Title
Influência da responsabilidade social das organizações para o seu sucesso sustentável
Author
Fonseca, Luis Miguel Ciravegna Martins da
Summary
pt
Num mundo caracterizado pela mobilidade e acesso à informação, pelo âmbito global
de questões ambientais, de saúde, de combate à pobreza, de interdependência
económica e financeira e por exigências crescentes de diversas partes interessadas para
que as organizações actuem de uma forma socialmente mais transparente e responsável,
aumenta a necessidade de procurar de uma forma simultânea o crescimento económico,
o progresso e a equidade social e o respeito pelo meio ambiente.
Esta tese investiga a influência da Responsabilidade Social das organizações para o seu
sucesso sustentável e após sistematizar os suportes teóricos da Responsabilidade Social,
propõe um modelo conceptual para explicar esta relação. O modelo é testado através de
entrevistas exploratórias, de um questionário administrado pela internet a gestores de
organizações portuguesas e da consulta a especialistas do meio empresarial.
Do ponto de vista teórico, as conclusões demonstram que de acordo com um número
significativo de gestores portugueses, a satisfação dos stakeholders é significativamente
mais elevada quando um programa de Responsabilidade Social é implementado e a
satisfação dos stakeholders é relevante para o sucesso sustentável das organizações, tal
como sugerido pela Teoria dos Stakeholders de Freeman (1984). Do ponto de vista
prático, os resultados destacam a importância da satisfação de stakeholders tais como
accionistas, empregados, parceiros/fornecedores e clientes para o sucesso sustentável
das organizações. Conclui-se ainda que estes estudos devem ter em consideração
aspectos tais como sectores de actividade, natureza, ou dimensão e antiguidade das
organizações e as funções desempenhadas pelos gestores.
en
We live in a world with increased mobility and access to information, with a range of
global issues, like environmental protection, health improvement, fight against poverty
and economic and financial inter dependence. A variety of stakeholders also demand
that organisations act in a more transparent and responsible way with the aim of
achieving simultaneously economic growth with social progress and equity and respect
for the environment.
This thesis investigates the influence of Social Responsibility in the sustainable success
of organisations. We start by a systematic analysis of the theories supporting Social
Responsibility and a conceptual model is proposed to explain the relationship between
Social Responsibility and organisational sustainable success. The model was tested with
exploratory interviews and a quantitative online self-administered survey of portuguese
managers, followed by consultations with portuguese specialists from the business
world.
In this work we find evidence that according to a large number of portuguese managers,
stakeholder satisfaction is significantly higher when a Social Responsibility programme
is present and stakeholder satisfaction is relevant for the organisational sustainable
success, as suggested by Freeman (1984) Stakeholder Theory. This work also has
relevant contributions for management practice highlighting the importance of the
satisfaction of stakeholders like shareholders, employees, partners/suppliers and
customers for the sustainable success of organisations. Additionally it was confirmed
that issues like activities sectors, organisational nature and dimension and position held
by the managers must be taken into account when investigating the relationships
betweens Social Responsibility and organisational sustainable success.