O programa consiste em 2 semestres e meio de componente letiva e 1 semestre e meio para a preparação e realização da dissertação.
No 1.º ano, os estudantes têm disciplinas de cada uma das áreas científicas do curso (Ciências e Tecnologias da Programação, Sistemas de Informação, Multimédia, Inteligência Artificial e Segurança) e podem optar por diferentes especializações. No 2.º ano, grande parte da carga horária será para a preparação da dissertação, havendo ainda, no 1.º semestre, algumas unidades curriculares obrigatórias e de especialização.
Aos estudantes que obtenham aproveitamento em todas as unidades curriculares do primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2.º ciclo em Engenharia Informática.
Áreas de Especialização aconselhadas em 2020/2021
- Aplicações Interativas e Jogos
- Ciência de Dados Computacional
- Sistemas Inteligentes
Duração e carga horária prevista
4 semestres, num total de 120 ECTS. O curso está planeado para uma ocupação a tempo-inteiro. Recomenda-se aos alunos que pretendem fazer o curso a par com outra ocupação que considerem a possibilidade de uma inscrição a tempo-parcial.
O programa consiste em 2 semestres e meio de componente letiva e 1 semestre e meio para a preparação e realização da dissertação.
No 1.º ano, os estudantes têm disciplinas de cada uma das áreas científicas do curso (Ciências e Tecnologias da Programação, Sistemas de Informação, Multimédia, Inteligência Artificial e Segurança) e podem optar por diferentes especializações. No 2.º ano, grande parte da carga horária será para a preparação da dissertação, havendo ainda, no 1.º semestre, algumas unidades curriculares obrigatórias e de especialização.
Aos estudantes que obtenham aproveitamento em todas as unidades curriculares do primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2.º ciclo em Engenharia Informática.
Áreas de Especialização aconselhadas em 2020/2021
- Aplicações Interativas e Jogos
- Ciência de Dados Computacional
- Sistemas Inteligentes
Duração e carga horária prevista
4 semestres, num total de 120 ECTS. O curso está planeado para uma ocupação a tempo-inteiro. Recomenda-se aos alunos que pretendem fazer o curso a par com outra ocupação que considerem a possibilidade de uma inscrição a tempo-parcial.
Plano de Estudos para 2021/2022
Unidades curriculares |
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Créditos |
1º Ano
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2º Ano
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Objectivos
Os principais objectivos desta unidade curricular são:
- compreender a necessidade das arquiteturas de software e a sua relação com o desenho de software;
- produzir arquiteturas de software sucintas a partir de especificações de requisitos e gerir a correspondente rastreabilidade;
- analisar os compromissos entre abordagens arquiteturais alternativas no projeto de um sistema de software;
- utilizar atributos de qualidade para avaliar arquiteturas de software;
- reconhecer padrões de desenho arquitetural e aplicá-los de forma adequada.
Programa
CP1. What Is Software Architecture and why is it Important?
CP2. Understanding Quality Attributes (e.g. Availability, Interoperability, Modifiability, Performance, Testability)
CP3. Architectural Tactics and Patterns
CP4. Quality Attribute Modeling and Analysis
CP5. Architecture in Agile Projects
CP6. Architecture and Requirements
CP7. Designing an Architecture
CP8. Documenting Software Architectures
CP9. Architecture, Implementation, and Testing
CP10. Architecture Reconstruction and Conformance
CP11. Architecture Evaluation
CP12. Architecture and Software Product Lines
Processo de Avaliação
Avaliação periódica:
- Apresentação e escrita de artigo científico sobre um tópico de investigação em arquitetura e desenho de software, com um peso de 20% na nota final da UC;
- Projeto de grupo, com um peso de 50% na nota final da UC;
- Prova escrita, individual, sem consulta (frequência), com um peso de 30% na nota final da UC.
Avaliação por exame final:
- Prova escrita, individual, sem consulta, incluindo a totalidade da matéria, com um peso de 100% na nota final da UC.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Software Architecture in Practice (3rd Edition) (SEI Series in Software Engineering), by Len Bass and Paul Clements, Addison-Wesley, 2012.
Patterns of Enterprise Application Architecture, by Martin Fowler, Addison-Wesley, 2012.
Bibliografia Opcional
Selected readings and tutorials made available in the eLearning platform throughout the semester.
