Estudantes deslocados

O Serviço de Ação Social do ISCTE-IUL (SAS/ISCTE-IUL) dá-te as boas vindas e fornece-te nesta página um conjunto de informações que irão facilitar a tua adaptação à cidade de Lisboa bem como permitir que conheças melhor os serviços existentes no Instituto.

 

Guia do Estudante Universitário de Lisboa

A consulta do Guia do Estudante Universitário dá-te alguma informação variada e relevante para o teu primeiro contacto com Lisboa e para a tua  iniciação à vida de estudante universitário.

 

Como chegar ao ISCTE-IUL?

O ISCTE-IUL fica situado na Cidade Universitária onde se encontram também outras Universidades/Faculdades de Lisboa. O acesso ao campus do ISCTE-IUL, quer venhas de metro (linha amarela) ou autocarro, faz-se através da Avenida das Forças Armadas.

 

Onde posso fazer o passe?

A Carris e o Metro têm um conjunto de locais de atendimento ao cliente, designados por Espaços Cliente. Podes dirigir-te pessoalmente a este serviço para:

– Informações diversas;
– Assistência pós venda de títulos de transporte;
– Requisição de cartões Lisboa VIVA urgentes (emissão de cartões num prazo de um dia útil).Este serviço encontra-se disponível nos Espaços Cliente Arco do Cego e Santo Amaro .

O espaço Cliente mais perto do ISCTE-IUL é no Campo Grande!

A forma mais fácil de chegares ao Campo Grande é apanhares a linha amarela do metro em Entrecampos (entrar no sentido de Odivelas).

O espaço cliente situa-se no Piso térreo da estação do Campo Grande, Rua Cipriano Dourado (junto ao Viaduto do Campo Grande)
Dias úteis, das 8h30 às 19h30

Podes consultar desde já as Tarifas mensais dos passes. A partir do ano letivo 2017/2018, os estudantes universitários com idade igual ou inferior a 23 anos têm um desconto de 25% sobre o preço em vigor dos passes sociais. Para teres direito a este desconto tens que apresentar uma declaração passada pelos Serviços de Gestão do Ensino comprovativa de que estás inscrito no ensino superior (declaração de inscrição).

Alimentação

No campus do ISCTE-IUL existem cantinas que servem refeições completas (sopa, pão, prato, bebida e sobremesa) a preços sociais. Para além das cantinas, o ISCTE-IUL está provido internamente de bares e restaurantes com ofertas a variados preços.

Alojamento

O ISCTE-IUL dispõe de uma residência que, não pertencendo ao SAS/ISCTE-IUL, são anualmente disponibilizadas vagas para estudantes bolseiros a um preço reduzido.

Para informações de apoio ao alojamento e outras ofertas podes consultar aqui.

Procedimentos para dedução no IRS das despesas com rendas

Para terem acesso às deduções no IRS das despesas com rendas, os estudantes deslocados têm que inscrever essa situação no Portal das Finanças. Não o fazendo, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) não reconhece essa dedução. Esta nova funcionalidade já está disponível no  site das Finanças

Esta possibilidade de dedução aplica-se aos estudantes que estejam a mais de 50 quilómetros da morada fiscal, com o limite de idade de 25 anos e que frequentem um estabelecimento de ensino devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

Seguindo o link (na parte inferior da página inicial surge um campo onde se lê: “Finanças - Aceda aos Serviços Tributários” e, a partir daí, encontra-se o link para o “e-arrendamento”). Depois de se autenticarem com a senha habitual, deverão aceder à opção "registar estudante deslocado" e automaticamente serão disponibilizados os contratos que estejam registados nas Finanças e em que o estudante conste como arrendatário. Deverão selecionar o contrato em causa e clicar em "registar".

Terão de indicar o período em que se encontram deslocados em 2018 (portanto, até 12 meses) e a freguesia de residência do agregado familiar. Refira-se ainda que esta dedução é possível para arrendamentos ou subarrendamento de imóveis ou, ainda, partes de casa.

Após efetuarem todo este processo, sempre que o senhorio faça a emissão dos recibos de renda através do Portal das Finanças, estes virão com a indicação "O arrendamento/subarrendamento destina-se a estudante deslocado”.


Informações Académicas

Para tratares de assuntos ou esclareces dúvidas relativas ao teu curso deves-te dirigir aos Serviços de Gestão do Ensino. Alguns exemplos dos assuntos que podes tratar nestes serviços: realização e emissão de declarações e comprovativos de inscrição, pedidos de estatuto, pedidos de creditações de unidades curriculares realizadas noutros cursos, candidaturas a unidades curriculares isoladas, mudanças de curso, transferência e reingresso, concursos especiais e mudança de regime de frequência, emissão de certificados, diplomas e cartas de curso.

Saúde

Os estudantes deslocados que passem a residir temporariamente no concelho de Lisboa ou na Grande Lisboa, poderão dirigir-se ao Centro de Saúde que abrange a área geográfica da residência temporária e requerer uma “inscrição esporádica”. Consulta aqui.

Os Centros de Saúde existentes, conforme a área geográfica abrangida, estão no Portal da Saúde.

Protocolo com o SAMS

Existe uma Clínica SAMS instalada no campus do ISCTE-IUL, que oferece várias especialidades essenciais, bem como alguns exames de diagnóstico de primeira linha. Podes consultar toda a informação neste site.

Podes localizar as farmácias aqui.

Postos de CTT mais perto de ti

Links que podem ser úteis:

Novos Estudantes – Matriculas e Inscrições

Novos Estudantes – Apoio Informático

Bolsas de Estudo da DGES

Bolsas de Mérito

Prémios de Excelência Académica

Associação de estudantes do ISCTE-IUL

Calendário Letivo

Visitar Lisboa

Voltar ao topo