de implementação de sistemas.
Gestão da mudança e estratégias de adoção pelos utilizadores.
CP7. Tendências futuras em dados de saúde e sistemas de informação: Big data e analítica nos cuidados de saúde. Inteligência artificial e aprendizagem automática na análise de dados de saúde. Medicina personalizada e informática de precisão no domínio da saúde.
A metodologia de ensino-aprendizagem da UC é ativa. O/A aluno/a é o/a principal responsável. Há um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através da análise bibliográfica e de casos práticos, utilização e discussão crítica de conteúdos digitais, misturando assim conteúdos teóricos leccionados em participação pessoal, projectos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas, são apresentadas as bases estruturais e conceptuais e o trabalho é alinhado com os objetivos de aprendizagem.
BibliografiaTitle: Jossey-Bass. Robson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach, (2nd ed), FT Management; Bourgeois, D. T. (2014), Information Systems for Business and Beyond, S.l.: Lulu.com Ammenwerth, E., de Keizer, N., & Brender, J. (2011). Introduction to health information systems. Springer.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: Wyatt, J. C. (2010). Health information systems: Challenges of the new millennium. J of the American Medical Informatics Association, 17(3), 263-266. Fridsma, D. B., & Altman, R. B. (2013). A practical approach to big data in health care : Strategies for getting to know your data. Journal of the American Medical Informatics Association, 20(1), 111-116.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: Wager, K. A., Lee, F. W., & Glaser, J. P. (2017). Health care information systems: A practical approach for health care management (4th ed.).
Authors: .
Reference:
Year: .
Gestão da Transformação Digital nos Cuidados de Saúde
OA1: Explicar e compreender o conceito de transformação digital (TD) e o seu significado na gestão dos cuidados de saúde.
OA2: Identificar e avaliar as principais tecnologias que impulsionam a TD.
OA3: Analisar o impacto da TD na prestação de cuidados de saúde, nos cuidados aos doentes e nos processos organizacionais.
OA4: Aplicar os princípios da informática em saúde nas organizações.
OA5: Avaliar as oportunidades e os desafios associados à implementação de registos de saúde eletrónicos.
OA6: Descrever o papel da telemedicina na melhoria do acesso aos serviços de saúde e nos resultados dos pacientes.
OA7: Utilizar técnicas de análise de dados para a tomada de decisões informadas.
OA8: Discutir as considerações éticas e de privacidade relacionadas com a TD.
OA9: Desenvolver estratégias para envolver eficazmente os doentes nos seus cuidados de saúde através de plataformas digitais.
OA10: Conceber e propor um plano de transformação digital para uma organização de cuidados de saúde.
Tópicos do curso:
CP1: Introdução à Transformação Digital na Gestão dos Cuidados de Saúde
CP2: Sistemas de informação em saúde e interoperabilidade
CP3: Tecnologias e aplicações de telessaúde
CP4: Tomada de decisão orientada por dados nos cuidados de saúde
CP5: Importância da participação dos doentes nos cuidados de saúde
CP6: Gestão de projectos de transformação digital
CP7: Privacidade e segurança dos dados relativos aos cuidados de saúde
CP8: Análise de iniciativas de transformação digital bem sucedidas em organizações de saúde
CP9: Exercícios de análise de dados utilizando conjuntos de dados de cuidados de saúde
CP10: Blockchain e suas aplicações na área da saúde
CP11: Enfrentar os desafios da interoperabilidade
O curso será lecionado através de uma combinação de palestras, estudos de caso, discussões e apresentações conduzidas pelos alunos. Os alunos terão de realizar trabalhos individuais e um projeto de grupo que envolve a conceção de uma solução de interoperabilidade utilizando tecnologias emergentes.
BibliografiaTitle: Digital Health Technologies: The Future of Health Care. Academic Press.
Authors: Klonoff, D. C. (Ed.)
Reference:
Year: 2019
Title: The Role of Digital Transformation in Health Care Service Delivery. In Digital Transformation in Healthcare (pp. 1-19). Springer.
Authors: Ongaro, E., & Ferrario, M. A.
Reference:
Year: 2018
Title: Healthcare Transformation: A Guide for the Hospital Board Member. CRC Press.
Authors: Wickramasinghe, N., & Sharma, S. K. (Eds.)
Reference:
Year: 2019
Title: Health Informatics: An Interprofessional Approach (2nd ed.). Elsevier.
Authors: Kuziemsky, C. (Ed.)
Reference:
Year: 2017
Title: Deep Medicine: How Artificial Intelligence Can Make Healthcare Human Again. Basic Books.
Authors: Topol, E.
Reference:
Year: 2019
Title: Health Care Information Systems: A Practical Approach for Health Care Management. Jossey-Bass.
Authors: Wager, K. A., Lee, F. W., & Glaser, J. P.
Reference:
Year: 2017
Organizações e Serviços no Setor da Saúde
O estudante será capaz de:
_Descrever políticas e modelos nacionais e internacionais de saúde e bem-estar em contextos locais; _Analisar criticamente e aplicar conhecimentos sobre regulamentações, acordos, instrumentos de financiamento e entidades relacionadas com a saúde e bem-estar;
_Reconhecer a necessidade de cuidados de saúde multiprofissionais e interculturais, assim como o desenvolvimento dos serviços de bem-estar social.
Os alunos analisam e descrevem os sistemas de saúde do seu país de origem. As sessões conjuntas começam com aula invertida, em que os alunos apresentam os seus resultados em aula. Durante as sessões conjuntas, os alunos discutirão as principais diferenças e semelhanças entre os países. O curso inclui palestras de profissionais externos dda saúde. Os alunos realizam um projeto em grupo. Este projeto consiste numa entrevista com um profissional do sector da saúde com o objetivo de identificar os desafios e as possibilidades relacionados com a digitalização neste setor. O entrevistado pode ser uma pessoa do sector público, privado ou do terceiro sector, na área da saúde. Num trabalho final individual, os alunos escrevem um ensaio onde sintetizam a sua aprendizagem. O ensaio inclui uma avaliação de como diferentes sistemas de saúde podem responder a diferentes objectivos de saúde.
Os/As estudantes serão avaliados/as tendo por base trabalhos individuais (60%) e de grupo (40%). A unidade curricular não tem exame final.
