Título
O eu online, etnografia reflexiva sobre práticas dos portugueses no facebook
Autor
Remechido, Luisa Maria Caixeiro
Resumo
pt
A proposta deste trabalho é conhecer que práticas têm os portugueses no Facebook,
como lidam com as tecnologias e como se apresentam através delas aos outros.
Procurou-se descortinar uma correspondência entre as suas condutas online e offline,
através de uma pesquisa etnográfica, observando-se tipos de actividades desenvolvidas.
Foram identificados vários desempenhos online, nomeadamente a dedicação a formas
de activismo, e se alguns dos utilizadores transportaram para a plataforma causas que já
defendiam offline, outros iniciaram já na plataforma as suas formas de activismo.
Apesar de não ser correcto afirmar que o desempenho online é totalmente diferente do
desempenho offline, uma vez que há uma ligação estreita nas práticas sociais,
reconhece-se que através do Facebook o utilizador tem a capacidade de modificar e/ou
controlar os efeitos das suas acções. Esta capacidade, a amplitude que a tecnologia
confere ao indivíduo, é conseguida através de uma transparência que deve garantir o
estabelecimento do conceito de doação presente no ritual de Potlatch, ao nível da troca
online, mas colide com as necessidades de privacidade dos utilizadores. Porém,
relativamente a graus de privacidade e segurança, constatou-se que são os próprios
utilizadores a manifestar desinteresse e desconhecimento sobre a matéria. Todavia, os
descontentamentos não impedem que a ideia, “Tudo o que existe está no Facebook, senão está no Facebook, não existe”, seja generalizada.
en
The purpose of this thesis is to find out about Portuguese Facebook practices, how they deal
with technology and how they present themselves to others throughout it. We have tried to
uncover a relationship between their online and offline behaviour through causes research
observing different activities carried out. Various types of online role-play were identified
namely involvement in activism and if some of the users carried causes to the platform with
them that they had already been involved with offline, others initiated their forms of activism
using the platform. Although it is not correct to state that the online role-play is totally
different from the offline role-play since there is a connection in social practices, it is clear
that through Facebook the users have the capacity to modify and/or control the effects of
their acts. This capacity, which is the range that the technology confers to the individual, is
attained through a transparency which should guarantee the establishment of the concept of
donation present in the potlatch ritual, at the level of online exchange, but collides with the
user’s need for privacy. However, in terms of the levels of privacy and security, we
established the presence that it is the users themselves who manifest a disinterest about the
subject. Nevertheless, the dissatisfaction does not impede that the idea “everything that exists is on Facebook, if it isn’t on Facebook, it doesn’t exist”, be widespread.