Objectivos
Desenvolver uma abordagem criativa para o design de conteúdos digitais embebidos e adaptados pelo contexto de uso e concretizado através da utilização de tecnologia pessoal, ubíqua, multimédia e multimodal, em articulação com os princípios de visualização de informação.
Aplicar esta abordagem a projetos inovadores e / ou industriais de desenho de interfaces com visualização de informação, usando ferramentas e tecnologias contemporâneas e considerando a usabilidade e a experiência do utilizador.
Programa
CP1: Introdução aos contextos de interação em interfaces pessoa-máquina
Experiência, relação e comunicação com o utilizador
Análise das necessidades dos utilizadores
CP2: Desenho de Experiências de utilizador
Design participativo
Design para Realidade Virtual e Aumentada
Desenhar Experiências Móveis e Ambientes Inteligentes
Desenhar para vários canais
Desenhar para a participação
Uso criativo do storyboard
CP3: Os desafios da visualização de informação nas interfaces pessoa-máquina
Num contexto alargado de comunicação de informação
No contexto dos sistemas de Business Intelligence e apoio à decisão
CP4: Princípios fundamentais de visualização de dados
CP5: Desenho de interfaces analíticas para a tomada de decisão
Reporting
Dashboards
CP6: Conceitos chave de storytelling
CP7: Prototipagem de interfaces de pessoa-máquina
CP8: Avaliação da usabilidade e experiência do utilizador
avaliação formativa;
avaliação da interação móvel, interação baseada em fala;
heurísticas de usabilidade.
Processo de Avaliação
Avaliação periódica: com 2 componentes:
1. Projeto (em grupo) (55%): inclui um relatório e protótipo final
2. Apresentação e discussão do projeto (45%), com nota individual, a apresentação é mandatória para todos os elementos dos alunos e acontecerá em 2 momentos, composta por apresentação e review de projetos.
Grupos de 4 elementos. Nota mínima de 10 valores em cada componente.
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota (possível apenas em 2ª época)
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Smashing UX Design: Foundations for Designing Online User Experiences, 2012, Jesmond Allen, James Chudley, Wiley
Preece, J., Rogers, Y., and Sharp, H., (2007) - Interaction Design: Beyond HCI. John Wiley and Sons, Inc.
Richard Caddick and Steve Cable (2011) Communicating the user experience: a practical guide for useful ux documentation John Wiley ISBN 1119971101
Saffer, D 2009, Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices, New Riders
Norman, D. (2013) The Design of Everyday Things (revised and expanded edition). Basic Books, NY.
Meirelles, I. (2013). Design for Information, Beverly, MA: Rockport Publishers.
Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders.
Knaflic, C.N. (2015) Storytelling with data. Wiley, New Jersey
Wexler, S., Shaffer, J., Cotgreave, A. (2017) The Big Book of Dashboards. Wiley.
Cardoso, C. (2011). Business Intelligence e Gestão de Performance, in António Nelson (ed.),
Bibliografia Opcional
Chen, H., Chiang, R., & Storey, V. (2012). Business Intelligence and Analytics: From Big Data to Big Impact. MIS Quarterly, 36(4), 1-24
Few, S. (2006). Information Dashboard Design ? the effective visual communication of data. O?Reilly.
Evergreen, S. (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. SAGE Publications Ltd.
Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization (Voices That Matter). New Riders.
Camões, J. (2016). Data at Work: Best practices for creating effective charts and information graphics in Microsoft Excel (Voices That Matter). New Riders.
Lima, M. (2017) The Book of Circles: Visualizing Spheres of Knowledge. Princeton Architectural Press. New York.
Lima, M. (2011). Visual Complexity: Mapping patterns of Information. Princeton Architectural Press. New York.
Kirk, A. (2016). Data Visualisation: A Handbook for Data Driven Design. SAGE Publications Ltd.
Garret, J.J. (2011). The?elements of user experience:?user-centered design for the Web and beyond. 2nd Ed. Berkeley, CA:?New Riders.
ISO/IEC 9241-11. (1998). Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDT) - Part 11: Guidance on usability. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization.
ISO/IEC 9241-210. (2015). Ergonomics of human-system interaction - Part 210: Human-centred design for interactive systems. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization.
Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Morgan Kaufmann.
Shneiderman, B. (1992). Designing the user interface strategies for effective human-computer interaction. 2nd Ed. Massachusetts: Addison-Wesley.