BibliografiaTitle: International (e.g. UN) comparative material of health care systems and models in different countries. Organizational structure of health care systems. Objectives of health care systems. https://health.ec.europa.eu/state-health-eu/country-health-profiles_en International (e.g. UN) comparative material of health care systems and models in different countries. Organizational structure of health care systems. Objectives of health care systems. https://www.eu-healthcare.fi/know-your-rights/legislation Latest research artcles published in this area.
Authors: -
Reference:
Year: -
Abordagem Social e Individual em Saúde
Após completar a unidade curricular, o/a estudante será capaz de (OA=Objetivos de Aprendizagem): OA 1 identificar as possibilidades e limitações da digitalização nas decisões individuais de saúde
OA2 compreender a relevância da regulamentação e de outras políticas públicas na promoção da saúde
OA3 avaliar o comportamento individual e os pré-requisitos para a mudança comportamental
OA4 demonstrar a relevância dos conhecimentos comportamentais no desenvolvimento de soluções digitais
OA5 desenhar intervenções que promovam a mudança comportamental
OA6 estimar o impacto das intervenções de mudança comportamental ao nível da saúde e dos benefícios financeiros
P1 Abordagem social e individual da transformação digital na saúde
P1.1 Papel e limitações da digitalização na saúde individual
P1.2 Regulamentação e outros instrumentos de política relacionados com a saúde pública
P2 Aplicação de conhecimentos comportamentais em contextos de cuidados e promoção da saúde
P2.1 Desenvolvimento e avaliação de soluções digitais e intervenções comportamentais
P2.2 Vieses cognitivos e heurísticas na compreensão do comportamento dos doentes e prestadores de serviços
P3 Princípios e intervenções de mudança comportamental para melhorar resultados no domínio da saúde
P3.1 Intervenções e políticas governamentais na promoção da saúde pública
P3.2 Papel dos profissionais de saúde no apoio aos doentes e formação de hábitos saudáveis
P4 Avaliação do impacto das intervenções comportamentais
P4.1 Avaliação da mudança comportamental e benefícios para a saúde
P4.2 Impacto financeiro e relação custo-eficácia das intervenções
As unidades curriculares (UC) serão são avaliadas por pontos. Os alunos precisam de obter, pelo menos, 50% do número máximo de pontos para obterem aprovação na unidade de estudo. Cada universidade transformará os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. Trabalhos de grupo (90%) e trabalhos individuais (10%). Esta UC inclui também os trabalhos que são classificados com reprovação/aprovação.
BibliografiaTitle: The Elements of Choice: Why the Way We Decide Matters
Authors: Johnson, E.
Reference:
Year: 2021
Title: Developing Behavior Change Interventions, in M.S. Hagger , L.D. Cameron , K. Hamilton , N. Hankonen & T. Lintunen (eds) The handbook of behavior change, Cambridge Handbooks in Psychology , Cambridge University Press, 300-317.
Authors: Hankonen, N.E., & Hardeman W.
Reference:
Year: 2020
Title: Faries MD. Why We Don't "Just Do It": Understanding the Intention-Behavior Gap in Lifestyle Medicine. Am J Lifestyle Med. 2016 Jun 22;10(5):322-329. doi: 10.1177/1559827616638017. PMID: 30202289; PMCID: PMC6125069.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: Should Governments Invest More in Nudging?
Authors: Benartzi, S., Beshears, J., Milkman, K. L., Sunstein, C. R., Thaler, R. H., Shankar, M., Tucker-Ray, W., Congdon, W. J., & Galing, S.
Reference: Psychological Science, 28(8), 1041–1055
Year: 2017
Classificações de Dados de Saúde e Formatos de Troca
Analisar as necessidades por trás de um problema de tecnologia de saúde e sugerir normas para cobrir lacunas e fornecer soluções em aplicações de tecnologia de saúde. Explicar a diferença entre normas, orientações e protocolos. Explorar maneiras de desenvolver ou utilizar sistemas tecnológicos e/ou metodologias para aplicar normas. Compreender os conceitos de classificação de dados e a sua importância na saúde. Avaliar diferentes classificações de dados, terminologias e normas. Proficiência na utilização de classificações de dados de saúde amplamente adotadas. Explicar os princípios de formatos padronizados de intercâmbio de dados. Identificar os desafios e oportunidades associados à interoperabilidade, reutilização e intercâmbio de dados de saúde. Analisar cenários reais para determinar as classificações de dados e formatos de intercâmbio. Aplicar as melhores práticas na classificação e intercâmbio de dados para melhorar a gestão e análise de dados, bem como a criação de negócios.
1: Introdução às tendências da saúde digital e normalização: Codificação, definições e classificações dos dados. Terminologias e vocabulários.
2: Classificações comuns de dados: Classificação Internacional de Doenças. Nomenclatura Sistematizada da Medicina (SNOMED CT). Identificadores de observações lógicas (LOINC). Classificação Internacional de Intervenções de Saúde (ICHI). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF). Sistema de classificação Anatómica Terapêutica Química (ATC) e a Dose Diária Definida (DDD). 3: Formatos de intercâmbio de dados: Health Level Seven (HL7). Recursos de interoperabilidade rápida na saúde (FHIR). Arquitetura de documentos clínicos (CDA).
4: Normas e reutilização de dados: Desafios da interoperabilidade dos dados. Utilizações primárias e secundárias dos dados. Atores, condicionalismos e desafios.
5: Estudos de casos e aplicações.
Em geral, os/as alunos/as realizarão tarefas que envolvem a análise e a aplicação de classificações de dados de saúde e formatos de intercâmbio a cenários reais. Questionários online: Os questionários online regulares podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos conceitos e princípios chave por parte dos/as alunos/as.
Os/As estudantes analisarão estudos de caso para demonstrar a sua compreensão da classificação e intercâmbio de dados de saúde. Análise de estudos de caso: A atribuição de estudos de caso permite avaliar a capacidade dos/as alunos/as para aplicar os seus conhecimentos e competências em cenários reais.
Projeto: Os/As estudantes trabalharão num projeto para propor e implementar classificações de dados de saúde e formatos de intercâmbio adequados para um contexto de cuidados de saúde específico.
