Title
Quero Chuva: case study: obstacles to grow in the Brazilian market
Author
Peñarete, Vanessa Gómez
Summary
pt
O conceito da cachaça no Brasil vem mudando no decorrer dos últimos anos,
antigamente a cachaça era vista como consumo de uma população de baixa renda, além
de ser uma bebida forte, não sendo foco de muita parte da população. A produção de
cachaças artesanais e a diversidade delas fez com que esse tipo de bebida se expandisse
e atingisse outro target. Deixando de ser consumida apenas como caipirinha passando a
ser assim a ser consumida como drinks, fazendo com que o consumo da cachaça
começasse a virar um momento de degustação agradável.
Este caso é a respeito de uma cachaça artesanal, Quero Chuva, diferente das já
existentes, com um conceito diferente e único. Tem como missão se expandir não só no
mercado brasileiro como também no mercado externo, porem por ser nova ainda possui
alguns obstáculos para poder obter sucesso e crescimento. Obstáculos que serão
debatidos ao decorrer do caso.
A resolução deste caso mostra que a marca ainda tem muito que crescer para
poder chegar a concorrer com as grandes concorrentes. Precisa de investidores e com
isso consegue aumentar a sua equipe comercial, podendo atingir mais pontos de venda,
além de que com mais investimento a produção poderá aumentar bastante.
en
The concept of cachaça in Brazil has been changing in recent years. In the past,
cachaça was seen as the consumption of a low-income population, besides being a
strong drink, not being the focus of much of the population. The production of artisanal
cachaças and the diversity of them made this type of drink expand and reach another
target. It stopped being consumed only as a caipirinha, thus becoming consumed as
drinks, causing the consumption of cachaça to start turning into a pleasant tasting
moment.
This case is about an artisanal cachaça, Quero Chuva, different from the existing
ones, with a different and unique concept. Its mission is to expand not only in the
Brazilian market but also in the foreign market, but because it is new, it still has some
obstacles in order to succeed and grow. Obstacles that will be discussed in the course of
the case.
The resolution of this case shows that the brand still has much to grow to be able
to compete with the big competitors. It needs investors and with that it will manage to
increase its commercial team, being able to reach more points of sale besides that with
more investment the production can increase a lot.