Os Observatórios são estruturas independentes associadas a unidades de investigação, que colocam o enfoque do seu trabalho em problemas e temáticas de especial destaque nas sociedades contemporâneas.

As equipas dos observatórios abordam criticamente as respetivas áreas de enfoque, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a transferência de conhecimento para a sociedade. Contribuem ainda para a definição de metodologias de investigação, para a definição e avaliação de políticas públicas, e prestam serviços de análise e consultoria.


Observatórios no Iscte


Observatório da Democracia e da Representação Política

O Observatório da Democracia e da Representação Política (ODRP) enquadra-se na Unidade de investigação CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e conta ainda com o patrocínio institucional da Comissão Nacional de Eleições, nomeadamente colaborando na realização dos inquéritos aos candidatos.

O ODRP tem como principais objetivos consolidar e estender a longa tradição de estudo da representação política democrática no CIES-Iscte, nomeadamente realizando inquéritos regulares aos candidatos às eleições legislativas (eleitos, deputados, e não eleitos) integrados na rede internacional Comparative Candidate Survey, recolher e divulgar dados sobre movimentos sociais e políticos e sobre a democracia e a representação política em Portugal, na Europa e no Mundo. Pretende ainda contribuir para o debate de temas atuais por meio da realização de eventos que reúnam as várias áreas científicas do Grupo “Política e Cidadania” do CIES-Iscte (Ciência Política, Sociologia, Serviço Social, Políticas Públicas), e gerar publicações científicas conjuntas nestas áreas.


Contactos


Diretor: André Freire
Subdiretora: Guya Accornero




Observatório das Desigualdades

O Observatório das Desigualdades é uma plataforma para a investigação científica e a disseminação do conhecimento sobre as desigualdades sociais, e suas numerosas dimensões sociais tais como desigualdades no emprego, no rendimento e na riqueza, na educação, nas qualificações e nas competências, de género e de idade, raça e etnicidade, saúde e estilos de vida, entre outras.

O Observatório é uma estrutura independente, estabelecida e coordenada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES - Iscte), tendo como parceiros o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA). Disponibiliza ao público informação e análises sobre a desigualdade, promovendo a cidadania e contribuindo para a definição e avaliação de políticas públicas.

O Observatório das Desigualdades é membro fundador da Rede Europeia Inequality Watch.


Contactos


Diretor: Renato Miguel do Carmo


(+351) 210 464 018


Observatório da Emigração

O Observatório da Emigração (OEm) leva a cabo uma análise baseada nos factos sobre os dados da emigração portuguesa de forma a informar os media, os debates públicos e políticos, e a gerar investigação de elevada qualidade.

O Observatório está baseado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES - Iscte) e é apoiado e financiado por uma parceria entre o Iscte e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. A equipa reúne investigadores de um amplo leque de disciplinas do Iscte, tendo as suas atividades aconselhamento de um Conselho Consultivo de Peritos composto por especialistas em dados e análise sobre as migrações das universidades portuguesas, do setor público e de associações de emigrantes. O OEm acolhe regularmente oradores-investigadores internacionais, tendo estabelecido múltiplas parcerias, incluindo organizações internacionais, observatórios de migrações e redes de investigação, nomeadamente a Rede Migra, uma rede com mais de 250 investigadores de 18 países que estudam a migração internacional de e para Portugal.


Contactos


Diretor: Rui Pena Pires


(+351) 210 464 018


Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC)

O Observatório Português das Atividades Culturais tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais, visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas, com ênfase na realidade portuguesa, sem, contudo, descurar perspetivas comparativas transnacionais que incluam Portugal, em particular no âmbito da União Europeia.

O Observatório é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES - Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica.


Contactos


Diretor: José Soares Neves


opac.cies@Iscte.pt
(+351) 217 464 010


Nascer.pt - Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento

O Nascer.pt é uma estrutura de investigação permanente, lançada em 2017 e acolhida pelo CIES-Iscte.

Tem como objetivo potenciar o conhecimento em torno das condições e características dos nascimentos em Portugal, contribuir para o crescimento da Sociologia do Nascimento e, ao mesmo tempo, promover o cruzamento entre estruturas e abordagens multidisciplinares no estudo do nascimento, a nível nacional e internacional.