Projeto de grupo: A participação dos alunos num projeto de colaboração em grupo pode avaliar a sua capacidade de trabalhar em equipa e de aplicar os seus conhecimentos e competências coletivamente. Mais especificamente, um projeto interdisciplinar que envolva os diferentes contextos (ciência dos dados, contextos sociais e empresariais da saúde) em tópicos de reutilização de dados de saúde é uma boa ideia. Exames: Serão realizados exames periódicos para avaliar os conhecimentos dos/as alunos/as sobre a matéria leccionada na unidade curricular.
Title: Holub et al. 2018. Enhancing Reuse of Data and Biological Material in Medical Research:From FAIR to FAIR-Health BIOPRESERVATION AND BIOBANKING. Volume 16, Number 2, 2018. Mary Ann Liebert, Inc.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: C. Safran 2017. Update on Data Reuse in Health Care. Yearb Med Inform. 2017 Aug; 26(1): 24–27.Published online 2017 Sep 11. doi: 10.15265/IY-2017-013 PMCID: PMC6239227PMID: 29063535
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: WHO 2022. Sharing and reuse of health-related data for research purposes: WHO policy and implementation guidance.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: Törnvall E, Jansson I. Preliminary evidence for the usefulness of standardized nursing terminologies in different fields of application: A Literature Review. Int J Nurs Knowl. 2017 Apr;28(2):109-119.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: Mykkänen, M. et al. Using standardized nursing data for knowledge generation - Ward level analysis of point of care nursing documentation. Int J Med Inform 2022 Nov;167:104879.
Authors: -
Reference:
Year: -
Title: Kinnunen, U et al. (2021-08-30) User GuideThe Finnish Care Classification System FinCC 4.0_v1.1.
Authors: -
Reference:
Year: -
Design de Serviço
"Conhecimentos: Compreender os conceitos e princípios da conceção sistémica de serviços. Adquirir uma compreensão abrangente da aplicabilidade da conceção de serviços nos cuidados de saúde através de estudos online, palestras interativas, estudos de casos, discussões de grupo e experiências práticas.
Competências: Adquirir competências para aplicar a conceção de serviços na prática, a fim de melhorar o desenvolvimento sistémico dos ecossistemas de bem-estar social e de serviços de saúde.
Competências: Adquirir conhecimentos gerais de conceção de serviços centrados no ser humano e sistémicos nos ecossistemas de serviços de assistência social e de cuidados de saúde."
Pré-tarefa (leitura, redação de ideias-chave no fórum de discussão)
Kick-off online (2 horas online)
Pesquisa documental e entrevistas com os stakeholders (trabalho remoto entre o kick-off e o sprint de 5 dias, trabalho individual e em equipa)
Semana de Co-criação de 5 dias realizada anualmente nos países dos parceiros ManagiDiTH.
1. Definição do problema
2. Ideação e esboço
3. Decisão e iteração
4. Prototipagem e experimentação
5. Apresentação dos resultados
Apresentações de gala finais
Nota: Os/As alunos/as que não puderem participar no sprint de 5 dias no local formam a sua própria equipa e realizam os seus trabalhos online e/ou na sua comunidade. As atividades de apoio e de formação que fazem parte do sprint de 5 dias são organizadas como actividades online assíncronas e sincrónicas. Isto tem de ser planeado com mais pormenor."
A unidade de estudo é avaliada por pontos (máximo 100). Os/As alunos/as precisam de obter pelo menos 50 pontos (50%) para passar a unidade de estudo. Cada universidade transformará os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. Avaliação: Pré-tarefa individual (aprovação/reprovação), questionários online individuais (10%), caso de conceção de serviços em equipas (90%).
BibliografiaTitle: Pfannstiel. 2019. Service Design and Service Thinking in Healthcare and Hospital Management. Springer International Publishing.Media Inc.
Authors: .
Reference:
Year: .
Title: Pfannstiel, M. A., Brehmer, N. & Rasche, C. 2022. Service design practices for healthcare innovation: Paradigms, principles, prospects. Cham: Springer Nature Switzerland.
Authors: .
Reference:
Year: .
Title: Pfannstiel, M. A. 2023. Human-centered service design for healthcare transformation: Development, innovation, change. Singapore: Springer International Publishing AG.
Authors: .
Reference:
Year: .
Title: Junginger, S. (2017) Transforming Public Services by Design Re-Orienting Policies, Organizations and Services around People. Oxfordshire, UK; Routledge.
Authors: .
Reference:
Year: .
Title: Foglieni F., Villari B., Maffei S. (2018). From Service to Service Design. In Designing Better Services. Springer Briefs in Applied Sciences and Technology. Springer, Cham.;
Authors: .
Reference:
Year: .
Title: Design Council (2021). "Beyond Net Zero. A Systemic Design Approach."
Authors: -
Reference:
Year: -
Gestão de Recursos em Cuidados de Saúde
Conhecimentos: Compreender conceitos e princípios da gestão de recursos nos cuidados de saúde através de aulas interativas, estudos de caso e discussões em grupo, explorando quadros teóricos e exemplos práticos.
Competências: Aplicar técnicas analíticas para a atribuição de recursos e orçamentação por meio de exercícios práticos, simulações e análise de dados, desenvolvendo habilidades em modelação e tomada de decisões para otimização de estratégias.
Competências: Desenvolver planos estratégicos para otimização de recursos em cuidados de saúde, usando estudos de caso e discussões de grupo. Aplicar pensamento crítico e resolução de problemas para melhorar eficiência, identificar oportunidades e criar estratégias inovadoras, considerando restrições e questões éticas.
Introdução à Gestão dos Recursos de Saúde: Aborda os princípios fundamentais da gestão de recursos no setor da saúde.
Financiamento e Orçamentação dos Cuidados de Saúde: Compreende os aspectos financeiros e domina estratégias de orçamentação para garantir sistemas de saúde sustentáveis.
Estratégias de Afetação de Recursos: Examina a gestão de inventários e a otimização da cadeia de abastecimento para uso eficiente dos recursos.
Gestão de Recursos Humanos nos Cuidados de Saúde: Desenvolve estratégias para otimizar o desempenho da força de trabalho na saúde.
Utilização da Tecnologia para a Eficiência dos Recursos: Explora tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência dos recursos nas operações de saúde.