Shneiderman, B. (1996). The eyes have it: a task by data type taxonomy for information visualizations. In Proceedings of the 1996 IEEE Symposium on Visual Languages (pp. 336-343).
Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Interaction design: beyond human-computer interaction. 3rd edition. John Wiley & Sons.
Objectivos
Introdução aos principais conceitos de arquitetura de SI e como estes se alinham com a estratégia organizacional.
Explicação dos principais conceitos para
aplicar a matéria num context organizacional: Organização, Pessoas, Papeis, Processos, Objectivos e Indicadores,
Processos de Negócio, Informação de
Negócio, Casos de Uso, Requisitos de
Software, Aplicações, SI, Serviços,
Plataformas e Tecnologias.
Introdução das principais linguagens,
frameworks e modelos para desenhar uma
arquitectura de SI.
Programa
Esta UC detém os seguintes conteúdos
programáticos (CPs):
CP1 [Enquadramento e Motivação]
Perspetiva geral da arquitetura empresarial e
dos seus benefícios
CP2 [Linguagem Archimate]
Introduzir e explicar a principal linguagem
para desenhar a arquitectura de SI
CP3 [Processos de Negócio]
Elucidar sobre o papel dos processos de
negócio e qual a sua mais valia
CP4 [Modelação de Processos de
negócio]
Perceber a principal notação para modelar
processos de negócio
CP5 [Arquitetura de Negócio]
Clarificação dos principais componentes
para desenhar uma arquitetura de negócio
CP6 [Arquitetura de Informação]
Clarificação dos principais componentes
para desenhar uma arquitetura de
informação
CP7 [Arquitetura Aplicacional]
Clarificação dos principais componentes
para desenhar uma arquitetura aplicacional
Processo de Avaliação
Trabalho de grupo (TG)
2 trabalhos.
Grupo de 3-5 elementos.
Cada um tem peso de 25% da nota final.
Nota mínima de 8 na média dos 2 trabalhos. Caso contrário, estão reprovados e não podem fazer o teste.
Teste (T)
Peso de 50% na nota final.
Realiza-se na 1ª época de exames.
Nota mínima de 10 valores.
Para aprovação tem de ter média de 10 no total dos trabalhos e da frequência.
Os alunos podem fazer melhoria de nota da frequência na 2ª época de exames.
Para aprovação: (TG + T)/2 >= 10
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Slides de AGSI, Rúben Pereira, disponíveis na plataforma e-learning - Enterprise Architecture at Work: Modelling, Communication and Analysis (The Enterprise Engineering Series); Lankhorst, 2017 - Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures; Mathias Weske, 2012
Bibliografia Opcional
Enterprise Architecture Using the Zachman Framework; Carol O'Rourke, Neal Fishman, Warren Selkow, 2003 - Guide to Enterprise IT Architecture; Col Perks and Tony Beveridge, 2002 - Enterprise Architecture: Creating Value by Informed Governance (The Enterprise Engineering Series); Martin Op?t Land, Erik Proper and Maarten Waage, 2009 - Fundamentals of Business Process Management; Marlon Dumas, Marcelo de la Rosa and Jan Mendling, 2018
Objectivos
Conhecer os rudimentos da Aprendizagem Automática (AA) de modo a conseguir usar ferramentas com algoritmos de AA em problemas reais e construir algoritmos de complexidade média a partir de descrições.
Programa
CP1. Nota histórica sobre a Aprendizagem Automática. Relação com outras disciplinas. Principais aplicações.
CP2. Problemas e tipos de aprendizagem;
CP3. Aprendizagem Não Supervisionada;
CP4. Aprendizagem Supervisionada (simbólica e sub-simbólica);
CP5. Aprendizagem por Reforço;
CP6. Métodos de procura e Algoritmos Genéticos;
CP7. Preparação de dados, validação de resultados;
CP8. Técnicas de aceleração de algoritmos de AA.
CP9. Implementação de algoritmo de AA
Processo de Avaliação
A avaliação é feita por exercícios ou trabalho final (100%), o trabalho final inclui relatório (máx 10 páginas) e apresentações orais (aprox. 10m).
Os temas dos trabalhos serão acordados com o docente até meio do semestre.
As avaliações serão publicadas na página da disciplina, na plataforma de e-learning e/ou directamente por mail.
