Título
Caravanism as a competitive advantage for tourism in Portugal
Autor
Cecílio, Diogo Frade
Resumo
pt
O aparecimento do caravanismo como alternativa a outras formas de turismo tem sido nos
últimos anos, especialmente após Covid-19 uma tendência crescente, muitos países têm
apostado como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra na construção de infraestruturas e
dinamização de políticas que permitam a prática desta atividade. Atualmente, existe alguma
incerteza na literatura sobre os verdadeiros benefícios da adoção de uma estrutura
organizacional para suportar esta atividade, surgindo desta forma, a relevância desta
investigação, que tem como objetivo avaliar se a mesma representa uma fonte de vantagem
competitiva sustentável. Assim sendo, procedeu-se à aplicação do Modelo VRIO, através do
desenvolvimento de entrevistas a caravanistas, em Portugal residentes ou não residentes, visto
que apresentam um maior conhecimento sobre o tema. Desta forma, foi possível concluir que
o caravanismo não representa uma fonte de vantagem competitiva sustentável, mas leva a uma
vantagem competitiva temporária, visto que em Portugal ainda não foram proporcionadas as
condições necessárias para a prática desta atividade. Assim sendo, as entidades responsáveis
pelo turismo em Portugal devem considerar o caravanismo nas suas estratégias de dinamização,
de modo a manter o país competitivo e a sua posição no mercado.
en
The emergence of caravanism as an alternative to other forms of tourism has been a growing
trend in recent years, especially since Covid-19. Many countries, such as Spain, France,
Germany, and England, have invested in building infrastructures and promoting policies that
allow this activity to be practiced. Currently, there is some uncertainty in the literature about
the true benefits of adopting an organizational structure to support this activity, thus giving rise
to the relevance of this research, which aims to assess whether it represents a source of
sustainable competitive advantage. The VRIO Framework was therefore applied by
interviewing caravanists in Portugal, both resident and non-resident, as they have greater
knowledge of the subject. In this way, it was possible to conclude that caravanning does not
represent a source of sustainable competitive advantage, but leads to a temporary competitive
advantage, given that in Portugal the necessary conditions for practicing this activity have not
yet been provided. Therefore, the entities responsible for tourism in Portugal should consider
caravanism in their promotion strategies to keep the country competitive and maintain its
position in the market.