Título
Casa das Histórias Paula Rego: Estratégias comunicacionais e suas implicações nos visitantes
Autor
Carvalho, Carla Raquel Antunes de
Resumo
pt
Na presente tese de dissertação de mestrado procurou-se perceber se um marcado
protagonismo mediático traz mais visitantes a um determinado espaço museológico ou
exposição. Para verificação da hipótese colocada foi usado como caso de estudo a Casa das
Histórias Paula Rego (CHPR), um museu cuja inauguração aconteceu em Setembro de 2009 e
alberga obras de Paula Rego e Victor Willing. O desenho arquitectónico é de Eduardo Souto
de Moura.
Pretendeu-se realizar uma análise pormenorizada da CHPR enquanto instituição cultural e
entidade promotora, de divulgação e exposição da obra pictórica de Paula Rego. Para tal
procedeu-se a uma contextualização geográfica e cultural do concelho de Cascais, bem como
à análise do perfil sociográfico dos seus visitantes, procurando perceber as motivações para a
visita e a forma de conhecimento do espaço museológico. Neste sentido, procedeu-se à
realização de um inquérito aos seus visitantes dividido em duas fases: um questionário escrito,
auto-administrado, a ser preenchido no local da visita, e uma entrevista semi-directiva,
realizada posteriormente via telefone e e-mail.
Após análise dos dados recolhidos, verifica-se que os meios de comunicação social e a
informação por eles transmitida contribuem para o conhecimento do espaço museológico por
parte da população, favorecendo a sua notoriedade e da sua colecção. Ainda assim, os perfis
sociais dos públicos da CHPR mantêm, e acentuam, a elevada selectividade social que
caracteriza os públicos dos museus.
en
The purpose of this dissertation was to understand if a noticeable media’s interest results in
more visitors to a particular museum or exhibition. In order to validate the proposed
hypothesis, the Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) was used as case study. This museum,
whose inauguration took place in September 2009, houses works by Paula Rego and Victor
Willing. Its architectural design was conceived by Eduardo Souto de Moura.
The objective was to conduct a detailed analysis of CHPR as a cultural institution and an
entity of promotion, dissemination and exhibition of the work by Paula Rego. This was
achieved by resorting to a geographical and cultural contextualization of the county of
Cascais, as well as an analysis of the sociographic profile of its visitors as a means to
understand the reasons that motivated the visit and how its visitors came to learn of the
museum.
To corroborate the aforementioned hypothesis, a two-phased inquiry was conducted among its
visitors: firstly, a written questionnaire was distributed and individually completed while still
inside the museum facilities, and secondly, a semi-directive interview was conducted by
telephone and e-mail at a later stage.
Resulting from the analysis of the data collected, it was confirmed that the media and the
information they provide contributes to the widespread awareness of the museum by the
population, contributing to its notability and of its collection. Notwithstanding, the social
profile of the CHPR publics upholds, and accentuates, the high social selectivity that
characterizes the museum publics.