Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

Building sustainable competitive advantage through resources and dynamic capabilities: The case of the Portuguese auto parts market

Autor
Magalhães, Miguel Carneiro de Melo Pereira de
Resumo
pt
O principal foco no campo da gestão estratégica é de perceber como as empresas são capazes de criar e manter a vantagem competitiva no longo prazo. A literatura sobre gestão estratégica contém várias descrições de empresas que em tempos foram líderes na sua indústria e perderam estas posições de mercado ou até desapareceram. As descrições e análises destas organizações são uma forma de avaliação post-mortem de empresas que sucumbiram às forças do mercado. Estudos a empresas que navegam e se adaptam a estas forças de mercado à medida que passam por mudanças intensas, por outro lado, são muito mais escassos. A literatura propõe que os recursos e as capacidades, capacidades dinâmicas em particular, serão cruciais para esta adaptação, mas não é claro o que permite a algumas empresas implementá-las com sucesso durante uma mudança de paradigma da indústria e sobreviver, enquanto outras não. Nesse sentido, a presente tese visava identificar o papel dos recursos e capacidades dinâmicas na criação de vantagem competitiva sustentável em empresas a operar no mercado altamente competitivo, fragmentado e em rápida mudança do negócio de peças auto em Portugal. A investigação baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a gestores pertencentes a empresas a operar no mercado de peças auto. Em termos de contributo teórico e prático, este estudo demonstrou o papel das capacidades dinâmicas na criação de vantagem competitiva sustentável em contextos de grande incerteza e rápida mudança, bem como os elementos necessários para o seu desenvolvimento. Este estudo contribuiu igualmente para fazer a ponte entre a visão baseada na indústria, a visão baseada nos recursos e as capacidades dinâmicas, demonstrando que a componente de deteção do modelo de capacidades dinâmicas é o factor de interligação entre as diferentes abordagens.
en
The main concern in the field of strategic management is how firms achieve and sustain competitive advantage. The literature on strategic management contains several descriptions of companies that were once leaders in their industry and lost these market positions or even disappeared. These descriptions and analyses are a form of post-mortem assessment of companies that succumbed to market forces. Studies of companies navigating and adapting to these market forces as they go through intense changes, on the other hand, are far scarcer. The literature proposes that resources and capabilities, dynamic capabilities in particular, will be crucial to this adaptation, but it is not clear what allows some companies to successfully deploy these during an industry paradigm shift and survive, while others do not. As such, this thesis aimed to identify the role of resources and dynamic capabilities in creating sustainable competitive advantage in the highly competitive, fragmented and rapidly changing market of the Portuguese auto parts business. The research was based on semi-structured interviews conducted with stakeholders belonging to companies operating in the auto parts market. In terms of theoretical and practical contributions, this study demonstrates the role of dynamic capabilities in creating sustainable competitive advantage in contexts of great uncertainty and rapid change, as well as the elements required for their development. This study also contributes to bridge the gap between the industry-based view, the resource-based view and dynamic capabilities, demonstrating that the sensing component of the dynamic capabilities framework is the linking factor between the different approaches.

Palavras-chave

gestão estratégica
strategic management
Incerteza
Uncertainty
Sustainable competitive advantage
Vantagem competitiva sustentável
Capacidades dinâmicas
Dynamic capabilities
Inovação -- Innovation
Core rigidities
Rigidez estrutural

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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