Melhoria da Qualidade e Relação Custo-Eficácia: Implementa estratégias para melhorar a qualidade e alcançar resultados rentáveis.
Considerações Éticas na Afetação de Recursos: Explora dilemas éticos e decisões na alocação equitativa de recursos limitados na saúde.
Questionários Online: Os questionários online regulares podem ser usados como um método de avaliação formativa para apreciar a compreensão dos alunos em relação aos conceitos-chave e princípios de gestão de recursos.
Análise de Estudos de Caso: A atribuição de estudos de caso relacionados com a gestão de recursos no setor da saúde pode avaliar a capacidade dos alunos de aplicar os seus conhecimentos e competências em cenários reais.
Projeto em Grupo: Envolvendo os alunos num projeto de grupo colaborativo focado na gestão de recursos, é possível avaliar a sua capacidade de trabalhar em equipa e aplicar coletivamente os seus conhecimentos e competências.
Title: Health Costs And Financing: Challenges And Strategies For A New...by David Blumenthal and Sara R. Collins. Health Affairs, 2020. Priorities and challenges for health leadership and workforce … by James Buchan and Gail Tomblin Murphy. BMC Health Services Research, 2019. Strategic Human Resource Management in Health Care: by Ronald J Burke and Cary L Cooper. Advances in Health Care Management, 2010. World Health Organization. Global strategy on human resources for health: workforce 2030. Geneva: World Health Organisation; 2016. Reich MR, Javadi D, Ghaffar A. Introduction to the special issue on “effective leadership for health systems”. Health Syst Reform. 2016;2(3):171–5. Senkubuge F, Modisenyane M, Bishaw T. Strengthening health systems by health sector reforms. Glob Health Action. 2014;7(1):23568. Tricco AC, Langlois EV, Straus SE. Rapid reviews to strengthen health policy and systems: a practical guide. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2017.
Authors: null
Reference:
Year: null
Regulação, Legislação e Estruturas em Saúde
O/A estudante irá:
OA1: - analisar os diferentes modelos de produção de bem-estar.
OA2: - analisar como o bem-estar e a sua promoção e prevenção se reflectem nos valores da UE e ao nível dos direitos fundamentais na UE e nos seus estados-membros.
OA3: - comparar as diferenças a nível nacional e da UE no que respeita às estruturas de elaboração de políticas e regulamentos da UE, a fim de compreender o quadro regulamentar da digitalização da saúde e do bem-estar na UE.
OA4: investigar o quadro regulamentar da digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE a partir das perspectivas dos prestadores de serviços de saúde e bem-estar públicos e privados, do terceiro sector e das empresas de tecnologia da saúde, a fim de obter conhecimentos sobre como fazer mudanças em conjunto na transformação digital.
OA5: Formular e descrever passos concretos para pôr em prática a aplicação digital da saúde e do bem-estar.
CP1: Modelos de produção de bem-estar: institucionais, neoliberais, populistas e residuais do Estado Providência.
CP2: Visões da transformação digital na saúde e bem-estar.
CP3: Exemplos de implementação e roteiros de serviços digitais.
CP4: Conceito de bem-estar e sua promoção e prevenção.
CP5: Valores da UE e direitos fundamentais na UE e seus Estados Membros.
CP6: Estruturas de elaboração de políticas e regulamentos a nível nacional e da UE.
CP7: Quadros regulamentares para a digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE.
CP8: Regulamentação da digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE.
CP9: Perspectivas de prestadores de serviços (públicos e privados), terceiro setor e empresas de tecnologia sobre mudanças colaborativas na transformação digital.
CP10: Passos concretos para implementar aplicações digitais de saúde e bem-estar, considerando regulamentação e estruturas institucionais.
A unidade curricular é avaliada por pontos (máximo 100). Os estudantes precisam de obter pelo menos 50 pontos (50%) para passar à unidade curricular. Cada universidade transforma os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. A classificação da avaliação é baseada na classificação da universidade de origem. Avaliação: exercícios/problemas realizados em grupo, durante as aulas do curso (30%), e um trabalho de grupo realizado no final do curso (70%).
Dado o carácter prático e experimental dos conteúdos da unidade curricular, não se prevê a realização de exame.
Title: Yörük, E., Öker, I. & Tafoya, R.T. 2022. The four global worlds of welfare capitalism: Institutional, neoliberal, populist and residual welfare state regimes. Journal of European Social Policy 32(2), 119-134. https://european-union.europa.eu/priorities-and-actions/actions-topic/health_en European Health Union (europa.eu) Public health - EUR-Lex (europa.eu) https://eur-lex.europa.eu/summary/chapter/public_health.html?root_default=SUM_1_CODED=29 https://health.ec.europa.eu/medical-devices-sector/new-regulations_en National relevan legislation from Finland, France, Greek and Portugal Example: https://www.eu-healthcare.fi/know-your-rights/legislation/ Värri, A. O. (2023). The impact of EU Digital Services Act and Digital Markets Act on health information systems . Finnish Journal of EHealth and EWelfare, 15(1), 67–76. Ministry of Social affairs and Health https://stm.fi/en/wellbeing-services-counties
Authors: Null
Reference:
Year: Null
Title: Bertin G., Carrino L. & Pantalone M. (2021) Do standard classifications still represent European welfare typologies? Novel evidence from studies on health and social care. Social Science & Medicine,Volume 281,2021, 114086, ISSN 0277-9536,https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2021.114086. Kawiorska D. (2016) Healthcare in the light of the concept of welfare state regimes - comparative analysis of EU member states. Oeconomia Copernicana. 2016;7(2):187-206. https://doi.org/10.12775/OeC.2016.012. Collington R. (2022) Disrupting the Welfare State? Digitalisation and the Retrenchment of Public Sector Capacity. New Political Economy, 27:2, 312-328, DOI: 10.1080/13563467.2021.1952559 https://topl.hee.nhs.uk/The Lost and the New ‘Liberal World’ of Welfare Capitalism: A Critical Assessment of Gøsta Esping-Andersen's The Three Worlds of Welfare Capitalism a Quarter Century Later https://www.cambridge.org/core/journals/social-policy-and-society/article/lost-and-the-new-liberal-world-of-welfare-capitalism-a-critical-assessment-of-gosta-espingandersens-the-three-worlds-of-welfare-capitalism-a-quarter-century-later/4580DFDBE02493BA798D846B217143C5 Shapes 2022. Ecological Organisational Models of Health and Care Systems for Ageing https://shapes2020.eu/wp-content/uploads/2022/01/D3.1-SHAPES-Ecological-Organisation-Models-07-Dec-2020.pdf Shapes 2022. Scaling-up Improved Integrated Care Service. https://shapes2020.eu/wp-content/uploads/2022/01/D3.2_Scaling-up-Improved-Integrated-Care-Delivery-V1_v1.0.pdf
Authors: Null
Reference:
Year: Null
Ética e Privacidade em Saúde
OA1: Compreender os fundamentos filosóficos e teóricos da ética no domínio da saúde.