A assiduidade não é usada como critério de avaliação ou reprovação.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
(Alpaydin 2010) Ethem Alpaydin. Introduction to Machine Learning. MIT Press (2010).ISBN 026201243X.
Bibliografia Opcional
(Mitchell 97) Tom Mitchell. Machine Learning, McGraw Hill, 1997.
(Haykin 99) Simon Haykin. Neural Networks. Prentice Hall, 1999.
(Duda, Hart 73) R. Duda and P. Hart. Pattern Classification and Scene Analysis. Wiley & Sons, Inc, 1973
Objectivos
O objectivo da cadeira de Segurança em Redes e Sistemas de Informação (SRSI) é o de oferecer um conjunto de conhecimentos completo relacionados com a gestão de segurança de informação no contexto do ambiente de sistemas de informação e redes digitais. Com a crescente dependência da tecnologia, a ciber-segurança encontra-se no topo da lista das preocupações de clientes e de empresas.
A necessidade de criação de elevados níveis de segurança e de relações de negócio de confiança, é uma prioridade para muitas organizações.
Esta cadeira abrange um conjunto de tópicos de segurança que incluem a gestão da segurança de informação, criptografia, controlo de acesso, segurança de redes, segurança de aplicações, segurança de operações, segurança física, gestão de incidentes e planeamento de continuidade de negócio.
Programa
I. Introdução à Segurança de Informação
II. Controlo de Acessos
III. Ataques e Monitorização
IV. Segurança das Comunicações e Contra-Medidas
V. Princípios e Conceitos de Gestão de Segurança
VI. Valor dos Bens, Políticas e Papeis
VII. Aspectos de Segurança de Dados e Aplicações
VIII. Código Malicioso e Ataques a Aplicações
IX. Criptografia
X. PKI e Aplicações Criptográficas
XI. Gestão de Material de Criptográfico
XII. Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Web
a. Desenvolvimento de Aplicações Web em Segurança
b. Análise das Vulnerabilidade de Segurança das Aplicações Web
c. Práticas de Desenvolvimento de Aplicações Web Seguras
XIII. Princípios de Desenho de Computadores
XIV. Princípios de Modelos de Segurança
XV. Gestão Administrativa
XVI. Auditoria e Monitorização
XVII. Planeamento de Continuidade de Negócio
XVIII. Planeamento da Recuperação de Desastres
XIX. Leis e Investigações
XX. Incidentes e Ética
XXI. Requisitos de Segurança Física
Processo de Avaliação
Avaliação Contínua:
- Realização de projeto em grupo (35%) + Apresentação e discussão (15%)
- Realização de um teste individual (50%)
Exame Final:
- Prova escrita (100%)
Os alunos que reprovarem na avaliação contínua possuem duas épocas de exame. A nota do projecto não é considerada para alunos que optem por fazer exame.
A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Documentação a disponibilizar pelo corpo docente na plataforma.
Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress.
Kim, D., Solomon, M. (2016). Fundamentals of Information Systems Security. Jones & Bartlett Learning.
Stallings, W., & Tahiliani, M. P. (2014). Cryptography and network security: principles and practice. London: Pearson.
Gordon, A. (Ed.). (2015). Official (isc) 2 Guide to the CISSP Cbk. CRC Press.
Stewart, J. M., Chapple, M., & Gibson, D. (2012). CISSP: Certified Information Systems Security Professional Study Guide. John Wiley & Sons.
Bibliografia Opcional
Anderson, R. J. (2010). Security engineering: a guide to building dependable distributed systems. John Wiley & Sons.
Whitman, M., & Mattord, H. (2013). Management of information security. Nelson Education.
Whitman, M., Mattord, H. (2017). Principles of Information Security. Course Technology.
Katz, J., & Lindell, Y. (2014). Introduction to modern cryptography. CRC press.
Buchmann, J. A., Karatsiolis, E., & Wiesmaier, A. (2013). Introduction to public key infrastructures. Springer Science & Business Media.
Zúquete, A. (2018). Segurança em redes informáticas. FCA-Editora de Informática.
Correia, M. P., & Sousa, P. J. (2015). Segurança no software. Lisboa: FCA.
Stuttard, D., & Pinto, M. (2011). The web application hacker's handbook: finding and exploiting security flaws. John Wiley & Sons.
