Título
Quociente de empatia e quociente de sistematização: Uma análise exploratória para a população portuguesa
Autor
Rodrigues, Joana Marques
Resumo
pt
A teoria da empatia – sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen (2002), assume a
existência de dois principais tipos cognitivos, um mais característico do género
feminino (com maior capacidade para empatizar) e outro mais característico do género
masculino (com maior capacidade para sistematizar). Para avaliar estes conceitos,
Baron-Cohen e os seus colegas (2003) desenvolveram as escalas do Quociente de
Empatia (QE) e do Quociente de Sistematização (QS). Assim, o principal objectivo
deste estudo consistiu em validar as versões curtas das escalas do QE e do QS
(desenvolvidas por Wakabayashi et al., 2006) para a população portuguesa, utilizando
uma amostra de 506 participantes. Realizou-se uma análise factorial exploratória para
ambas as escalas, tendo sido encontrados quatro factores na escala do QE, os quais
foram denominados de 1) Empatia Cognitiva; 2) Reactividade Emocional; 3)
Capacidades Sociais; e 4) Dificuldades empáticas. Relativamente à escala do QS foram
encontrados onze factores, os quais não apresentaram qualquer significado cognitivo.
Foram realizadas as análises de fiabilidade e consistência interna dos instrumentos,
cujos valores foram bastante razoáveis, seguindo-se uma análise das correlações entre as
escalas e os factores resultantes da análise factorial exploratória. Procedeu-se
igualmente à comparação dos diversos grupos existentes na amostra, de acordo com o
género, habilitações literárias, áreas de formação, e tipos de profissão.
en
The empathizing – systemizing theory, developed by Baron-Cohen (2002), assumes the
existence of two main cognitive styles, one more characteristic of female gender (with
greater capacity to empathize), and the other more characteristic of male gender (with
greater capacity to systemize). To assess these concepts, Baron-Cohen and his
colleagues (2003) developed the Empathy Quotient (EQ) and Systemizing Quotient
(SQ) scales. Thus, this study central aim was to validate the short versions of the EQ
and SQ scales (developed by Wakabayashi et al., 2006) for the Portuguese population,
using a sample of 506 participants. It was carried out an exploratory factor analysis for
both scales, and there was found four factors in the EQ scale, which were denominated
by 1) Cognitive empathy; 2) Emotional reactivity; 3) Social skills; and 4) Empathic
difficulties. On the SQ scale there were found eleven factors, none of them with
cognitive meaning. There was carried out a reliability and internal consistency analysis
for the instruments, whose values were quite reasonable, followed by the analysis of
correlations between the scales and the resulting factors from the exploratory factor
analysis. It was also proceed to the comparison of the various groups in the sample,
according to gender, education levels, educational areas, and occupation types.