OA2: Adquirir conhecimentos sobre indicadores e quadros éticos específicos no domínio da saúde.
OA3: Desenvolver competências de análise e resolução de dilemas éticos no domínio da saúde.
OA4: Compreender os princípios e práticas éticas da investigação científica envolvendo seres humanos no domínio da saúde.
OA5: Compreender e aplicar os quadros regulamentares da privacidade e da proteção de dados na área da saúde, nomeadamente o RGPD.
OA6: Analisar as implicações éticas das tecnologias e inovações emergentes no domínio da saúde, como a inteligência artificial, a ciência dos dados e a robótica. OA7: Desenvolver competências de pensamento crítico e ético para abordar dilemas éticos e tomar decisões informadas em situações complexas no domínio dos cuidados de saúde.
CP1: Ética no domínio da saúde
Ética, conduta e integridade na saúde.
Teorias éticas e decisões morais: ética das virtudes, utilitarismo, deontologia e abordagem dos princípios.
Questões e dilemas éticos na saúde.
Códigos de ética e responsabilidades dos profissionais de saúde.
CP2: Ética e investigação na saúde
Investigação com seres humanos: relatório Belmont, declaração de Helsínquia da OMS, princípios e orientações práticas.
Regulamentação de ensaios clínicos na UE e em Portugal.
CP3: Privacidade e proteção de dados na saúde
RGPD: princípios, definições, legalidade do tratamento, categorias especiais de dados, direitos dos titulares.
Tratamento de dados para saúde, segurança e investigação científica.
Técnicas de anonimato e pseudonimização.
CP4: Questões éticas da digitalização, data science e IA na saúde.
CP5: Políticas de saúde digital em Portugal e na União Europeia.
1. Participação e discussão em aula: 20%.
2. Trabalhos e projetos: 50%
3. Exame intercalar: 15%
4. Exame final: 15%
Title: "A Preliminary Opinion on data protection and scientific research, The European Data Protection Supervisor, 2020. https://edps.europa.eu/sites/default/files/publication/20-01-06_opinion_research_en.pdf. Principles of Biomedical Ethics (7th edition); Tom L. Beauchamp e James F. Childress; Oxford University Press, 2013. Proposal for a Regulation of the European Parliament and of The Council Laying Down Harmonised Rules on Artificial Intelligence (Artificial Intelligence act) and Amending Certain Union Legislative Acts, 2021, https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A52021PC0206. The EDPB-EDPS Joint Opinion 03/2022 on the Proposal for a Regulation on the European Health Data Space, 2022. The handbook on European Data Protection Law, edited by The Council of Europe (CoE) and the European Court of Human Rights (ECtHR), 2018.
Authors: Null
Reference:
Year: Null
Tecnologia e Sociedade
Compreender os princípios de saúde e bem-estar, acesso equitativo aos cuidados de saúde, literacia digital, e as capacidades da saúde digital, assim como as desigualdades digitais e desafios institucionais em níveis global, europeu, nacional e local.
Adquirir conhecimentos sobre transformações filosóficas, históricas e recentes na saúde, particularmente no contexto da sociedade digital.
Desenvolver uma visão multidimensional dos conceitos de saúde (mental e estilos de vida), sociedade (sociedade da saúde, cuidados) e tecnologia (bem comum).
Aplicar pensamento crítico e ético no desenvolvimento de tecnologias de saúde.
Analisar dados sobre diferenças de saúde, qualidade de vida e bem-estar social, e a propriedade dos dados de saúde.
Reconstruir o conteúdo de um recurso e discuti-lo com a turma.
Introdução aos Estudos de Ciência e Tecnologia (STS)
Apresentação do curso e conceitos-chave dos STS: Simetria, controvérsias sociotécnicas, construção social da tecnologia, infraestruturas e materialidade.
Nova produção de conhecimento em medicina: Transformações desde os anos 1970-80, incluindo molecularização da vida, biotecnologia, ensaios clínicos e genómica.
Especialização médica: Evolução da peritagem médica, surgimento de agências, ativismo médico e coprodução de conhecimentos.
Mundos da saúde eletrónica: Gênese, política, desenvolvimento e impacto no trabalho médico, com foco no Sul Global.
Big Data e medicina: Definição de dados médicos, política de dados, inovação e transformação do trabalho médico.
Género e medicina: Desigualdades de género na medicina e o papel da ciência na atribuição de género.
Tecnoabilidades: Tecnologia e deficiência.
Restituição: Apresentação e discussão dos projetos dos alunos.
Questionários online: Os questionários regulares online podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos alunos sobre os principais conceitos e princípios da gestão de recursos.
Leitura, resumo e ilustração de um artigo científico. Cada sessão será introduzida por um grupo de alunos responsável por apresentar um texto-chave para a sessão e ilustrá-lo com um estudo de caso concreto.
Investigação em grupo: Envolver os alunos numa investigação de grupo colaborativa centrada na análise de uma controvérsia médica ou no estudo da trajetória sócio-tecnológica de um dispositivo médico ou de uma terapia.
Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Cuidados de Saúde
No final do curso, os alunos serão capazes de: -compreender os princípios e parâmetros básicos do planeamento empresarial no domínio dos cuidados de saúde; -definir e identificar a inovação; -realizar/conduzir investigação em pequena escala re oportunidades de desenvolvimento profissional para médicos -utilizar ferramentas para o planeamento empresarial -apreciar o papel e a importância do laboratório de empreendedorismo -adotar as melhores práticas para promover o empreendedorismo -colaborar com outras disciplinas -avaliar diferentes iniciativas empresariais -comparar boas e más práticas de diferentes empresas -preparar apresentações modernas sobre planeamento empresarial
Introdução: Visão geral do curso e expectativas. Importância das competências de gestão e empreendedorismo nos cuidados de saúde.