Sullivan, B., & Liu, V. (2011). Web application security, a beginner's guide. McGraw-Hill Education Group.
Schneier, B. (2007). Applied cryptography: protocols, algorithms, and source code in C. john wiley & sons.
Objectivos
Compreender e debater questões prementes da sociedade da informação colocadas aos profissionais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), de âmbitos cultural, social, profissional, ético e legal. A UC adota as recomendações do Computing Curricula 2013 do IEEE-CS e ACM, com adaptações ao contexto Europeu. Abordam-se temas nucleares de responsabilidade profissional no desenvolvimento de TICs, as questões dos direitos fundamentais face aos vazios de regulação na era da informação, as abordagens de desenvolvimento de software sensível a valores, os quadros legais de proteção de dados pessoais e da vida privada, os direitos de propriedade intelectual, a proteção jurídica dos programas de computador e sobre bases de dados, e outros desafios filosóficos, deontológicos e societais de relevo no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Programa
1·Ética, computação, sociedade: Especificidade das questões éticas nas TICs.
2·Responsabilidade na engenharia: Responsabilidade ativa e passiva; Contexto social do desenvolvimento tecnológico.
3·Ética e meta-ética: Ética utilitarista, deontológica, das virtudes; argumentação normativa.
4·Ética aplicada e vazios regulatórios: Métodos de apoio à decisão e estudo de caso.
5·Privacidade e proteção de dados: O RGPD de 2018; EU/US Privacy Shield.
6·Propriedade intelectual e industrial: Direitos de autor; patentes; proteções jurídicas de programas e bases de dados; O movimento de software livre.
7·Responsabilidade profissional: Códigos deontológicos e associações profissionais.
8·Design, conflitos de valor e desenvolvimento de software: O poder não intencional; Inteligência artificial, novos dilemas e responsabilidade moral; Design sensível a valores.
9·Tópicos diversos: Democracia e regulação. Exclusão digital. Questões de género. Desenvolvimento sustentável. Ciberconflitos. Videojogos.
Processo de Avaliação
Na 1º ép. o aluno pode optar por av. periódica ou exame. Exame consiste num teste escrito. A av. periódica inclui:
Seminário: 22,5%
Trab. escrito individual: 35%
Teste escrito individual: 35%
Assiduidade/participação: 7,5%
No seminário os alunos organizam-se em grupos e apresentam aspetos de um caso ou tema, avaliando-se a correção e profundidade dos conteúdos apresentados. Considera-se ainda a assiduidade e participação do aluno nas aulas.
A av. em 2º ép. é feita exclusivamente por exame.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Ethics, Technology, and Engineering: An Introduction. Ibo van de Poel, Lamber Royakkers, Wiley-Blackwell, 2011.
Bynum, Terrell Ward, and Simon Rogerson, (2004), Computer Ethics and Professional Responsibility: Introductory Text and Readings. Oxford: Blackwell, 2004.
The Handbook of Information and Computer Ethics. Keneth Himma, and Hermani Tavani, Wiley, 2008.
Bibliografia Opcional
Reforma de 2018 das regras de proteção de dados da UE, Regulamentos e orientações da Comissão Europeia, https://ec.europa.eu/commission/priorities/justice-and-fundamental-rights/data-protection/2018-reform-eu-data-protection-rules_pt
Floridi, Luciano (1999). Philosophy and Computing, London: Routledge.
Floridi, Luciano, editor (2010). The Cambridge handbook of information and computer ethics. Cambridge University Press.
Friedman, Batya, David G. Hendry, Alina Huldtgren, Catholijn Jonker, Jeroen van den Hoven, Aimee van Wynsberghe (2015). Charting the Next Decade for Value Sensitive Design. Aarhus Series on Human Centered Computing, [S.l.], v.1, n.1, p.4, oct. 2015. ISSN 2445-7221.
Friedman, Batya, et al. (2013). "Value sensitive design and information systems." Early engagement and new technologies: Opening up the laboratory. Springer Netherlands, 2013. 55-95.
Gunn, Alastair S., and P. Aarne Vesiland. (2003). Hold Paramount: The Engineer's Responsibility to Society. Brooks/Cole-Thompson Learning.
Moore, Adam D. (2001). Intellectual Property and Information Control: Philosophical Foundations and Contemporary Issues. New Brunswick, NJ: Transactions Publishing.
