Título
The birth of new entrepreneurs: The effect of entrepreneurship image on creating entrepreneurs
Autor
Romeiro, Paulo Alexandre Mendes Ramos
Resumo
pt
Objetivo: Este estudo examina o impacto da imagem do empreendedorismo nas diferentes
fases do empreendedor em 27 países da União Europeia. Pretende separar a influência do
contexto de um país dos efeitos singulares de cada indivíduo na fase dormente, latente e
nascente do empreendedorismo.
Metodologia: A tese analisa dados secundários obtidos do Flash Eurobarómetro 354, relativos
às diferentes fases do empreendedorismo individual. Explora estes dados a nível nacional e
considera separadamente o Índice de Desenvolvimento Humano (HDI) e a taxa de desemprego
de cada país. Usámos modelos de regressão multinominal logit de nível único e multinível.
Resultados: Uma regressão multinominal logit de nível individual indica que a idade, o género,
a educação para o empreendedorismo, a perceção de risco e a imagem favorável ao
empreendedorismo impactam os estágios de empreendedorismo tanto nas fases latente e
nascente em relação à fase dormente. O modelo de nível nacional indica que a introdução dos
diferentes países da UE explica reduzidamente a variação entre os empreendedores latentes e
dormentes e nenhuma explicação entre os empreendedores nascentes e dormentes. Por outro
lado, o efeito contextual do Índice de Desenvolvimento Humano teve impacto significativo
apenas na interceção entre os empreendedores nascentes e dormentes.
Conclusões: Esta análise destaca a necessidade de estudos sobre empreendedorismo incluírem
especificamente a imagem do empreendedor como um fator que explica os estágios do
empreendedorismo. Uma imagem favorável ao empreendedorismo aumenta as probabilidades
dos indivíduos se tornarem empreendedores latentes e nascentes. Este efeito é mais forte entre
os indivíduos que pensam em iniciar um negócio do que entre aqueles que já estão a tomar
medidas para iniciar um negócio, onde outros fatores têm um impacto mais elevado. O nosso
modelo multinível indica a importância do HDI como variável contextual para impulsionar
empreendedores nascentes.
en
Purpose: This study examines the impact of entrepreneurship image on entrepreneurship stages
across 27 European Union countries. It aims to separate the influence of a country's
development context from the individual effects linked to dormant, latent, and nascent stages
of entrepreneurship.
Methodology: The study analyzes secondary data obtained from the Flash Eurobarometer 354,
collected in 2012, regarding the different stages of individual entrepreneurship. It explores this
data on both a country-wide basis and separately considers the Human Development Index and
Unemployment Rate for each country. We used single level and multi-level multinomial logit
regression models.
Results: A single level multinomial logit regression indicates that age, gender, entrepreneurship
education, risk perception, and favorable entrepreneurship image impacts entrepreneurship
stages both at latent and nascent stage relative to dormant stage. The multi-level model with the
different EU countries brought a limited explanation of the variation between latent and
dormant entrepreneurs and no explanation between nascent and dormant. Additionally, role
model impact on entrepreneurship stages become a single-level relevant predictor with the
multi-level layer. On the other hand, the Human Development Index (HDI) contextual effect
had a significant impact only in the intercept between nascent and dormant entrepreneurs.
Conclusions: This analysis highlights the need for studies on entrepreneurship to specifically
include entrepreneurship image as a predictor of entrepreneurship stages. A favorable
entrepreneurship image increases individuals’ odds of becoming latent and nascent
entrepreneurs. This effect is stronger among individuals thinking about starting a business than
those already taking steps to start a business, where other factors have a higher influence. Our
multi-level model indicates the importance of HDI as a contextual variable for driving nascent
entrepreneurs.