Teoria e Prática da Inovação: Fundamentos teóricos da inovação em saúde. Estratégias para promover e gerir a inovação nas organizações de saúde.
Enquadramento Empresarial e Marketing: Marketing digital e técnicas eficazes de gestão para empresas de saúde.
Pitching: Desenvolvimento de competências de apresentação para pitches eficazes.
Inovação Social: Exploração de iniciativas de inovação social no setor da saúde.
Empresas Sociais: Análise de modelos bem-sucedidos de empresas sociais na saúde.
Casos e Exercícios: Análise de casos e exercícios práticos na gestão de cuidados de saúde.
Laboratórios de Planeamento Empresarial: Workshops para desenvolver planos de negócios e aplicação de metodologias de planeamento empresarial.
Apresentação do Plano de Negócios: Apresentação e defesa dos planos de negócios desenvolvidos, com feedback para melhoria.
A avaliação dos alunos inclui a avaliação de um plano de negócios baseado em grupo, que serve como uma medida abrangente da sua compreensão e aplicação dos conceitos do curso.
Os métodos de avaliação utilizados são um relatório e um trabalho de laboratório. O relatório serve como uma avaliação formativa e sumativa, permitindo que os/as alunos/as demonstrem os seus conhecimentos, análise e capacidades de pensamento crítico na apresentação do seu plano de negócios. O trabalho de laboratório oferece uma oportunidade de avaliação formativa, permitindo que os alunos apliquem a sua aprendizagem num ambiente prático e recebam feedback com o objetivo de melhoria.
Title: Karagiannis, H.G. – Bakouros, I.L. (2010) "Innovation and Entrepreneurship: Theory - Practice" Sophia Publications. David Dawkins and Mark Freel (2007) "Entrepreneurship" Kritiki Publications. Piperopoulos, G.P. (2008) "Entrepreneurship, Innovation & Business Clusters", 2nd Edition, Thessaloniki: Sakkoulas Publications. Chatzikonstantinou, G., Goniadis, I. (2009) "Entrepreneurship and Innovation", Gutenberg Publications. Supplementary electronic notes are also distributed for free on elearning.auth.gr.
Authors: Null
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Year: Null
Cibersegurança para Sistemas de Saúde
No final da unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de:
OA1: Compreender os desafios únicos de cibersegurança nos cuidados de saúde e a importância de proteger os dados sensíveis dos pacientes.
OA2: Desenvolver os conhecimentos e competências para avaliar e gerir os riscos de cibersegurança nos sistemas de saúde.
OA3: Implementar medidas de segurança para proteger a infraestrutura de rede, as aplicações e os dispositivos médicos.
OA4: Garantir a conformidade com os regulamentos de privacidade de dados e empregar técnicas para proteger a confidencialidade do paciente.
OA5: Estabelecer planos eficazes de resposta a incidentes e de recuperação de desastres para mitigar e recuperar de incidentes de cibersegurança.
OA6: Manter-se atualizado sobre as tendências e tecnologias emergentes na cibersegurança dos cuidados de saúde, tendo em conta considerações éticas e as melhores práticas da indústria.
S01. Introdução à cibersegurança nos cuidados de saúde
S02. Fundamentos de segurança para sistemas de saúde
S03. Avaliação e Gestão de Riscos em Sistemas de Saúde
S04. Segurança de Redes em Sistemas de Saúde
S05. Segurança de Aplicações em Sistemas de Saúde
S06. Privacidade e Confidencialidade de Dados em Sistemas de Saúde
S07. Resposta a Incidentes e Recuperação de Desastres em Sistemas de Saúde
S08. Deteção e Prevenção de Ameaças em Sistemas de Saúde
S09. Computação em nuvem segura em sistemas de saúde
S10. Segurança de dispositivos médicos
S11. Governação e conformidade da segurança nos sistemas de saúde
S12. Tendências emergentes e orientações futuras em matéria de cibersegurança nos cuidados de saúde
Avaliação periódica:
- Laboratórios de grupo (50%) (máx. 3 alunos por grupo) [nota mínima de 10 valores em cada laboratório]
- Dois testes individuais (50%) [nota mínima de 6 valores em cada teste] (1 teste durante o semestre, o outro na data da 1ª época)
Os alunos devem assistir a um mínimo de 50% das aulas para poderem efetuar a avaliação periódica.
Avaliação por exame:
Para os alunos que optarem por este processo ou para os que reprovarem no processo de avaliação periódica, com 3 épocas no âmbito do RGACC.
Title: Ayala, L. (2016). Cybersecurity for Hospitals and Healthcare Facilities: A Guide to Detection and Prevention. Apress. Hernandez, S. (Ed.). (2014). Official (ISC)2 Guide to the HCISPP CBK (1st edition). Auerbach Publications. Herzig, T. W. (2010). Information Security in Healthcare: Managing Risk (1st edition). HIMSS Publishing. Herzig, T., & Walsh, T. (2013). Implementing Information Security in Healthcare: Building a Security Program (1st edition). HIMSS Publishing. Johnson, C. B. (2023). HIPAA Privacy & Security Compliance for Healthcare Administrators. Independently published. Koontz, L. (2021). Information Privacy in the Evolving Healthcare Environment (2nd edition). CRC Press. MBA, T. W. Y. T. Y. C. C. M. S., & MacAlister, D. (2015). Hospital and Healthcare Security (6th edition). Butterworth-Heinemann. Ogu, E. C. (2021). Cybersecurity for eHealth: A Simplified Guide to Practical Cybersecurity for Non-Technical Healthcare Stakeholders & Practitioners (1st edition). Routledge.
Authors: Null
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Year: Null
Title: Robichau, B. P. (2014). Healthcare Information Privacy and Security: Regulatory Compliance and Data Security in the Age of Electronic Health Records (1st ed. edition). Apress. Tan, J. (2019). Adaptive Health Management Information Systems: Concepts, Cases, and Practical Applications: Concepts, Cases, and Practical Applications (4th edition). Jones & Bartlett Learning. Murphy, S. P. P. (2015). Healthcare Information Security and Privacy (1st edition). McGraw Hill.