Smith, BC (1996). Limits of correctness in computers. In Computerization and controversy (2nd ed.), pp. 810-825, Academic Press, Inc. Orlando, FL, USA (C).
Spinello, Richard A. (2003), Case Studies in Information Technology Ethics. 2nd ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Tavani, Hermani (2004). Ethics and Technology: Ethical Issues in Information and Communication Technology. New York: John Wiley & Sons.
Objectivos
Esta unidade curricular tem como principal objectivo proporcionar aos alunos conhecimentos que lhes permitam ter um primeiro contacto com os princípais conceitos da gestão, gestão do conhecimento e cultura organizacional.
Programa
1. Princípios básicos de gestão
2. Evolução histórica da gestão
3. Complexidade do mercado actual
4. Gestão do conhecimento
5. Aprendizagem organizacional
6. Cultural organizacional
7. Gestão do conhecimento e inovação.
Processo de Avaliação
OPÇÃO 1:
Avaliação ao longo do semestre lectivo:
1.Participação nas aulas - 20%
?Assiduidade e pontualidade.
?Intervenção e participação nas aulas.
?Resposta a questões em aula.
2.Teste - 80%
Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 7,50 valores no teste.
OPÇÃO 2:
Exame no final do semestre - 100%
A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Argyris, C.; Schon (1978). Organizational Learning: A Theory of Action Perspective. Reading: Addison-Wesley.
Bartol, K. e Martin, D. (1998). Management (3ª Ed.). Boston, MA: McGraw-Hill.
Chesbrough, H., (2003). Open Innovation - The New imperative for creating and profiting from technology. MA: Harvard Business School Press
Davenport, T.; Prusak, L. (1998). Working Knowledge. Cambridge, MA: Harvard Business School Press.
Fernandes, A. (2007). Tipologia da aprendizagem organizacional: Teorias e Práticas. Lisboa: Livros Horizonte.
Hofstede, G. (1991). Culture and Organizations: Software of the Mind. London: McGraw-Hill.
Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press.
Schein, E. H. (2004). Organizational culture and leadership. London: The Jossey-Bass Business.
Bibliografia Opcional
Dalkir, K. (2011) Knowledge Management in Theory and Practice. Cambridge, Massachusetts: the MIT Press.
Davenport , T. (2005) Thinking for a living, how to get better performance and results from knowledge
workers . Boston, MA : Harvard Business School Press .
Davenport, Thomas H., & Lawrence Prusak (1998) Working Knowledge: How Organizations Manage What They Know. Cambridge, MA: Harvard Business School Press.
Donnely, J. (2000) Administração: Princípios de Gestão Empresarial. 10ª Ed., Lisboa: McGraw Hill.
Ferreira, M. P., Santos, J. C., Reis, N. & Marques, T., (2010) Gestão Empresarial. Lisboa: Editora LIDEL.
Iskandar, K., Jambar, M., Kosala, R. & Prabowo, H. (2017). Current Issue of Knowledge Management System for Future Research: A Systematic Literature Review. Procedia Computer Science 116 (2017) 68-80
Hofstede, Geert. (2001) Culture's Consequences : Comparing Values, Behaviors, Institutions, and Organizations across Nations. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Nonaka, Ikujiro, & Hirotaka Takeuchi. 1995. The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. New York, NY: Oxford University Press.
Objectivos
Desenvolvimento de sistemas de software com boas propriedades relativas à sua manutenção e evolução requer o domínio de conceitos e tecnologias de programação avançada, em articulação com desenho de software. Nesta Unidade Curricular os alunos são expostos a matérias avançadas que assentam em noções prévias de programação orientada por objetos, com uma forte componente prática. A aplicação prática de conceitos é feita com base na linguagem e plataformas baseadas em Java.
Programa
CP1. Primitivas de reflexão (Java)
CP2. Definição de anotações (Java)
CP3. Primitivas de programação orientada por aspetos (AspectJ)
CP4. Orientações para desenho de APIs (application programming interface)
CP5. Sistemas baseados em componentes (OSGi, open services gateway initiative)
CP6. Plataformas para desenvolvimento de sistemas extensíveis baseados em plugins (Equinox/Eclipse)
Processo de Avaliação
Avaliação Contínua:
- Quizzes sobre leituras ou visionamento de palestras exigidas (20%)
- Projeto de individual (80%)
Sempre que possível, será proposto um projeto colaborativo, significando isto que o resultado final é um sistema de componentes composto pelas contribuições dos vários alunos. Há abertura para propostas alternativas de projetos que envolvam as matérias abordadas.
