Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

O impacto da cultura na formação de alianças empresariais: o caso dos empresários donos de micro e pequenas empresas de Cabo Verde

Autor
Delgado, Célia Duarte
Resumo
pt
Este trabalho de investigação teve como principal objetivo fazer uma incursão exploratória no campo da influência da cultura na formação de alianças empresariais em Cabo Verde. O interesse pelo tema resultou do facto de o tecido empresarial cabo-verdiano ser composto, maioritariamente, por unidades produtivas informais e micro e pequenas empresas, que enfrentam constrangimentos vários, não sendo no entanto a realização de alianças uma prática comum entre os seus empreendedores, apesar de a mesma ser uma estratégia cada vez mais utilizada, hoje em dia, para a consecução de objetivos que, muito dificilmente, podem ser alcançados de forma isolada. Até que ponto estará a cultura cabo-verdiana por trás desta resistência à cooperação? Foram formuladas três questões: Quais são as caraterísticas culturais dos cabo-verdianos, como é que essas caraterísticas influenciam a formação de alianças empresariais, como é que essas caraterísticas influenciam a utilização de redes sociais pelos empresários cabo-verdianos. Para obtenção da necessária base teórica, a revisão de literatura incidiu sobre aspetos fundamentais ligados ao empreendedorismo, às alianças empresariais, às redes sociais e à cultura. A investigação empírica teve início com a realização de um inquérito à população, com utilização do modelo e questionário cultural do investigador holandês Geert Hofstede, baseado em cinco dimensões: distância do poder; individualismo/coletivismo; masculinidade/feminilidade; aversão à incerteza; orientação para o longo prazo/curto prazo. Para pronunciamento sobre os resultados do inquérito, foi entrevistado um grupo de especialistas em história e cultura de Cabo Verde. Com o objetivo de se aprofundar a investigação, foi em seguida implementado um estudo de casos, que incluiu análise documental, inquérito e entrevistas a 45 carpinteiros/marceneiros da cidade da Praia, do interior da ilha de Santiago e da ilha de S. Vicente e ainda observação direta. O estudo conclui com a apresentação das constatações mais relevantes do trabalho de investigação, das contribuições teóricas e práticas, das limitações do mesmo, mas também dos pontos fortes e finalmente de sugestões para pesquisas futuras.
en
This research aimed to do an exploratory study into the field of cultural influences on the formation of business alliances in Cape Verde. The interest in this topic was aroused by the fact that the Cape Verdean business fabric is mainly composed of informal productive units and micro/small companies facing various constraints and, although alliances are being increasingly used today as a strategy to achieve goals that can hardly be achieved in isolation, this is not yet a common practice among Cape Verdean entrepreneurs. To what extent is the Cape Verdean culture underlying this resistance to cooperation? Three research questions were formulated: i) what are the cultural features of the Cape Verdeans, ii) how do these cultural features impact on the formation of business alliances, iii) how do these cultural features impact on the use of social networks? In order to set the basic theoretical framework, the literature review focused on key aspects related to entrepreneurship, business alliances, social networks and culture. Empirical research began with the realization of a population survey, using the model and cultural questionnaire of the Dutch researcher Geert Hofstede, which is based on five dimensions: power distance, individualism / collectivism, masculinity / femininity, uncertainty avoidance; long-term / short-term orientation. In order to get more conclusive results, the survey data were triangulated with the information collected from an interview carried out with a group of specialists in the history and culture of Cape Verde. Furthermore, with a view to deepening this research, a case study was also conducted including documentary analysis, inquiry and interviews to 45 carpenters / joiners of Praia, of the interior of Santiago Island and the Island of S. Vicente, and direct observation as well. The thesis concludes with the presentation of the most relevant findings, theoretical and practical contributions, limitations and strengths of the research work and finally puts forward some suggestions for future research.

Data

11-mar-2014

Palavras-chave

Redes sociais
Social networks
Alianças
Alliances
Cultura -- Culture
Empreendedorismo -- Entrepreneurship

Acesso

Acesso livre

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