Authors: Null
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Year: Null
E-Saúde e Telemedicina
Conhecimentos: Desenvolver uma compreensão dos princípios e aplicações da E-Saúde e telemedicina, incluindo tecnologias e sistemas usados nos cuidados à distância.
Competências: Adquirir habilidades práticas na utilização de tecnologias digitais e sistemas de telecomunicações para serviços de saúde remotos, como consultas virtuais e monitorização remota.
Habilidades:Analisar e abordar desafios éticos na E-Saúde e telemedicina, avaliando criticamente questões de privacidade, segurança e dilemas éticos.
Com esses resultados, os estudantes estarão preparados para navegar na E-Saúde e telemedicina, contribuindo para o avanço da saúde à distância e enfrentando desafios éticos e práticos.
Introdução à E-Saúde e Telemedicina: Visão geral da E-Saúde e telemedicina, destacando benefícios e desafios no setor dos cuidados de saúde.
Sistemas de Telecomunicações nos Cuidados de Saúde: Examina o uso de telecomunicações para cuidados à distância, como teleconsulta, telemonitorização e teleconferência.
Tecnologias Digitais de Saúde: Explora tecnologias digitais como registos eletrónicos de saúde, aplicações móveis e dispositivos portáteis, e seu impacto na prestação de cuidados.
Considerações Legais e Éticas: Discute questões legais e éticas na E-Saúde e telemedicina, focando em privacidade, segurança e regulamentações.
Implementação da E-Saúde e Telemedicina: Abrange necessidades de infraestrutura e considerações para implementar sistemas de E-Saúde e telemedicina, incluindo interoperabilidade.
Estudos de Casos e Exemplos Reais: Fornece insights através de estudos de caso e exemplos reais sobre a aplicação de E-Saúde e telemedicina em contextos de cuidados de saúde.
A avaliação da unidade curricular "E-Saúde e Telemedicina" utilizará vários métodos para avaliar a aprendizagem dos/as alunos/as. Exames escritos serão usados para avaliar o conhecimento e compreensão dos princípios e aplicações da saúde eletrónica e telemedicina. Os trabalhos práticos testarão as competências dos/as estudantes na utilização de tecnologias digitais e sistemas de telecomunicações para a prestação de cuidados de saúde à distância. Além disso, os estudos de casos ou projectos darão aos/às estudantes a oportunidade de demonstrar as suas competências na análise e abordagem dos desafios e considerações éticas neste domínio. Ao empregar uma gama diversificada de métodos de avaliação, a compreensão abrangente, as competências práticas e as capacidades de pensamento crítico dos/as estudantes em matéria de saúde eletrónica e telemedicina serão eficazmente avaliadas.
BibliografiaTitle: Grigsby, J., Rigby, M., Hiemstra, A., & House, M. (2015). Telemedicine readiness for hospice care center patients. Telemedicine Journal and e-Health, 21(8), 647-651. Topol, E. J. (2012). The creative destruction of medicine: How the digital revolution will create better health care. Basic Books. Mooney, S. E., & DeBate, R. D. (2013). Telemedicine and e-Health: A reader for Health Professionals. Routledge. Bashshur, R. L., Shannon, G. W., Bashshur, N., & Yellowlees, P. M. (2015). The empirical evidence for telemedicine interventions in mental disorders. Telemedicine Journal and e-Health, 21(12), 942-948. Oh, H., Rizo, C., Enkin, M., & Jadad, A. (2010). What is eHealth (3): A systematic review of published definitions. Journal of Medical Internet Research, 12(1), e1. World Health Organization. (2010). Telemedicine: Opportunities and developments in Member States: Report on the second global survey on eHealth. World Health Organization. Mair, F. S., May, C., & O'Donnell, C. (2012). Developing telehealthcare in rural Scotland: A qualitative study of patients' views. Journal of Telemedicine and Telecare, 18(6), 357-361. Sood, S., Mbarika, V., Jugoo, S., Dookhy, R., Doarn, C. R., & Prakash, N. (2010). What is telemedicine? A collection of 104 peer-reviewed perspectives and theoretical underpinnings. Telemedicine and e-Health, 16(9), 977-983.
Authors: Null
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Year: Null
Aprendizagem Profunda e Visão Computacional em Saúde
OA1: Representar uma imagem em diferentes espaços de cor e no domínio da frequência
OA2: Efetuar operações típicas de processamento de imagem
OA3: Extrair características de baixo nível de uma imagem
OA5: Implementar um sistema de aprendizagem automática baseado em algoritmos clássicos para a classificação de conteúdos de imagens
OA5: Conhecer a arquitetura típica de uma rede neural convolucional (CNN) e compreender o seu funcionamento
OA6: Resolver um problema de classificação de imagens de complexidade média usando CNNs
OA7: Aplicar metodologias de aprendizagem por transferência / ajuste fino baseadas em CNNs pré-treinadas
OA8: Utilizar algoritmos de aprendizagem profunda para identificação de objectos em imagens
OA9: Conhecer algoritmos de aprendizagem profunda para geração automática de conteúdos multimédia
OA10: Manipular imagens usando a biblioteca OpenCV e usar a biblioteca Tensorflow para desenvolver aplicações de aprendizagem automática
OA11: Aplicações no sector da saúde
CP1 Representação de imagens
CP2 Operações de imagem
CP3 Extração de características de imagens
CP4 Introdução à aprendizagem automática
CP5 Redes neuronais artificiais
CP6 Redes neurais convolucionais
CP7 Aprendizagem por transferência
CP8 Arquitecturas de rede para deteção e identificação de objectos de imagem
CP9 Arquitecturas de rede para a geração automática de conteúdos
CP10 Aplicações desenvolvidas no domínio da saúde
Avaliação: exercícios/problemas realizados em grupo, durante as aulas do curso (50%), e um teste prático individual realizado no final do curso (50%).
Dado o carácter prático e experimental dos conteúdos programáticos, não se prevê a realização de um exame.