Aprovação à UC requer um mínimo de 75% de presenças nas aulas.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Joshua Bloch, Effective Java (Second Edition), 2008.
Ramnivas Laddad, AspectJ in Action, Manning, Greenwich, Connecticut, 2003.
Erich Gamma, Kent Beck, Contributing to Eclipse: Principles, Patterns, and Plug-Ins, Addison-Wesley, 2003.
Jeff McAffer, Paul VanderLei, Simon Archer, OSGi and Equinox: Creating Highly Modular Java Systems, Addison-Wesley Professional, 2010.
Bibliografia Opcional
Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
Martin Fowler, Patterns of Enterprise Application Architecture, Addison-Wesley, 2002.
Objectivos
Programa
Processo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia Opcional
Objectivos
Programa
Processo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia Opcional
Objectivos
O aluno deverá demonstrar ser capaz de concretizar um trabalho de extensão adequada às horas de trabalho previstas, em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados.
A dissertação envolve a resposta a um conjunto de questões para as quais a literatura conhecida não dê ainda resposta.
Os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da Eng. Informática.
Programa
CP1: Introdução à investigação
CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação e planeamento
CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte
CP4: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação
CP5: Execução da dissertação
Processo de Avaliação
Avaliação intercalar (1º semestre) inclui: proposta de dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trabalho em curso.
A avaliação final terá em conta a avaliação intercalar (A), a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento de dissertação (B), a qualidade da apresentação e discussão pública (C), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.3*A + 0.5*B + 0.2*C
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011.
Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1).
Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475.
Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011
Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre.
Bibliografia Opcional
Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008
Objectivos
O aluno deverá demonstrar ser capaz de concretizar um trabalho de extensão adequada às horas de trabalho previstas, em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados.
O projeto implica a implementação de um protótipo ou aplicação baseado em conhecimentos científicos recentes.
O trabalho poderá ser integrado num contexto empresarial ou ter um cariz académico. Os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da Eng. Informática.
Programa
CP1: Introdução à investigação
CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação e planeamento
CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte
CP4: Boas práticas de escrita e apresentação de trabalhos
CP5: Execução do trabalho de projeto.
Processo de Avaliação
Avaliação intercalar (1º semestre) inclui proposta de Projeto, capítulo de introdução, revisão de literatura (e/ou comparação com aplicações existentes), planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trab.em curso.
A avaliação final terá em conta a avaliação intercalar (A),a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento do relatório de projeto (B), a qualidade da apresentação e discussão pública (C), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.3*A + 0.5*B + 0.2*C
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011.
Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1).
Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475.
Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011
Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre.
Bibliografia Opcional
Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008
Objectivos
Programa
Processo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia Opcional
Objectivos
Programa
Processo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia Opcional
Objectivos
Programa
Processo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia Opcional
Optativas recomendadas
Há várias especializações (áreas temáticas) disponíveis para os estudantes do Mestrado em Engenharia Informática:
Aplicações Interativas e Jogos*
Ciência de Dados Computacional*
Sistemas Inteligentes*
Tecnologias de Transformação Digital
Internet das Coisas
As assinaladas com asterisco (*) são as consideradas mais adequadas para alunos do Mestrado em Engenharia Informática (MEI), nas restantes é importante ver com atenção as Fichas de Unidade Curricular das Unidades Curriculares (UC) associadas para garantir que cumpre os requisitos de admissão.
As UC do 1.º ano associadas às especializações mais relacionadas com o MEI são as seguintes:
Aplicações Interativas e Jogos (horário diurno):
- Programação e Geração de Mundos Virtuais
- Som, Vídeo e Autoria de Conteúdos Digitais
Ciência de Dados Computacional (horário pós-laboral, partilha as UC do 1.º semestre com a especialização de Sistemas Inteligentes):
- Algoritmos para Big Data
- Inteligência Computacional e Otimização
Sistemas Inteligentes (horário misto, partilha as UC do 1.º semestre com a especialização de Ciência de Dados Computacional):
- Algoritmos para Big Data
- Inteligência Computacional e Otimização
Relembramos que a abertura das UC e especializações está sujeita à escolha das UC por um número suficiente de estudantes. É importante também ter em consideração que há limitações ao número de inscritos por UC.