Através da produção e divulgação de informação de cariz essencialmente científico, o laboratório nascer.pt vem reforçar o debate em torno das práticas, políticas e paradigmas do Nascimento.


Contactos


Coordenadora: Dulce Morgado Neves
Coordenador: Mário Santos
Coordenadora: Sónia Cardoso Pintassilgo




Observatório do Emprego Jovem

O Observatório de Emprego Jovem (OEJ) enquadra-se na Unidade de Investigação DINÂMIA’CET - Iscte (Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território) e é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O OEJ propõe-se a criar um repositório de conteúdos e investigações dedicados exclusivamente ao mercado de trabalho dos jovens, aproveitando as sinergias e os espaços de interação entre os projetos do DINÂMIA’CET - Iscte dedicados à área do Trabalho.

O foco do Observatório recai sobre três áreas de estudo - desemprego jovem, qualidade de emprego dos jovens, e políticas de emprego dirigidas aos jovens – acerca das quais se pretende, como objetivo central do projeto, produzir publicações com elevado impacto na sociedade, nomeadamente relatórios e policy briefs, e disponibilizar dados chave regularmente atualizados.

Contactos


Diretor: Paulo Marques
Diretora: Fátima Suleman

(+351) 21 046 4031


Observatórios com colaboração Iscte


EurWORK - European Observatory of Working Life

Os antigos observatórios do Eurofound sobre as relações industriais (EIRO) e as condições de trabalho (EWCO) foram reunidos para formar o EurWORK: the European Observatory of Working Life (Observatório Europeu da Vida Laboral). O DINÂMIA’CET - Iscte, como representante nacional do antigo EIRO, colabora atualmente com o EurWORK.

O EurWORK reúne amplos recursos sobre as condições de trabalho e de relações industriais, sendo apoiado por uma rede de correspondentes europeus que cobre todos os Estados Membros da União Europeia e a Noruega. O Eurofound leva a cabo dois inquéritos regulares sobre questões laborais: o European Working Conditions Survey (EWCS) e o European Company Survey (ECS), que constituem um importante recurso adicional para o Observatório.

O EurWORK centra-se num leque de assuntos relacionados com o trabalho, como sejam: principais atores e instituições; relações individuais e coletivas de trabalho; competências, aprendizagem e empregabilidade; salários; saúde e bem-estar no trabalho; organização do trabalho; tempo de trabalho e conciliação trabalho-vida; e desenvolvimentos atuais do trabalho ao nível europeu.




European Employment Observatory (EEO)

O European Employment Observatory (EEO) é um sistema de informação sobre as políticas de emprego e tendências do mercado de trabalho na União Europeia. Tem como missão a análise das previsões de desenvolvimentos no mercado de trabalho, sobretudo nos setores de atividade mais afetados pelo preenchimento do mercado interno.

Tem como principais tarefas a recolha de informação e dados estatísticos dos Estados Membros; a análise dos grandes desenvolvimentos por setor; e a disseminação de resultados pelos intervenientes sociais, nomeadamente os parceiros sociais europeus.

O Observatório é composto por representantes dos Estados Membros, dos países candidatos e de países membros da Área Económica Europeia (AEE). Funciona com base num grupo de acompanhamento e de uma rede de peritos, o SYSDEM – Sistema Comunitário de Documentação e Emprego. O SYSDEM é uma rede de peritos de instituições de pesquisa nacionais. O DINÂMIA’CET-IUL é a instituição de acolhimento do perito nacional (Reinhard Naumann) que atualiza os dados relativos à realidade laboral portuguesa. 



Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP)

O Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP) tem por objetivo aprofundar e divulgar o conhecimento sobre as famílias e as políticas de família na sociedade portuguesa.

Acompanhar a evolução das formas e dinâmicas da vida familiar, assim como o seu impacto nos padrões demográficos, e monitorizar e divulgar a legislação e as políticas de família - ou seja, as acções governamentais e outras iniciativas que regulam e apoiam a vida familiar em Portugal – constituem as duas grandes linhas de actuação do OFAP.

Criado no início de 2010, é uma estrutura orgânica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), onde está situado, e tem a coordenação científica de Karin Wall. No final do mesmo ano celebrou uma parceria com o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES - Iscte).

Contactos


Coordenação científica : Karin Wall


(+351) 217 804 700
Voltar ao topo