Title: Feature Extraction and Image Processing for Computer Vision, 4th Edition, M. Nixon e Alberto Aguado, Academic Press, 2019 Deep Learning, I. Goodsfellow, Y. Bengio e A. Courville, MIT Press, 2016 Learning OpenCV 4 with Python 3, 3rd Edition, Joseph Howse, Joe Minichino, Packt Publishing, 2020 Tutoriais e documentação das bibliotecas OpenCV e Tensorflow
Authors: Null
Reference:
Year: Null
Sensores para Instrumentação Médica e Processamento de Sinais
Informações gerais sobre sensores e instrumentação
Conhecimentos gerais sobre a classificação, os princípios e a aplicação dos sensores, o condicionamento dos sensores e o amplificador de instrumentação
Patologias do sono
Compreensão dos distúrbios do sono, sensores biomédicos para efetuar um exame do sono
Instrumentação para medições electrofisiológicas
Conhecimentos gerais sobre neurónios e eletrofisiologia, instrumentação associada, tratamento básico do sinal para ECG/EMG/EEG.
Miniaturização e integração
Conhecimentos em miniaturização de sensores, Microfluídica e Lab-On-a-Chip: contexto e mercado
Monitorização das propriedades eléctricas do ser vivo
Compreensão da Bioimpedância, Utilização da Bioimpedância para monitorizar o estado fisiológico
Síntese e Defesa Oral
Análise de um tópico relativo a sensores para instrumentação médica: análise de bibliografia para uma breve síntese (redação de relatório) e defesa oral (breve gravação de vídeo).
Informações gerais sobre sensores e instrumentação (8 horas)
Patologias do sono (8 horas)
Instrumentação para medições electrofisiológicas (8 horas)
Miniaturização e integração (8 horas)
Monitorização das propriedades eléctricas do ser vivo (8 horas)
Síntese e defesa oral (10 horas)
Questionários online: No final de todos os capítulos das aulas teóricas, serão utilizadas perguntas de escolha múltipla para avaliar o progresso do/a aluno/a.
Exame escrito: Dois exames escritos (intercalar e final) serão planeados com o objetivo de desenvolver as capacidades de raciocínio e destacar o trabalho de laboratório online.
Trabalho pessoal/grupo: um relatório curto e uma apresentação oral associada (vídeo) concluirão as aulas teóricas. Este trabalho pessoal será avaliado através da revisão pelos pares.
Title: [1] Biomedical Sensors and Instruments, CRC Press, Second Edition by Tatsuo Tagawa, Toshiyo Tamura, P. Ake Oberg [2] Enginnering of Micro/Nano Biosystems Fundamentals and Applications, Springer by Gregory Barbillon, Alain Bosseboeuf, Kukjin Chun, Rosaria Ferrigno, Olivier Français. [3] An introduction to signal processing for non-engineers, CRC Press, 1st Edition by Afshin Samani.
Authors: Null
Reference:
Year: Null
Dissertação em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde
"Adquirir a capacidade de realizar uma investigação de forma autónoma. Saber desenvolver uma revisão com base na literatura relevante num determinado domínio científico.
Selecionar uma ou mais abordagens metodológicas para a realização do projeto.
Saber validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças de validade.
Ter aprendido sobre a complexidade e o modo de preparar uma dissertação de mestrado bem sucedida e de elevada qualidade, tanto na forma como no conteúdo.
Ser capaz de apresentar um problema técnico-científico e a sua motivação, para produzir soluções adequadas e validadas."
"O programa de trabalho parte de um tema suscitado pelo interesse intelectual do/a aluno/a, tema esse que será abordado de acordo com um programa de trabalho personalizado a acordar com o/a orientador/a. Não obstante, o trabalho a realizar deve materializar-se num ""paper"" contendo:
1. A formulação de uma questão ou de um problema, teoricamente suscetível de obter uma resposta adequada através da mobilização de uma metodologia de investigação científica.
2. Uma revisão das questões teóricas subjacentes à questão acima, obtida através da pesquisa, análise e interpretação crítica da literatura científica internacionalmente aceite mais recente.
3. Em articulação com o balanço teórico anterior, a dissertação deve conter um exercício (teórico e/ou empírico) que complemente uma forma inovadora de abordar o tema em investigação.
4. Por último, a dissertação deve conter uma síntese conclusiva que responda ao ponto de partida da investigação, bem como sugestões para investigação futura."
"A avaliação do processo da UC será efectuada através da discussão pública da dissertação apresentada pelo/a aluno/a, conduzida por um júri.
A classificação final (0 a 20 valores) será atribuída pelo júri, tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórica e metodológica demonstradas), bem como o desempenho do/a estudante durante a apresentação e discussão do texto."
Title: "The bibliography adopted results from the survey conducted by the students themselves, taking into account the ""Question of Departure"" that guides the work of each student. Special attention should be given to bibliographical information provided by the Advisor."
Authors: -
Reference:
Year: -
Trabalho de Projeto em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
"Adquirir a capacidade de realizar um projeto aplicado de forma autónoma.
Selecionar uma ou mais abordagens metodológicas para a realização do projeto.
Saber validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças de validade.
Ter aprendido sobre a complexidade e o modo de preparar uma dissertação de mestrado bem sucedida e de elevada qualidade, tanto na forma como no conteúdo.
Ser capaz de apresentar um problema aplicado definindo objetivos e a sua motivação, para produzir soluções adequadas e validadas."
"O programa parte de um tema suscitado pelo interesse intelectual do/a aluno/a, tema esse que será abordado de acordo com um programa de trabalho personalizado a acordar com o/a orientador/a. Não obstante, o trabalho a realizar deve materializar-se num documento escrito com base num template pre-definido contendo:
1.A formulação de uma questão ou de um problema (identificação dos objetivos), teoricamente suscetível de obter uma resposta adequada através da mobilização de uma metodologia de investigação científica.
2.Definição dos requisitos e das condições iniciais de partida.
3.O Trabalho deve responder a uma necessidade pratica na area da saude.
4.O projeto deve conter uma síntese conclusiva que responda aos objetivos identificados, bem como sugestões para investigação futura."
"A avaliação do processo da UC será efectuada através da discussão pública da dissertação apresentada pelo/a aluno/a, conduzida por um júri.
A classificação final (0 a 20 valores) será atribuída pelo júri, tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórica e metodológica demonstradas), bem como o desempenho do/a estudante durante a apresentação e discussão do texto."