Objetivos
- Sistematizar e solidificar os conhecimentos nas áreas-base da Informática (Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Inteligência Artificial, Redes de Computadores e Multimédia);
- Especializar os conhecimentos numa área através da escolha de conjuntos de disciplinas optativas aconselhadas para cada especialização;
- Fomentar no aluno a criação das capacidades não-técnicas necessárias à maioria dos trabalhos atuais na área (leitura, escrita, apresentação, direção e planeamento);
- Permitir a criação de uma cultura interdisciplinar, quer pela frequência de disciplinas de outras áreas, quer pelo contacto com alunos e docentes das várias escolas do ISCTE.
Os alunos do MEI durante a sua formação deverão adquirir conhecimento técnico nas áreas essenciais da engenharia informática, e conhecimento técnico especializado nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e de Multimédia e demonstrar competências específicas para trabalhos de investigação.
Em particular é expectável que um Mestre em Engenharia Informática seja capaz:
- de desempenhar tarefas de gestão de equipas multidisciplinares e multiculturais;
- de elaborar a especificação, conceção e desenvolvimento de projetos e produtos multimédia, garantindo de forma integrada a gestão das expectativas dos clientes e dos utilizadores finais;
- de elaborar a especificação, conceção e desenvolvimento de projetos e produtos de realidade mista e aumentada, garantindo de forma integrada a gestão das expectativas dos clientes e dos utilizadores finais;
- de elaborar a especificação, conceção e desenvolvimento de projetos interativos aplicados a domínios como a saúde, educação, entretenimentos, etc. ;
- de desenvolver mecanismos de controlo da qualidade do projeto/produto em etapas sucessivas de testes e validação técnica e funcional;
de gerir as competências necessárias para lidar e acomodar a mudança e a reação organizacional a essa mudança, com utilização das TIs;
- de especificar, conceber e desenvolver sistemas que contemplem o conhecimento, e o apliquem de modo a gerar mais valia no seu contexto empresarial, sem esquecer o importante impacto da cultura organizacional em que se enquadram;
- de identificar, desenhar e implementar as soluções técnicas para as necessidades de gestão de conhecimento;
- de propor processos/models organizacionais que contribuam de maneira suave mas efetiva para a gestão de conhecimento.
Estes objetivos de aprendizagem são operacionalizados através dos objetivos específicos de cada unidade curricular, devidamente especificados na respetiva FUC, e com uma correspondência direta com pelo menos um dos objetivos de aprendizagem do curso. A medição do seu grau de cumprimento é realizada em cada unidade curricular, na respetiva FUC, da qual constam as metodologias de avaliação utilizadas em cada objetivo específico.
Dissertação / Trabalho de Projeto
Os alunos de mestrado realizam uma dissertação no 2.º ano curricular do seu plano de estudos (42 ECTS). Esta dissertação poderá ser integrada num contexto empresarial ou ter um cariz académico.
Em qualquer dos casos os alunos deverão conduzir um projecto que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da ciência da computação.
As dissertações podem ser realizadas no seio do ISCTE-IUL ou em outras instituições, através da participação em projectos de investigação e desenvolvimento, tipicamente realizadas em parceria com empresas e centros de investigação. Neste domínio, destacam-se o Instituto de Telecomunicações (IT) e a ISTAR-IUL.
O âmbito de projectos onde é possível estagiar inclui áreas de investigação básica e/ou aplicada, tais como Sistemas de Informação, Multimédia e Gestão do Conhecimento, Realidade Virtual e Aumentada, Interacção Homem-Máquina, Codificação de Imagem e Audio, Redes Digitais, Computação Móvel, Sistemas Operativos, Sistemas de Código Aberto, Segurança Informática, Computação Grid, Comércio Electrónico, Modelação e Simulação Computacional (incluindo simulação de sistemas sócio-económicos complexos), Inteligência Artificial, Sistemas e Agentes Inteligentes, e Ciências e Tecnologias da Programação, entre outras.
Acreditações
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Acreditado
6 Anos
24 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1057/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1057/2011/AL01 de 18-03-2016 | R/A-Ef 1057/2011/AL02 de 21-02-2020