Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Melhoria do quadro de indicadores de avaliação do desempenho numa empresa de bebidas

Autor
Cabral, Ana Isabel Abrantes
Resumo
pt
Com a globalização, o mercado tem vindo a tornar-se cada vez mais concorrencial uma vez que este já não se limita às empresas num mesmo território. Assim, para sobreviver, a empresa é levada a elevar os seus padrões de forma a conseguir diferenciar-se dos seus concorrentes. Sendo a margem para erro mínima, mais do que nunca, para sobreviver, uma empresa necessita de ter um sistema de avaliação do desempenho afinado que lhe permita gerir a sua atividade de forma eficaz e, deste modo, tomar as decisões corretas que lhe permitirão ter sucesso. Esta necessidade verificou-se numa empresa de bebidas não alcoólicas que regularmente se candidata a certificações de qualidade internacionais. Com a última candidatura foram salientados pontos de melhoria, entre os quais a redução dos indicadores de avaliação do desempenho, no qual este trabalho se foca. Assim, o objetivo deste trabalho centra-se na redução e melhoria dos indicadores de avaliação do desempenho desta empresa. Para tal, foi desenvolvido um modelo cuja aplicação permitiu a redução dos indicadores de avaliação do desempenho organizacionais, de forma sistemática, e a identificação dos que melhor se adequam à realidade da empresa, tendo sempre em conta a opinião da mesma.
en
With the arising globalization, the market has become more and more competitive since it is not limited to companies in the same territory anymore. As such, in order to survive, a company has to lift its standards in a way that allows it to differentiate itself from its competitors. Since there is a very small margin for error, more than ever, in order to survive, a company must have a tuned performance evaluation system which allows it to manage its activity effectively, enabling the organization to make the right decisions which will lead to success. This need was felt in a non-alcoholic drinks company which regularly applies to international quality certifications. During its last application some improvement points where mentioned, amongst which the reduction of the number of performance evaluation metrics, in which this paper focuses on. To do so, it was developed a model which application allows the reduction of the number of organizational performance evaluation measures, in a systematic way, and identification of those that best suit the organization, always taking into consideration the opinion of the company.

Data

17-jul-2015

Palavras-chave

Balanced scorecard
Sistemas de avaliação do desempenho
Indicadores de avaliação do desempenho
Performance evaluation systems
Performance evaluation metrics

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo